TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO E TIPOS DE PLANEJAMENTO

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.019 Palavras (29 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA

Unidade 2 - Av. Antônio Carlos, 4157 – São Francisco – Belo Horizonte.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 3ª série

Atividades Práticas Supervisionadas

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ALUNOS PARTICIPANTES                                                        RA

Alex Antônio Sales

8138744216

Guilherme Salomão

7117501991

Márcia Valeria Nicoli Bonifácio de Moura

6788393654

Renato Pereira

6503259050

Ricardo Queiroz

7189542825

Professor EAD: Hugo David Santana
Professor Presencial EAD: Erônides Júnior

                                                                                 Belo Horizonte – 02 de junho de 2014


SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        

2 – DESENVOLVIMENTO        

2.1 – DEFINIÇÃO E TIPOS DE PLANEJAMENTO – Etapa 1 – Passo 1        

2.2 – ANÁLISE DOS ARTIGOS DE ROBERTO SHINYASHIKI E PAULO BARRETO DOS SANTOS – Etapa 1, Passo 2        

2.3 - PLANO ESTRATÉGICO PARA A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – Etapa 2, Passo 1        

2.4 - DIREÇÃO COMO FUNÇÃO GARANTIDORA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO – Etapa 3, Passo 1        

2.5 – SÍNTESE DO ARTIGO DE SÉRGIO TITTANEGRO – Etapa 3, Passo 2        

2.6 – CONTROLE – Etapa 3, Passo 3        

2.7- ANÁLISE CRÍTICA - Etapa 4 , Passo 1        

3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS        

4 - IMPLICAÇÕES ÉTICAS        

5 - REFERÊNCIAS        


1 – INTRODUÇÃO

Dentre as várias definições para Administração destacamos que é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros. Por isso constatamos que administrar é uma ciência e uma arte que deve ser aperfeiçoada a cada dia.

Neste conceito atual atribui-se maior ênfase ao ser humano na organização, concentra a atenção nos resultados a serem alcançados e acrescenta o conceito de que a realização dos objetivos pessoais dos participantes deve ser integrada com a realização dos objetivos da organização.

Dentre as atividades do administrador destacam-se o planejamento, a organização o provimento de cargos e vagas, a coordenação, a motivação, a liderança e controle, a obtenção de resultados eficazes por meio de outras pessoas pelo processo da delegação.

Planejamento não se refere a decisões futuras, elas são sempre tomadas no presente e seus resultados são apresentados no futuro. Se quisermos ter perspectivas a longo prazo, devemos começar a planejar no presente o que desejamos para o futuro. O planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser tomada para se alcançar um resultado desejado, com a definição consciente de cursos, de ações, isto é, rumos. Ele engloba decisões, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa.

De acordo com Faiol, o processo administrativo passa por cinco etapas: planejamento, organização, comando, coordenação e controle para a obtenção de resultados.

Para Chiavenato compõem o processo administrativo o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle.

Este trabalho tem por objetivo sistematizar o processo administrativo de forma a orientar a realização de projetos.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – DEFINIÇÃO E TIPOS DE PLANEJAMENTO – Etapa 1 – Passo 1

            De acordo com Patrick Montana e Bruce Charnov, no livro Administração, o planejamento pode ser definido como a forma de determinar os objetivos organizacionais e a forma de atingi-los, pois planejar envolve escolher um destino, avaliar as rotas alternativas e decidir o curso específico. Pode ser visto a partir de três perspectivas diferentes:

O Planejamento Estratégico é o estabelecimento de metas e entre os resultados incluem-se diretrizes amplas e gerais para selecionar áreas de negócios ou mercados nos quais ingressar ou dos quais se retirar.  No Planejamento Estratégico é imprescindível considerar o ramo em que a empresa está inserida, pois exige um longo período entre o início e os resultados e considera o futuro em termos da missão da organização, ocorre nos níveis mais elevados da organização.

O Planejamento Tático é a forma detalhada de como a organização irá realizar a missão determinada no Planejamento Estratégico. O planejamento Tático é visto como a ponte entre o Estratégico e o Operacional e precisa de um tempo menor de duração que o estratégico e está voltado para variáveis como condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários para a execução da missão, ocorre nos níveis intermediários da organização, mas está inserido na estrutura do Planejamento Estratégico.

O Planejamento Operacional é específico, pois assegura que as alternativas escolhidas e os recursos disponíveis sejam usados no tempo certo e da melhor maneira possível para a produção de um bem ou serviço. O planejamento Operacional é o planejamento diário, que trata de cronogramas, tarefas específicas e alvos mensuráveis e envolve os gerentes de cada unidade ou setor da empresa.

            Para Lacombe e Heilborn, no livro Administração – Princípios e tendências – Planejamento pode ser entendido como planos, medidas e ações executadas no presente visando os resultados no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com