TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais

Atividade: Resolvendo problemas envolvendo tomada de decisão gerencial

  1. A Salgados S/A, que vende anualmente cerca de 80 milhões de saquinhos de pretzels, convencionais e orgânicos, fez com que seu departamento financeiro utilizasse planilhas e processos manuais para a maior parte das atividades de coleta de dados e relatórios. O analista financeiro da empresa passava a última semana inteira de cada mês agrupando as planilhas dos chefes de mais de 50 departamentos espalhados pelo mundo. Em seguida, consolidava e redigitava os dados em uma única planilha que serviria como balanço mensal das perdas e ganhos da empresa. Se um departamento precisasse atualizar suas informações antes de enviar ao escritório central, o analista tinha de voltar à planilha original, esperar que o departamento reenviasse as novas informações antes de finalmente incluí-las no documento consolidado. Avalie o impacto dessa situação sobre o desempenho do negócio e sobre a gestão da tomada de decisão.
  2. A Pound World é uma rede de lojas de desconto oferecem utilidades domésticas, produtos de limpeza, vestuário, saúde e beleza e alimentos industrializados, sendo a maioria dos itens vendidos por uma libra. Seu modelo de negócios tenta manter o custo tão baixo quanto possível. A empresa não tem nenhum método automatizado para manter o controle do estoque de cada loja. Os gerentes sabem aproximadamente quantas caixas de um determinado produto a loja deve receber quando um caminhão de entrega chega, mas a loja carece de tecnologia para digitalizar as caixas ou verificar quantidade de itens dentro delas. Perdas de mercadorias decorrentes de roubos ou outros contratempos têm aumentado consideravelmente e agora representam mais de 3% do total de vendas. Que decisões deverão ser tomadas antes de investir em uma solução de sistemas de informação?
  3. Neste projeto, você vai começar com os dados brutos de vendas transacionais e usará o Excel para desenvolver consultas e relatórios para ajudar os administradores a tomarem melhores decisões sobre precificação de produto, promoções de vendas e reposição de estoque. O banco de dados contém dados brutos sobre as vendas mensais de lojas de equipamentos para computador em várias regiões. Ele também inclui campos para o número de identificação da loja, região de vendas, número do item, descrição do item, preço unitário, unidades vendidas e o período em que ocorreram as vendas (out/nov/dez/2016). Utilize o Excel para elaborar alguns relatórios e consultas para tomar essas informações mais úteis para o funcionamento da empresa.  Os administradores de vendas e produção desejam que você elabore relatórios mensais em relação ao faturamento por loja e região que contenham as informações de cada produto de forma analítica, em seguidas responda às seguintes perguntas:
  1. Quais produtos tem maior procura? Qual a estimativa de estoque para cada produto para próximo trimestre?
  2. Quais lojas e quais regiões de vendas se beneficiariam de uma campanha promocional e de marketing adicional?
  3. Condense as principais informações em gráficos, a fim de apresentar aos gerentes da organização?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com