TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÍDIA E A DIVERSIDADE SOCIAL

Por:   •  31/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

A MÍDIA E A DIVERSIDADE SOCIAL

        Classe social é um termo usado para dizer que há diferenças entre grupos de indivíduos em diferentes lugares na sociedade. Em relação a esse assunto, é importante pontuar a existência de relações desiguais entre as classes sociais, que na prática há sempre uma relação de dominação de uma classe sobre a outra. Há uma extensa diversidade no Brasil, seja em relação a cultura, religiosidade, aspecto social, entre outros. Contudo, as pessoas tendem a tratar essas diferenças como algo ruim. Esta mentalidade está presente em nosso meio por conta da mídia e estereótipos que a própria sociedade estabelece como sendo certa. E assim surgiram o preconceito, a discriminação e a intolerância que são refletidos continuamente na sociedade como forma de violência de exclusão social.

        A imprensa destorce a realidade, fazendo uso apenas da perspectiva da classe média alta, os dominantes. Essa distorção tem tido sucesso e atualmente tem sido cada vez mais descarada. O resultado é uma visão errada do indivíduo em relação à realidade social. A mídia utiliza dessa estratégia ao criar títulos bonitos para ações horrorosas, agindo com desrespeito à inteligência. Assim, esta movimentação pode comprometer a compreensão e importância das lutas sociais em busca de mudanças em diversas áreas da sociedade.

        Um exemplo da atuação da mídia em relação à desigualdade, é sobre a situação de violência do Rio de Janeiro que está cada vez mais complicada, porém a mídia não mostra com tanta ênfase o tráfico que acontece em lugares que predominam a riqueza. Essa charge resume em partes o que acontece no Brasil:

[pic 1]

Fonte: bolaearte.wordpress.com

A partir dessa perspectiva, há a construção de uma imagem equivocada de que a sociedade atual é permeada pela igualdade e pela justiça social, em que todos podem, a partir de seu desempenho e boa vontade, ascender às “classes mais altas”. Não levando em conta uma série de fatores, que vão além da economia, e que envolve também aspectos culturais e historicamente constituídos. Nesse sentido, a mídia reforça ainda mais a ideia de um Estado justo e um mercado que favorece as possibilidades individuais.

A Diversidade Social baseia-se em no argumento de que é muito importante que se reconheça que as diferenças são, não só boas para a constituição de um povo, mas necessárias e essenciais.

CONCLUSÃO

Ao fazer uma abordagem das questões de classe a partir apenas da perspectiva social, a imprensa acaba formando uma opinião pública superficial sobre o tema, como tentou-se demonstrar ao longo do presente texto, o que resulta na manutenção do sistema vigente.

REFERÊNCIAS:

http://revistas.ucg.br/index.php/panorama/article/viewFile/2135/1314

https://bolaearte.wordpress.com/tag/midia/

http://diversidadecesam.blogspot.com.br/2015/07/diversidade-social.html

RESUMO PARA A SALA:

As pessoas tendem a tratar as diferenças como algo ruim. Esta mentalidade está presente em nosso meio por conta da mídia e estereótipos que a própria sociedade estabelece como sendo certa. E assim surgiram o preconceito, a discriminação e a intolerância que são refletidos continuamente na sociedade como forma de violência de exclusão social. A imprensa destorce a realidade, fazendo uso apenas da perspectiva da classe média alta, os dominantes. A mídia utiliza dessa estratégia ao criar títulos bonitos para ações horrorosas, agindo com desrespeito à inteligência. Assim, esta movimentação pode comprometer a compreensão e importância das lutas sociais em busca de mudanças em diversas áreas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com