TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA NEOCLASSICA

Por:   •  30/12/2018  •  Resenha  •  2.629 Palavras (11 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 11

ESCOLA NEOCLÁSSICA

TEORIA ESTRUTURALISTA – ABORDAGEM MULTIPLA, CONTEMPLANDO ORGANIZAÇAO FORMAL( SISTEMA FECHADO) E INFORMAL(SISTEMA SEMI-ABERTO) DENTRO DA ABORDAGEM DE ESTRUTURA

INICIOU A INTRODUÇÃO DAS PESSOAS NOS ESTUDOS

Abordagem da estrutura nas organizações será encontrada nas seguintes teorias administrativas: a) Teoria Burocrática. b) Teoria Estruturalista. c) Teoria Contingencial. d) Teoria do Desenvolvimento Organizacional.

-SISTEMA SEMI-ABERTO

A teoria burocrática exerceu considerável influência nessa abordagem.

Estrutura define-se de um conjunto que um depende do outro.

Etzioni – figura mais importante dessa abordagem.

Estudou as organizações após ficar insatisfeito com as descobertas ocorridas na abordagem das relações humanas, consideradas por ele insuficientes para o entendimento das relações entre o homem e a organização, assim desenvolveu um trabaho de classificação das organizações em diferentes tipologias usando como base a análise comparativa do controle da autoridade.

Organização especializadas – as empresas usando as atividades de alto nível, tendo como fator predominante de autoridade e técnica. – industrias – PRODUZEM BENS E PRODUTOS

Organização não especializada – comercial – vendas – COMERCIALIZAM BENS E PRODUTOS

Organização de serviço – contratação de serviços - OFERECEM SERVIÇOS A SEREM FEITOS NOS OUTROS TIPOS DE ORGANIZAÇÕES.

Organizações coercitivas- poder imposto a força física, ou seja, COM OBJETIVO PUNITIVO (ex prisões, campos de concentração)

Organizações utilitárias – poder baseia no controle dos incentivos econômicos e oferecem uma atividade útil para a sociedade – remuneração como base principal de controle (empresas e comércios)

Organizações Normativas – poder baseia-se no consenso sobre objetivos e métodos da organização, controle moral para controle (igreja, hospitais e organizações políticas)

Organização híbrida (formadas por mais de uma modalidade de organização entre essas citadas)

Blau e scott

Organizações formais – escola weberiana – procurou examinar os fatores internos e externos da organização, os internos são os membros da organização e externos são considerados o público que essa organização atende, a interação entre os dois gera conflitos de dois tipos que deve ser considerado organização formal e informal e qual deve ser a relação cliente e organização.

Selznick – organização formal constitui a expressão estrutural da ação racional.

Análise estrutural – adaptável as influências do ambiente

Thompson

Autor organizações modernas

- efetua críticas a rigidez da hierarquia estabelecida pela abordagem weberiana, e afirma que ela é a principal responsável pela falta de iniciativa e criatividade do individuo e a figura do especialista gera uma ameaça a hierarquia burocrática.

Thompson- abordagem mais sociológica – estrutura são qualidades persistentes ou os elementos dados nas condições ambientais de escolha ou ação que tornam possível explicar e prever a ação. Função entende-se o resultado prático de uma ação, relação, acontencimento em relação a algum valor ou grupo de valores, já o cargo entende-se por um sistema de direitos e deveres em situação de interação.

Parsons – Organização – a longo prazo (planejamento estratégico), visto que está envolvida em processo de mudança estrutural da sociedade (investir no cliente)

Contribuições -  primeira visão da organização com visão mais holísitica e preocupada com um ambiente; tentou identificar vários tipos de organização dando diferentes tipos de estrutura; nova visão de individuo, tendo introduzido conceitos sobre conflitos e interação entre diferentes grupos e suas influencias na vida da organização; preocupação de identificar e solucionar problemas e necessidades de mudanças na organização para que continuasse o crescimento.

Teoria das Relações humanas (não veio criticar a escola clássica, mas sim tratar diferente)ESCOLA NEOCLÁSSICA

Das Relações Humanas: com foco nos líderes e nas pessoas da organização como um todo

- Abordagem humanística

Abordagem Humana:        aborda        as        pessoas        na        organizações,        sendo        identificada        na        teoria        das        relações        humanas        e        teoria        comportamental.

[pic 1]

ESCOLA NEOCLASSICA – SURGIMENTO DA ENFASE NOS GRUPOS INFORMAIS

Nessa ESCOLA NEOCLASSICA E TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS há três tipos de líderes citados acima.

AUTORITARIO, DEMOCRÁTICO E LIBERAL

Nasce os estilos de liderança

Encontram-se os problemas

[pic 2]

Conformismo – para sobreviver devemos nos conformar com certas normas, mas se a conformidade se tornar um padrão de valorização de comportamento, o pensamento organizacional de hierarquia ás vezes transforma em cópias atitudes, opinios e comportamentos da alta administração. Ex : funcionários se conformando dizendo que algo sempre foi daquele jeito e não muda e isso é ruim para empresa, pois as organizações querem pessoas empreendedoras que se arrisque e saem do conformismo. Brainstorming efetuado no nível operacional percebe-se um nível elevado de conformismo, já na alta de adm sempre há ideias e formas de pensar diferentes.

Objetivos obscuros – há falta de clareza no motivo do funcionário efetuar determinada tarefa delegada pelo seu superior, e isso se torna um problema, pois, as pessoas devem saber os objetivos da empresa.

Crescimento descontrolado – Aumento da produtividade e demanda de forma desordenada, ou seja, sem planejamento, podendo produzir em excesso sem ter demanda para comprar ficando com produto em estoque por muito tempo, dando prejuízo a organização.

Rigidez – Linhas de autoridade, regras de trabalho, tendo dificuldade de mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (345.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com