TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura organizacional Google

Por:   •  11/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Turma: Gestão Comercial 4 Uberlândia

Alunos:

Alex Cotrim

Amaury Franco

Camila Rodrigues

Glauber Lacerda

Leticia Carvalho

Jose Vicente Almeida

  1. Dois pontos positivos da cultura do Google:

A empresa preza por um ambiente descontraído, onde os colaboradores trabalham em um regime de horário flexível e ainda tenham acesso a uma série de “regalias” durante o expediente. O Google acredita que quando se dá liberdade às pessoas elas podem te surpreender, por isso essa liberdade dada aos funcionários se reflete em criatividade, comprometimento, produtividade e consequentemente resultados extraordinários.

Outro ponto positivo é que a experiência de se trabalhar em uma empresa com uma cultura organizacional forte como o Google, gera um sentimento aos seus funcionários de orgulho em pertencer. Isso porque além do seu plano de carreira e benefícios, a disputa por uma vaga na empresa é super concorrida e o nível dos profissionais contratados são altíssimos, dando uma sensação de “poder” ao fazer parte do time da empresa (googlers).

  1. -Dois pontos negativos da cultura do Google:

O critério de seleção é rigoroso e o nível intelectual dos contratados é tão alto que os funcionários podem se sentir desestimulados, sendo apenas mais um talento brilhante para a empresa e não necessariamente garantindo uma promoção ou inclusão em algum projeto.

Outro ponto negativo é que o estimulo rápido de crescimento na empresa acaba por promover funcionários que eram altamente competentes em suas funções, porém péssimos lideres, desestimulando equipes por sua falta de preparo em fazer gestão.

  1. Qual papel do endomarketing nos resultados do Google

Podemos entender que o Google trabalha seu endomarketing de uma maneira que estabelece uma compreensão, de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos.

Seu papel é garantir a liberdade de trabalhar sem uma rotina de horário, o que possibilita a empresa obter grandes ganhos de produtividade e ideias inovadoras buscando aumento nas vendas e nos lucros.

  1. Escolha uma empresa brasileira e compare com os dois pontos positivos e negativos dos escolhidos da cultura empresarial do Google. Justifique o que funcionaria e o que não funcionaria e explique o porquê.

A empresa escolhida é Ambev. O primeiro ponto positivo do Google o qual cita que os funcionários trabalham em um ambiente flexível dando liberdade aos funcionários não funcionaria na Ambev já que a empresa é orientada por processos claros e rigorosos não sendo possível oferecer uma flexibilidade maior aos seus funcionários. Já o segundo ponto positivo se encaixaria perfeitamente na Ambev devido sua cultura forte fazendo com que o espírito de dono seja disseminado entre os colaboradores fortalecendo a cultura e os valores da organização.

Com relação aos pontos negativos, o critério de seleção da Ambev também é altamente rigoroso, sendo composto por diversas etapas dentre elas testes diversos (português, matemática, raciocínio lógico, etc.) e vários entrevistas com a liderança.  O programa de trainee da Ambev é um dos mais concorridos do país se tornando objetivo de muitos jovens recém-formados que sonham em trabalhar nessa grande empresa.

A Ambev possui um modelo de meritocracia claro e bem definido estimulando seus colaboradores a sempre assumirem novos desafios. As promoções também acontecem de forma rápida, porém em vários casos essa velocidade se torna mais importante que  competência e habilidade  necessárias para assumir o novo desafio levando bons funcionários a serem desligados. É muito importante que o alinhamento de expectativa de encarreiramento esteja claro para os colaboradores, definindo quais habilidades e competências são necessárias desenvolver para que determinado colaborador possa assumir novos desafios. Um plano de desenvolvimento e treinamento é importante para garantir esse alinhamento das habilidades e competência a serem desenvolvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com