TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Mudança Organizacional

Por:   •  29/1/2018  •  Ensaio  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

     

       UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI – UFSJ

       NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

       ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

Disciplina: Cultura e Mudança Organizacional

              Professora: Romana Toussaint de Paula 

Aluna: Eliana Marques Bagliano Amaro

Tarefa 01 - Responda:

Questão 01 - Pesquise sobre conceitos relacionados ao taylorismo, ao Fayol ismo e a organização burocrática; identifique traços e influências desses, presentes na organização pública contemporânea. A partir disso, relacione os traços constitutivos – que já assumem caráter de elementos culturais– com as barreiras à mudança organizacional.

Método científico desenvolvido por Frederick Taylor – Objetivava a aceleração da produção, com qualidade. Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos – tempo de produção cronometrado.  Estudos relacionados à fadiga humana. Divisão do trabalho e especialização do operário – cada trabalhador exercia uma atividade específica no sistema industrial. Desenho de cargos e tarefas – organização hierarquizada e sistematizada. Incentivos salariais e prêmios por produtividade. Melhores condições de trabalho. Padronização e supervisão funcional.

Método científico desenvolvido por Henri Fayol – Ênfase na estrutura organizacional. Defendia como princípios básicos a equidade; estabilidade de funcionários; divisão do trabalho; autoridade; iniciativa; disciplina; unidade de comando e direção; subordinação dos interesses individuais; remuneração adequada; administração centralizada; linha de comando e espírito de equipe.

Nos dias de hoje, podemos perceber traços de ambos os métodos. As organizações vislumbram resultados, sejam esses em serviços e/ou lucro. No serviço público, o cidadão busca resultados rápidos e com qualidade – identificamos aí o método taylorista; esses serviços devem ser prestados com baixo custo, observando a qualidade de vida no trabalho dos servidores que realizam tais atividades – nesse sentido, podemos identificar a junção dos dois métodos, porque para alcançar tais resultados precisamos de servidores estáveis, capacitados, motivados e trabalhando em espírito de equipe, garantindo assim um resultado satisfatório para todos.

As barreiras que encontramos, principalmente nas organizações públicas, é uma insatisfação com os governantes, diante de tantos escândalos relacionados com a corrupção tão presente na história do nosso país. Os servidores, embora capacitados e estáveis, não possuem remuneração adequada, sendo essa concedida, numa atitude patrimonialista, aos cargos comissionados. A chefia, composta por uma equipe de comissionados, na maior parte das vezes não possui nenhum compromisso com o resultado, sendo essa preocupação norteada para a proximidade do pleito eleitoral.

A mudança organizacional deve começar por nós, usuários dos serviços públicos, considerando que a corrupção não está apenas centrada nos governantes, mas também nos eleitores, que já trazem esse traço de corrupção e apadrinhamento desde o berço.

Questão 02-  Com base no conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber identifique as perspectivas desse fenômeno – o burocrático – como instrumento de dominação (uma leitura com foco nas relações de poder) e como modelo de organização (leitura de orientação funcionalista).

Max Weber – Divisão do trabalho, precisão, eficiência e gestão vertical como melhor modalidade organizacional para alcançar resultados socioeconômicos. A burocracia pode ser entendida como uma forma de organização humana racional, onde há regras que devem ser respeitadas com vistas ao alcance de certos objetivos; representa poder. Tem como propósito normatizar os processos dentro de uma organização, onde regras precisam ser respeitadas no desenvolvimento das funções em busca de progresso, agindo com impessoalidade. Busca o controle dos processos através de conhecimento e mérito, não envolvendo questões sociais, onde as características se baseiam em formalidade, impessoalidade e profissionalismo; representa poder, dando este aos que controlam uma grande parcela desses serviços.  A burocracia constituiu, durante muito tempo, a base da administração pública. Nos tempos atuais, funciona sob formas específicas, estando sob a regência de áreas de jurisdição fixas e oficiais, ordenadas por leis e normas administrativas. Estabelece relações de autoridade, delimitada por normas relativas aos meios de coerção e de consenso. Uma relação hierárquica se estabelece, definindo postos e níveis de autoridades, além de um sistema de mando e subordinação com gerência das atividades e tarefas delegadas por autoridade. Nesse contexto, a administração é formalizada por meio de documentos, que acabam por regular a conduta e as atividades das pessoas. O treinamento é fundamental nas burocracias especializadas devido às especificações das atividades e dos trabalhos. A capacitação volta-se para generalizar o cargo e transformá-lo em profissão. As atividades e tarefas de um trabalho transformado em profissão, que podem ser apreendidas por qualquer trabalhador, são descritas e delimitadas pela criação de cargos mais ou menos estáveis. A ocupação de um cargo configura uma profissão de ordem impessoal e transitória. A posição pessoal de um funcionário é desfrutada e estimada em um contexto social específico, sempre em comparação aos demais funcionários e em relação à estrutura social. Os funcionários recebem salários (compensação pecuniária) regulares, criando-se certa segurança social em troca das atividades exercidas por ele. Esse salário é definido pela tarefa realizada, por suas particularidades e pela posição hierárquica do funcionário. A burocracia cria uma carreira dentro da ordem hierárquica estabelecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com