TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO PARA ADULTOS

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.455 Palavras (14 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 14

****************************************************************************************

EDUCAÇÃO DE ADULTOS

BRASÍLIA, OUTUBRO

2018

******************************************************************************

*********************

Liderança, apresentação, pesquisa, elaboração, Power Point

*********************

Pesquisa, apresentação, elaboração e formatação

*********************

Pesquisa, apresentação e impressão de material

*********************

Pesquisa, entrevista com aluno adulto e formado

*********************

Pesquisa e apresentação

*********************

Pesquisa e Power Point

MARIA CRISTINA FERREIRA

Pesquisa e elaboração de crachás

*********************

Pesquisa e apresentação

*********************

Pesquisa e apresentação

BRASÍLIA, OUTUBRO

2018

RESUMO

O desenvolvimento da alfabetização de adultos no Brasil acompanha a história da educação como um todo e teve início com o trabalho de catequização e ensino das primeiras letras, realizado pelos jesuítas, durante o Brasil colônia. Ao longo do tempo, o avanço econômico e tecnológico passou a exigir mão-de-obra cada vez mais qualificada e alfabetizada, com isso várias medidas políticas e pedagógicas foram sendo adotadas, tais como: a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA), o Movimento MOBRAL, o EJA e etc. A qualidade do ensino depende muito da relação professor-aluno. A capacitação do educador se faz por duas vias: a via externa, representada por cursos de capacitação, aperfeiçoamento, seminários etc., e a via interior, que é a autocrítica que cada professor deve fazer sobre seu papel na sociedade, utilizando-se do debate coletivo e da crítica recíproca com os colegas.

Sumário

1.1.Introdução 4

1.Uma Educação Possível . 5

1.1 O que é . 6

1.2 Porque Surgiu . 7

1.3 Como Surgiu. 8

1.3.1 Mobral . 8

1.3.2.Educação de Jovens e Adultos - EJA . 10

2.1 Evolução de Educação com Adultos 11

3.0 O que Muda na Vida de Indivíduo 12

3.1 O que pode melhorar . 12

4.0 Paulo Freire e seu Método de Alfabetização de Adultos . 13

5. Estatísticas 14

Conclusão 15

Referências 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo descrever a educação de adultos como uma modalidade de ensino, amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada. Porém são pessoas que têm cultura própria. A educação tem sido parte integrante de todas as culturas em qualquer época da história. Assim, diante do desenvolvimento da sociedade, a partir da industrialização, torna-se mais evidente o consenso mundial de que é preciso lançar mão de todos os mecanismos sociais na tarefa de responder pela educação das pessoas na idade adulta. Porém, a educação do adulto já possui um corpo de conhecimentos pautados em princípios, que podem orientar o processo educacional de modo diferenciado da educação infantil tradicional.

1.0 Uma Educação Possível

Com o passar dos anos, novas tecnologias foram criadas exigindo mão-de-obra cada vez mais qualificada. Além disso, várias famílias que moravam em zonas rurais migraram para os centros urbanos, uma vez que a economia, que era predominantemente agrícola, passou a concentrar suas atividades no comércio e na indústria. Diante desta realidade, o analfabetismo passou a ser reconhecido como problema, pois, até então, morando longe das cidades, o fato de não saber ler e escrever não dificultava a obtenção de um emprego no cultivo de lavouras. Mas, com o crescimento social, a mudança econômica e o avanço tecnológico, as pessoas se sentem obrigadas a procurar a escola na tentativa de conseguir um emprego na cidade, melhorar seu padrão de vida ou manter-se atualizado. As mudanças ocorridas no mercado de trabalho, no entanto, vêm exigindo mais conhecimentos e habilidades das pessoas, assim como atestados de maior escolarização, obrigando-as a voltar à escola básica, como jovem, ou já depois de adultas, para aprender um pouco mais ou para conseguir um diploma. Essa realidade tem sido responsável pela criação de diversos projetos voltados para a alfabetização e educação de jovens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com