TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Neoclássica

Por:   •  2/5/2015  •  Resenha  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO DE INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

  1. Defina a Escola Neoclássica?

Surgiu na 2º metade do século XX através da evolução das teorias da Escola Cientifica de Taylor e Ford e da Escola Clássica de Fayol, suas contribuições são divididas em: estruturas das grandes corporações; evolução do processo administrativo; administração por Objetivos.

  1. Defina Estrutura de Grandes corporações?

Com o crescimento das empresas e com o aumento da concorrência, a ênfase deslocou-se  para a produção eficiente e a estrutura organizacional. O estudo deve-se a duas pessoas Pierre Dupont e Alfred Sloan.

  1. Contribuições de Pierre Dupont?

Estrutura Organizacional; planejamento Financeiro; análise de retorno sobre o investimento; políticas organizacionais; práticas de desenvolvimento de executivos.

  1. Contribuição de Alfread Sloan?

Um produto para cada tipo de cliente; estrutura organizada em unidades de negócios; planejamento e controle centralizados; administração por objetivos.

  1. Qual a concepção atual do planejamento?

Planejamento; organização; liderança e controle.

  1. O que é administração por Objetivos (APO)?

Criada por Peter Drucker é um procedimento sugerido para aplicação na prática do processo de planejar, organizar, executar e controlar. Drucker enfatizou a necessidade de definir objetivos e avaliar resultados em áreas chaves tais como: Participação no mercado, inovação, produtividade, recursos físicos e financeiros, rentabilidade, desempenho gerencial, atitudes dos trabalhadores. Há três princípios da APO: Objetivos específicos; tempo definido; e feedback sobre o desempenho.

  1. Defina Escola da Qualidade?

Nascida no inicio do século XX quando a produção em massa tornou-se comum, era necessário  a padronização da produção e controle da qualidade. Em 1924 Walter Shewhart, preparou o primeiro rascunho que viria ser reconhecido como carta de controle. Abordou a análise estatística. A 2ª Guerra impulsionou o controle Estatístico na Indústria Bélica americana. Deming também participava dessa escola e introduziu a idéia da corrente de clientes, em cada estágio do processo, o estágio precedente é o fornecedor e o estágio seguinte é o cliente.  (predominância do cliente; importância da mentalidade preventiva; necessidade de envolvimento da alta direção).

  1. O que é ciclo PDCA?

Introduzido por Shewhart, da escola da qualidade, na década de 20, e divulgada por Deming, em 1950, quem o aplicou. Significa (PDCA): Planejar, executar, controlar e agir. Utilizado para o planejamento e aprimoramento de soluções em qualquer área.

  1. O que é qualidade total de Feigenbaum?

Armand Feigenbaum considerado o pai da qualidade. Dizia que a qualidade é uma questão de satisfação do cliente. A qualidade tem que estar embutida no produto. A qualidade é uma responsabilidade de todos, coordenada e orientada por uma gerência de qualidade.

  1. Qualidade de Ishikawa?

Todos os funcionários e áreas da empresa são responsáveis pela qualidade; Método de resolução de problemas de qualidade; circulo de qualidade; diagrama de Ishikawa.

  1. As empresas compradoras podem disponibilizar um manual para o seu fornecedor?

Criado na escola da qualidade sim, hoje são conhecidos como ISSO.

  1. Defina modelo japonês de administração?

É uma combinação dos princípios técnicos da qualidade total, da administração cientifica e das tradições japonesas. Vem também do modelo toyota. Aprimoração constante da eliminação de desperdícios.  Produção com qualidade; forma pontual de produção. Produção enxuta

  1. Quais são os princípios básicos do sistema Toyota?

Eliminação de desperdícios; qualidade; produção enxuta.

  1. O que é aprendizagem organizacional?

Significa o processo coletivo de adquirir competências, para enfrentar novas situações e resolver problemas. O que possibilita a aprendizagem organizacional é a tomada de decisões.

  1. Senge na aprendizagem organizacional?

Propõe cinco disciplinas: Domínio pessoal; modelos mentais; visão compartilhada; aprendizagem de equipe; pensamento sistêmico.

  1. Administração Taylor (Administração cientifíca)?

Aplicação de métodos de pesquisa para identificar a melhor maneia de trabalha. Seleção e treinamento científicos de trabalhadores.

  1. Henry Ford Administração (Linha de Montagem)?

Especialização do trabalho; fixação do trabalhador no posto de trabalho; trabalho (produto em processos de montagem) passa pelo trabalhador.  

  1. Henri Fayol (Processo de administração)?

Administração da empresa é distinta das operações de produção; administração é processo de planejar, organizar , comandar e controlar.

  1. Max Weber (Teoria da burocracia)?

Autoridade tem a contrapartida da obediência; autoridade baseia-se nas tradições, no carisma e em normas racionais e impessoais; autoridade burocrática é base da organização moderna..

  1. Autoridade tradicional?

Baseia-se nos usos e costume; passa de geração a geração; depende da crença na “santidade dos hábitos”.

  1. Autoridade carismático?

Baseia-se na qualidades pessoais de um líder..

  1. Autoridade legal-racional?

Baseia-se em normas impessoais e racionais; cria “figuras de autoridade”; cria direito e obrigações.

  1. A experiência de Hawthorne?

É da experiência da luz na fábrica e a relação com a efetividade dos funcionários..

  1. Enfoque sistêmico ?

Dividida em gestalt; teoria dos sistemas; cibernética.

Organização é sistema feito de um sistema técnico e um sistema social; sistema influenciam-se mutuamente; organização é sistema cercado por ambiente; papel da administração é cuidar do desempenho global do sistema.

  1. Gestald?

Realidade é feita de conjuntos de partes inseparáveis; a natureza de cada parte é definida pela finalidade do conjunto;

  1. Teoria dos sistemas?

Realidade é feita de sistemas; para entender a realidade é preciso analisar relações entre as partes do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (229.1 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com