TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRATÉGIA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  28/2/2019  •  Dissertação  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Gestão da Informação

BRENER SILVA MARINHO

[pic 2]

ESTRATÉGIA E CULTURA ORGANIZACIONAL

BRENER SILVA MARINHO

Trabalho realizado para a obtenção de nota na matéria de Gestão da Informação, orientado pelo professor Fredson Costa, para obtenção de nota da AV1 e presença na aula do dia 14/02/2019.

Resumo dos artigos “A cultura devora a estratégia no café da manhã” e “Estratégia no VUCA: Vital, mas não suficiente”.

O primeiro artigo lido foi “A cultura devora a estratégia no café da manhã”, onde o escritor André Medeiros (dono do artigo) utilizou a frase do grande professor Peter Drucker como base inspiradora para abordar o tema. André defende a ideia de que sem a cultura amadurecida não há estratégias que resistam às segundas feiras. Os líderes vêm se preocupando com assuntos pontuais das organizações como, mudanças, novas estratégias, controles e o mercado. Porém, poucos tem demonstrado interesse em investir na melhoria da cultura da equipe.

O escritor diz que “cultura organizacional é o “jeitão” das empresas fazerem o que fazem”, o que leva a entender que a maneira como a equipe se comporta dentro da organização impactam diretamente nos objetivos do negócio. A cultura organizacional consegue moldar os envolvidos sem que os mesmos percebam. Ambientes onde existem muita fofoca, falta de confiança entre os colaboradores, dificuldade em atingir as suas metas, não entende as decisões tomadas são características de uma cultura ruim que infelizmente é normal nos dias de hoje.

As organizações de sucesso onde são exemplos de ótimos lugares para trabalhar geralmente tem uma cultura bem definida e amadurecida, onde os colaboradores têm orgulho de estarem onde estão e agem como se a organização fosse deles. Esses colaboradores são tratados pelo escritor como “evangelizadores da marca”. Os mesmos entendem e assimilam a cultura da empresa e os seus objetivos e estão dispostos a prestar o melhor serviço possível para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

A autorreflexão por parte dos gestores é um ótimo caminho para dar início a uma mudança na cultura da empresa onde ele trabalha. Entender a necessidade da mudança é o primeiro passo para que a empresa tenha uma nova cara. Os gestores estão em posição de liderança, onde existem pessoas que o enxergam e o julgam mediante a suas atitudes.

O escritor conclui o artigo dizendo “Toda organização é o reflexo de sua liderança”. O posicionamento do gestor é de suma importância para a equipe, pois bons gestores conseguem conduzir os seus colaboradores, os mantendo empenhados e satisfeitos por estarem no lugar onde estão, fazendo com que os mesmos entreguem para a empresa um serviço de qualidade, possibilitando a organização alcançar suas metas.

No segundo artigo “Estratégia no VUCA, vital, mas não suficiente” são citadas várias ferramentas de estratégia organizacional que tem papel importante em diversos setores em uma organização, mas não são o suficiente para garantir o sucesso da mesma em um ambiente VUCA (Volatily, Uncertainty, Coplexity, Ambiguity – Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). São citadas as seguintes ferramentas: Agile (Estratégias ágeis), ritmo, designe e a estratégias a moda antiga. O autor deixa claro o valor de cada uma das ferramentas, e mostrando que todas são importantes para o negócio, mas não são o ponto chave para a sustentação da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com