TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Mudança Organizacional

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Especialização em Gestão Pública

Disciplina: Cultura e Mudança Organizacional

Prof. Formador: Moisés Centenaro

ATIVIDADE AVALIATIVA ON LINE (Unidade 1)

 (VALOR DE 0,0 A 100,0)

Questão 1- (50,0 pontos)

A busca pela eficiência na administração publica trouxeram mudanças no texto constitucional, que impactaram as diretrizes estruturantes da Administração Pública, incluindo desde conceitos mais gerais, como o de eficiência, elevado à condição de princípio de gestão pública como o artigo 37, caput, e que inspiram tecnologias gerenciais mais específicas, como é o caso da gestão pela qualidade (artigo 37, §3º, inciso I; artigo 39, §7º), além de outros correlatos, como produtividade, economicidade, racionalização e desempenho. A presença desses conceitos e pressupostos que subjazem à organização burocrática, passaram a ter uma presença mais explícita no texto constitucional. O caput do artigo 37 da Constituição da República, com redação dada pela Emenda Constitucional n. 19/1998, resultou nos termos: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...]

A partir dessa explanação elabore um texto de até 15 linhas apresentando seu ponto de vista sobre a eficiência gerencial nas organizações publicas. Elabore também, algumas sugestões de como implantar e executar a eficiência na administração pública.

Nas ultimas décadas foi implantado no Brasil a lei da improbidade administrativa, que proíbe o governo gastar mais do que arrecada. Isso gerou uma pequena mudança no país, mas ainda longe do que esperamos. Pois a artimanha ainda é maior do que a eficiência, e o superfaturamento das obras e serviços públicos ainda impera nos pais. As mudanças impedem que maus gestores possam ocupar novamente cargos públicos, mas é ineficiente em punir corruptores e repatriar os recursos desviados.

Precisamos de mudanças que inibam a continuidade do Clientelismo praticado pelos últimos presidentes do Brasil, onde houve um aparelhamento constante da maquina publica para favorecer companheiros e manter a perpetuação do poder. Precisamos ainda de maior Punição aos infratores da lei, e a despolitização do sistema judiciário para que todos sejam julgados igualmente perante a lei.

O País necessita de uma reforma profunda para diminuir a carga tributária e ajudar quem trabalha e quem emprega manter os empregos e gerar renda para a nação.

Mas a politica passa pelo cidadão que historicamente é analfabeto politico e não sabe escolher governantes, esses geralmente são escolhidos por uma imprensa paga para fazer marketing e presidentes, como na ultima campanha presidencial Lula e Dilma gravou a transposição do rio São Francisco levando aguas aos confins do Nordeste. Algo mentiroso e enganador, que leva a população desprovida de educação ao erro. Erro esse histórico, onde deixamos de ter um presidente como o Saudoso Dr. Eneias, um verdadeiro gênio experto na politica, para termos maus administradores e corruptos a frente da presidência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (422.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com