TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRATÉGIA APLICADA EM TEMPOS DE CRISE

Por:   •  26/7/2019  •  Artigo  •  3.980 Palavras (16 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 16

A ESTRATÉGIA APLICADA EM TEMPOS DE CRISE – UMA ABORDAGEM NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO.

Rosimary Carneiro Sousa

        

RESUMO

Ultimamente o cenário brasileiro vem revelando momentos de crise econômica causada pelas recessões advindas das medidas tomadas pelo Governo, que vem atribuindo a responsabilidade à crise econômica internacional como a causa das dificuldades ora enfrentadas. Sem dúvida a adaptação do Brasil no processo de globalização lhe rendeu alguns benefícios, assim como contribuiu em algum momento para esta atual situação. Porém, o que se observa é que o País é o principal responsável pela situação e vem colhendo a herança da má gestão econômica ao longo dos anos. Esta crise afeta a economia brasileira de forma gradativa e as mais diversas organizações públicas e privadas. Os efeitos desta vêem se alastrando nos últimos quatro anos no âmbito do Tribunal de Justiça do Maranhão, provocando greves de servidores e gerando um clima organizacional desfavorável. Os problemas giram principalmente em torno da execução do planejamento orçamentário que vem enfrentando dificuldades para cumprir o orçamento de forma a contemplar as principais despesas e ao mesmo tempo se adequar às exigências legais, o ápice da crise concerne às despesas com pessoal o que leva à cobrança por parte dos servidores, que vislumbram o cumprimento principalmente, de ações judiciais que envolvem sua remuneração. Diante deste contexto, qual estratégia aplicar para vencer a crise diante da atual situação?Este trabalho tem o objetivo de abordar no aspecto crítico os vários aspectos do pensamento estratégico, a fim de levantar uma reflexão sobre as estratégias usadas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão no combate à crise enfrentada na atual conjuntura.

Palavras-chaves: Estratégia, crise, planejamento, Organizações Públicas, gestão.

ABSTRACT

 Lately Brazilian scenario is revealing moments of economic crisis caused by the recession resulting from the measures taken by the government, which is giving the responsibility to the international economic crisis as the cause of the difficulties now faced. No doubt the adaptation of Brazil in the globalization process earned him some benefits, as well as contributed at some point to this current situation. However, what is observed is that the country is primarily responsible for the situation and has been reaping the legacy of economic mismanagement over the years. This crisis affects the Brazilian economy gradually and most diverse public and private organizations. The effects of this, see spreading in the last four years in the Court of Maranhao, causing strikes servers and creating an unfavorable organizational climate. The problems revolve mainly around the implementation of the budget planning that has struggled to meet the budget in order to include the major expenses and at the same time fit the legal requirements, the height of the crisis concerns the compensation of employees which leads to recovery by the servers, looking out over the fulfillment mainly of lawsuits involving their compensation. Given this context, what strategy to apply to overcome the crisis facing the current situation? This paper aims to address the critical aspect of the various aspects of strategic thinking in order to raise a reflection on the strategies used by the Court in Maranhão combating the crisis faced at this juncture.

Keywords: Strategy, crisis planning, Public Organizations, management.

  1. A ORGANIZAÇÃO PÚBLICA E A VISÃO GERENCIAL

O Conceito de Administração elaborado pelos mais diversos autores traz no sentido mais restrito da palavra o ato de gerenciar, gerir um negócio a fim de alcançar determinado objetivo. Durante vários anos, este conceito esteve mais visivelmente relacionado com as empresas privadas. No entanto com o tempo o termo administrar com todas as estratégias e conceitos de planejamento usados para alcançar um fim, evoluiu no campo da Administração pública através de estudos, pesquisas e experiências, ganhando um espaço significativo na esfera pública, quando se trata de sua aplicabilidade na gestão dos recursos públicos. Vale ressaltar que a aplicação do conceito gerencial nas entidades públicas tomou grande impulso com a criação da Lei Complementar nº 101/2000 que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, imergindo assim, uma nova visão para a gestão pública, passando-se a considerar de forma mais responsável a transparência e as implicações da má administração dos recursos públicos, observando-se o rigor da Lei. Assim a Lei Complementar nº 101/2000 foi de certa forma uma ferramenta que contribuiu para ajudar no combate à corrupção tão presente no Brasil, quando se trata de administração de recursos públicos.

Os gestores públicos a partir do século XX passaram a se preocupar mais com o planejamento e com as estratégias a serem adotadas para atingirem entre outras coisas os princípios da Administração Pública, descritos no Art. 37 da Carta Magna: Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, entre outros. A Gestão dos bens públicos tomou uma perspectiva mais complexa e a administração pública assumiu uma postura gerencial ao considerar a correta aplicação dos recursos públicos, antes deveras negligenciada na forma de como o governo lidava com o dinheiro público. O gestor a partir deste ponto passa a aplicar o conhecimento gerencial na elaboração de estratégias que permitam o alcance dos resultados em prol do bem coletivo, a fim de buscar evitar as sanções impostas pela Lei.

A Estratégia “determina o conceito referencial para as atividades de negócios de uma empresa e provê as diretrizes para coordenar essas atividades, de forma que a empresa possa lidar com o ambiente mutante e exercer influência sobre ele. A Estratégia articula o ambiente preferido da empresa e o tipo de organização que ela está se esforçando pra ser.” (Hiroyuki Itami apud D.Besanko, D.Dranove, M.Shanley, S. Schaefer, 2007, p.27).

Acompanhando a evolução estratégica na esfera pública, observa-se a necessidade de reformulação na aplicação destes conceitos para que alcance seus objetivos e metas garantindo uma gestão centrada nas bases da transparência, da integração do planejamento e do orçamento, do controle e da avaliação de novos projetos e programas que visem à prestação de serviços à sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (224.2 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com