TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

A DIVERSIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Intraempreendedorismo Solidare Motors

[pic 4]

São José do Rio Preto

2017

ALEXANDRE HENRIQUE SILVA SANTOS

JOÃO FERNANDO DE CARVALHO

RODRIGO LONGO BASSI

VITOR QUEIROZ RIBEIRO

WILLIAN RODRIGUES DE OLIVEIRA

A DIVERSIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Intraempreendedorismo Solidare Motors

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas de Empreendedorismo, Homem Cultura e Sociedade, Ética Polítca e Sociedade e Planejamento Tributário.

Orientador: Profª

São José do Rio Preto

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO         5

2.1 Identificação das minorias sociais         5

2.2 As minorias sociais no Brasil         5

2.3 Entraves na implantação de programas de diversidade social        6

2.4 Criando plano de ação        7

2.5 Gestão de diversidades e suas vantagens ............................................................8

2.6 Produção de veículos adaptados e seus benefícios tributários ............................9

3 CONCLUSÃO        10

4 REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

A Solidare Motors é uma organização multinacional que produz veículos e atua em diversas países pelo mundo, sua matriz no Canadá adota a prática de diversificar ao máximo o corpo de colaboradores, principalmente nos cargos de gerência e diretoria que é composto por homens, mulheres, negros e brancos, ela faz parte de um projeto que visa a produção de veículos adaptados para pessoas deficiêntes.

Criada em 1950, a Solidare Motors mudou seu modelo de gestão nas últimas duas décadas, adotando políticas de ações afirmativas para contratação de negros e mulheres para as posições de alto poder, a atual presidente é uma mulher de 50 anos “Dora Brown”, em uma reunião no Brasil, notou que entre os mais de trinta gerentes e diretores, só havia duas mulheres e nenhum negro.

Tendo em vista o modelo de diversidade de sua matriz, a presidente propôs a seus gerentes e diretores que todas as suas subsidiárias adotassem práticas de gestão que incorporassem as diversidades locais em seus principais cargos e se estabeleceu um prazo de dez anos, para que os cargos de maior poder fossem representativos da diversidade conforme modelo adotado pela matriz.

Este trabalho reproduz um modelo de intraempreendedorismo na Solidare Motors, para implantação do modelo adotado pela matriz com base na diversidade social e cultural para inovar e enriquecer os valores da empresa de acordo com o gênero e as diferentes etinias presentes na sociedade em diversos países de sua atuação.

.


  1. DESENVOLVIMENTO:
  1. Identificação das minorias sociais

Precisa-se ter um setor de recursos humanos atento e integro para identifição de minorias sociais dentro de uma empresa, mas só isso não é suficiente, também é necessário que os gestores modifiquem suas filosofias, reconheçendo que diferenças como raça e genero, cor, etnia, não são impedimentos para que um trabalhador torne-se um gestor ou gerente. Além de que que os ganhos para as empresas são grandes, pois pequisas mostram que diversidades de raça e gênero fortalecem as companhias principalmente em inovações e desenvolvimento de novas idéias.

Mais de 1,8 mil profissionais ouvidos e 40 estudos de caso realizados pela Harvard Business Review em 2013 revelaram que quando uma equipe de funcionários da empresa tem pelo menos uma pessoa da mesma raça/etnia do cliente, a equipe tem 152% mais chances de compreender melhor o cliente. No ano passado, a McKinsey & Company analisou os índices de diversidade de gênero e raça das lideranças de 366 grandes empresas dos EUA, Canadá, Reino Unido e América Latina, de variados ramos de atuação e os comparou aos resultados financeiros dessas empresas entre 2010 e 2013.  Dentre as questões colocadas, uma se destaca: Esses dados indicam que empresas com índices altos de diversidade de gênero têm 15% mais probabilidade de obter resultados acima da média do seu ramo do que empresas com índices baixos de diversidade; empresas com índices altos de diversidade de raça (ascendência africana, do Oriente Médio, asiática, indígena, latina, europeia) têm 35% mais probabilidade de obter resultados acima da média da do seu ramo (https://www.cartacapital.com.br/economia/genero-e-raca-o-desafio-das-empresas-brasileiras) Acesso em 12/04/17 – 21:30 hrs.

  1. As minorias sociais no brasil

No Brasil as minorias sociais são principalmente os negros e mulheres, devido a preconceitos e discriminações que resultam em diversas formas de desigualdade ou exclusão social. As minorias são grupos com menor quantidade de indivíduos, e com menor representação política. São exemplos de minorias sociais, atualmente, negros, mulheres, deficientes físicos, indígenas, imigrantes e homossexuais. Com isso, por conta dos preconceitos e discriminações, atualmente muitas empresas não contam com essas pessoas principalmente mulheres e negros em cargos de expressões, por exemplo, gestores, gerência e diretoria. Uma estratégia para as empresas seria criar ou adotar um programa de diversidade para os colaboradores, por meio da conscientização e sensibilização, incentivando a aceitação e a integração das diferenças individuais, criando oportunidades e desenvolvendo as capacidades, oferecendo tutoriais e buscando transferência de conhecimentos efetivos.

A Dell criou um grupo, chamado de WISE (Women in Search of Excellence, algo como Mulheres na Busca por Excelência) para apoiar e promover a tolerância e o respeito à diversidade dentro da companhia, além de incentivar a aquisição, a promoção e a retenção das mulheres. O grupo faz reuniões mensais e tem 270 integrantes em todo o Brasil. Algumas atividades tem o objetivo de integrar homens e mulheres, como o programa “Lições de Liderança”, no qual executivos da companhia se reúnem com os funcionários para contar suas experiências de carreira, com dicas específicas para as mulheres. (http://link.estadao.com.br/noticias/geral,empresas-criam-programas-para-incentivar-a-diversidade,10000030329) Acesso em 12/04/17 – 21:30 hrs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com