TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

ADMINISTRAÇÃO

SIMONE OLIVEIRA DE SOUZA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

TOLEDO –PR[pic 3]

2015


SIMONE OLIVEIRA DE SOUZA

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho de Administração de Empresa 3º Semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Pesquisa de Mercado; Negociação; Marketing; Metodogia Científica e Seminário Interdisciplinar III.

Orientadores:

Profª(s): Emília Okayama e Gisleine Fregoneze;

Profª: Elisete Alice Zanpronio de Oliveira;

Profº(s): Marcos Marques e Henry Nonaka;

Profº: Vinícius P. Rincão.  

TOLEDO –PR

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA        

1.1        GRÁFICOS:        

1.1.1        Gráfico 1        

1.2.2        Gráfico 1.        

2        MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO MPRESARIAL        

3. ÉTICA POLÍTICA E SOCIEDADE        

CONCLUSÃO:        

REFERENCIA        .17


INTRODUÇÃO (introdução é o numero 1)

        Esse trabalho tem como objetivo de demostrar de maneira clara e ampla as ideias pertinentes ao campo administrativo, relacionando a microeconomia e macroeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Mostrando também uma relação aos métodos quantitativos a gestão empresarial e suas vertentes variados graus de complexidade que juntos se unem e forma-se um único conceito solido e fornece uma visão abrangente ao consumismo da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que é realizada pelas empresas.

        A economia gaúcha possui uma associação com os mercados nacional e internacional superior a média brasileira. Desta forma, a participação da economia gaúcha tem oscilado conforme a evolução da economia nacional e também de acordo com a dinâmica das exportações e importações.

        Irá também Abordar a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, tendo como a Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração.


1. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

As empresas buscam maximizar seus lucros frente aos seus custos e os consumidores buscas a sua satisfação frente à sua restrição orçamentaria e propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que está inserida.

Para Mendes (2004, P. 124), o termo estrutura de mercado refere-se às características organizacionais de um mercado, as quais determinam as relações entre vendedores no mercado compradores no mercado, vendedores e compradores, vendedores estabelecidos e novos vendedores.

Riani (1998, p. 147), que dependendo das características dos bens e serviços que serão produzidos, as firmas irão atuar num sistema de mercado cuja características irão influenciar significativamente as decisões dos produtores sobre quantidade, qualidade, variedade e preço de venda, porém a uma série de fatores que dimensionam e dão forma às estrutura do mercado: Número de empresas que atuam no mercado, a capacidade de produção das instalações das empresas, quantidade e tipo de consumidor a ser atingido, as diferenciações ou a similaridades entre as empresas e os bens e serviços produzidos, informações tanto dos compradores quanto dos vendedores quanto às condições de mercado, e renda dos consumidores e o segmento de mercado (idade, sexo, classe social, pessoa física ou jurídica, etc.) a ser atingido pela produção.

A economia tem como conceito ser: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

Microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organização do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas, que é realizada por cada indivíduo para alcançar os seus objetivos almejados. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um indivíduo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a frequentes mudanças. Efetivamente, a microeconomia tem como um foco de interesse, isto é, antes de tudo, o estudo das escolhas dos agentes económicos, de forma este procede a dado um conjunto de diferentes opções, comparando os benefícios e inconvenientes para seus objetivos ou para a satisfação dos seus interesses, pois ela compara os agregados da quantidade global demandada pelos compradores e a quantidade fornecida pelos vendedores, o que determina o preço.

Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, à medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. O estudo macroeconômico surgiu como forma de oposição ao sistema mercantilista vigente na Europa, este movimento foi chamado por Keynes de Revolução Clássica. Os dois dogmas mercantilistas atacados pelos clássicos eram, o metalismo (a crença de que a riqueza e o poder de uma nação estavam no acúmulo de metais preciosos), e a crença na necessidade de intervenção estatal para direcionar o desenvolvimento do sistema capitalista. Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços. A estrutura econômica se compõe de cinco mercados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com