TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA A PESSOA FÍSICA

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.983 Palavras (20 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 20

                        

[pic 1]

ETEC PRAIA GRANDE

EDUCAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA A PESSOA FÍSICA, INCLUSIVE, AQUELA QUE COMPÕE A JURIDICA

Adriana Socorro Oliveira

Claudiene Soares de Araujo

Gabriela dos Santos Gonçalves

Liliane Batista de Souza

Wileina Lapa

Profª Sueli


EDUCAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA A PESSOA FÍSICA, INCLUSIVE, AQUELA QUE COMPÕE A JURIDICA

Adriana Socorro Oliveira

Claudiene Soares de Araujo

Gabriela dos Santos Gonçalves

Liliane Batista de Souza

Wileina Lapa

[pic 2]

        


*Capa

*Folha de Rosto

Autorizações de Divulgações

Fichas de Avaliação

Dedicatória

Agradecimentos

Epigrafe

Resumo

O resumo deve ressaltar o problema, objetivo, o método e os resultados esperados do trabalho. O resumo deve ter de 150 a 500 palavras. O resumo deve ser seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores.

Abstract

Sumário

Introdução

Deve responder à pergunta: Por quê este trabalho é necessário?

Neste capítulo serão apresentados o tema de pesquisa, o problema/ hipóteses de pesquisa a ser pesquisado e a justificativa.

Contextualize, abordando o tema de forma a identificar os motivos ou o contexto no qual o problema ou a(s) questão(ões) de pesquisa foram identificados. Permita que se tenha uma visualização situacional do problema. Restrinja sua abordagem apresentando a(s) questão(ões) que fizeram você propor esta pesquisa.

Indique as hipóteses ou os pressupostos que estão guiando a execução da pesquisa. Hipóteses ou pressupostos são respostas provisórias para as questões colocadas acima. Arrole os argumentos que indiquem que sua pesquisa é significativa, importante e/ou relevante. Indique os resultados esperados com a elaboração da pesquisa

Objetivos

Deve responder à pergunta: O que será feito?

Neste item deverá ser indicado claramente o que você deseja fazer, o que pretende alcançar. Os objetivos podem ser:

Objetivo geral - indicando de forma genérica qual o objetivo a ser alcançado.

Objetivos específicos - detalhando o objetivo geral mostrando o que pretende alcançar

com a pesquisa.

Torne operacional o objetivo geral indicando exatamente o que será realizado em sua pesquisa.

Deverá ser descrito o escopo do trabalho, critérios de aceitação, entregas do projeto, limites, restrições e premissas.

Identifique também se qualquer norma, política ou diretrizes precisam ser adotados.

Escopo do Trabalho (Desenvolvimento)

I - Educação Orçamentária e Economia Doméstica da Pessoa Física

Método de Pesquisa - Deve responder às perguntas: Como o trabalho será feito? Onde o trabalho será feito? Com que ferramentas e meios o trabalho será feito?

Neste capítulo você mostrará como será executada a pesquisa e o desenho metodológico que se pretende adotar: será do tipo quantitativa, qualitativa, descritiva, explicativa ou exploratória.

CAPÍTULO I – EDUCAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E ECONOMIA DOMÉSTICA

“Não criarás prosperidade se desestimulares a poupança. Não criarás estabilidade permanente baseada em dinheiro emprestado. Não evitarás dificuldade financeira se gastares mais do que ganhas. Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem fazer por si próprios.”

(Abraham Lincoln)

Baseando-se nessa citação de Abraham Lincoln, entende-se que para aprender a planejar melhor seus gastos e distribuir melhor o montante da renda disponível é recomendável fazer uma alfabetização financeira. Sabendo poupar não irá faltar se tirar um mínimo de percentual da sua renda e investir numa poupança, sua fonte de recursos estará garantida. Créditos pessoais, empréstimos consignados e cheques especiais, não são as melhores soluções para suas dívidas.

O ideal é obter uma educação orçamentária e uma boa estrutura na economia doméstica, pois as pessoas buscam de alguma maneira encontrar uma solução para adquirir bens e serviços e realizar seus sonhos dentro de suas possibilidades.

A educação orçamentária se inicia num autoconhecimento financeiro, apresenta como se fazer e a importância de administrar dívidas, investir, adquirir bens e até planejar a aposentadoria. Gera uma reflexão sobre sua atual situação econômica, despertando interesse e motivando o individuo a iniciar ou reavaliar seu próprio Planejamento Financeiro.

Para isso, além de juntar dinheiro, as pessoas precisam conhecer um sistema de orçamento, em que coloquem no papel as provisões e intenções sobre as despesas (gastos) e receitas (ganhos), podendo ser um registro mensal, semestral e até mesmo anual.

Esse sistema divide-se em analisar as despesas fixas como: aluguel, prestações, IPTU, IPVA, seguro-saúde entre outros; as despesas variáveis como: alimentação, luz e água, cartão de crédito, transporte, telefone, internet; as despesas adicionais como: cinema, restaurante, viagens, cuidados pessoais e as despesas extras como: médico, dentista, hospital, carro, casa, material escolar, com as receitas e investimentos.

Definindo assim como estão suas finanças e o que você faz para tal situação piorar ou melhorar.

Além disso, observa-se que nesse país acontece um processo econômico muito interessante: crescimento do emprego e de renda, com ampliação e desenvolvimento do mercado consumidor. Combinado com a grande expansão da oferta de créditos pessoais, em suas diferentes modalidades. Se tudo isso for bem planejado, ótimo.

Ainda assim, os brasileiros tentam fazer economia e estender sua renda, diminuindo cada vez mais as suas opções de escolhas, pois, se limitam a quantidade de renda disponível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (457.4 Kb)   docx (885.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com