TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA EM RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

Por:   •  10/4/2017  •  Artigo  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 6

 


FACULDADE DELTA

 AUXILIANDO NA CONQUISTA DO FUTURO

KARLA KEROLLAINY PIRES DA SILVA

ARTIGO ACADEMICO DE PÓS GRADUAÇÃO

GOIÂNIA, 27 DE FEVEREIRO DE 2017.


KARLA KEROLLAINY PIRES DA SILVA

ARTIGO ACADEMICO DE PÓS GRADUAÇÃO

DIDATICA EM RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

 Trabalho destinado a professora Luciana    Azevedo Couto da matéria de Metodologia de Ensino Superior do curso, Gestão financeira e Controladoria.

GOIÂNIA, 27 DE FEVEREIRO DE 2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

1.1 DEFINIÇÃO DE DIDÁTICA        4

1.2 DESAFIOS DA DIDÁTICA        5

2. DIDÁTICA ENTRE PROFESSOR E ALUNO        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9


DIDATICA NA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

1. INTRODUÇÃO

Hoje, iremos falar sobre a importância da Didática entre professor e aluno. Quando o assunto é educação sempre existe uma certa preocupação sobre, como será aplicado o ensino de tal forma.

Vejamos que o papel do educador é muito importante em sala de aula, ele tem em suas mãos as ferramentas para transforma os seus alunos em pessoas melhores, tanto na vida profissional como cidadãos melhores.  O educador tem o comprometimento indiretamente ou diretamente de transmitir o conhecimento, mas não se trata de um simples conhecimento sobre a matéria em si, mas um conhecimento que pode e deve ser aplicado no dia a dia.

O primeiro contato que o ser humano tem com o mundo é através de seus pais, porém ele só atravessa barreiras quando se tem um educador para abrir novos horizontes, e ensinar aquele aluno sobre a diversidade de cultura de que temos.

A educação forma pessoas, constrói uma sociedade mais pensante, que entende de seus deveres e obrigações. A educação constrói pessoas mais inteligentes, e consequentemente, uma geração capaz de ir mais além.

1.1 DEFINIÇÃO DE DIDÁTICA

A Didática é uma disciplina teórico-prática que pretende subsidiar o professor “em todos os elementos constitutivos da dinâmica escolar, quais sejam: a reflexão pedagógica necessária à implementação de um projeto educativo, com suas concepções explicitadas através de seus planejamentos e efetivadas através de sua dinâmica cotidiana” (MELO; URBANETZ, 2008, p.152).

Dito de outro modo, o estudo da Didática é essencial ao professor e objetiva que ele compreenda o fenômeno educativo de maneira ampliada e possa tomar decisões adequadas aos propósitos que ele defende. Por isso mesmo, reduzir a formação do Professor apenas à prática é, negar-lhe a possibilidade de ser um intelectual da educação e colocá-lo apenas seguindo essa linha de pensamento, só se torna um bom professor aquele que consegue aprender e extrair o que poder daquele educador. Se você foi capaz de extrair todo aprendizagem você saberá repassar o conteúdo a ser aplicado. Para se aprofundar mais nessa reflexão, o filósofo Mario S. Cortella dizia que;

(...)" A capacidade de saber que eu não sei tudo o tempo todo de todos os modos, e ninguém os sabe. E por isso é preciso juntar as competências, que aí sim vamos conseguir juntar aquilo que é necessário e irmos em direção ao futuro."  Mario.S. Cortela, youtube 27 de fevereiro de 2017.

1.2 DESAFIOS DA DIDÁTICA

Saber lidar com alunos em sala de aula, manter a harmonia no ambiente, concentração nas disciplinas ministradas e memorização dos conteúdos não é uma tarefa fácil para o educador. Mesmo que ele esteja amparado hoje, por uma tecnologia. Temos uma diversidade de conteúdos espalhados pela internet, que facilita a formação do aluno.  Mas como agir diante do desafio que é ensinar?

De acordo Içami Tiba (2006), a aula deve ser como uma boa refeição, capaz de despertar o paladar, tem de ser saborosa, ter um cheiro atraente, que mesmo sem estar com fome, irá fazer o aluno querer provar, transformando essa degustação em algo inesquecível e saboroso. Do contrário, uma refeição mal preparada e desagradável ao olhar, faz com que o indivíduo não sinta vontade de comer, mesmo que esteja com fome, pode até provar, mas logo deixará de lado por não ser agradável.

A frente desse desafio o educador deve se aproveitar da tecnologia para ensinar e prender a atenção desse aluno. Despertando nele a vontade de aprender e repassar o conhecimento. O planejamento, a metodologia, o diálogo, são essenciais para o sucesso da aula.

2. DIDÁTICA ENTRE PROFESSOR E ALUNO


O professor é tido como centro das atenções, título de autoridade possui todo o conhecimento, por sua vez, o aluno é como uma pedra a ser lapidada, ou uma fonte sem conhecimento algum onde o professor irá depositar conteúdos para o que o mesmo memorize.

No entanto o tema professor versos aluno tem sido um tema a ser discutido por professoras da área da educação. O educador parece não dispor mais da devida autonomia dentro da sala de aula.   Enfrentando problemas como, falta de respeito, baixo rendimento dos alunos, falta de interesse em relação as atividades ministradas.

Diante disso, torna se interessante repensar sobre a atuação docente, uma vez que disciplina pode ter raízes para a formação do aluno versos professor.

O fato se comprova partido do princípio e que de que o relacionamento mutuo da cooperação, são pré-requisitos básicos para completar os objetivos almejados. O professor deve procurar manter autoridade sem demonstrar autoritarismo, é essencial para que o aluno se sinta sujeito da sua própria vivencia. Onde o respeito será conquistado passo a passo ao longo dessa jornada.

Ao longo desse caminho o educador irá ensinar ao aluno que o fracasso e o sucesso serão de inteira responsabilidade desse aluno. Ele decide o que será de sua vida, e o que irá fazer com sua formação. Historicamente, o professor, como detentor de um inegável poder, aprendeu responsabilizar seus alunos pelo fracasso do processo de ensino/aprendizagem. Nesta condição, quando o aluno não aprende, a culpa é sempre do aluno, nunca do professor que é sábio e autoridade na matéria lecionada.

O professor possui de várias maneiras de como ensinar o conteúdo ao aluno, como influenciar esse aluno a ser uma pessoa melhor, a não ser dono de uma ignorância. Porém é preciso que esse aluno esteja aberto a novos conhecimentos, e preciso que esse aluno se mostre interessado em querer aprender. A reprovação e a aprovação desse aluno em determinadas matérias lecionadas em sala de aula e de inteira responsabilidade do aluno. Pois o educador está ali para transmitir o conhecimento e ser absorvido da melhor forma possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com