TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão Pública

POLO: Unidade de Serra Talhada - PE

ACADÊMICO: MÁRIO JAMESSON CORDEIRO FREITAS – RA: 4027691363

TUTOR A DISTÂNCIA: SAMUEL FRANCO

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO PÚBLICA

DESAFIO PROFISSIONAL 3º SEMESTRE

SERRA TALHADA - PERNAMBUCO

MAIO / 2018

ACADÊMICO: MÁRIO JAMESSON CORDEIRO FREITAS – RA: 4027691363

TUTOR A DISTÂNCIA: SAMUEL FRANCO

        

CURSO SUPERIOR EM GESTÃO PÚBLICA

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Gestão Pública do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito final para complementação de nota nas disciplinas Tecnologias de Gestão.

SERRA TALHADA - PERNAMBUCO

MAIO / 2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................4

PASSO 01...................................................................................................................................4

PASSO 02...................................................................................................................................5

PASSO 03...................................................................................................................................6

PASSO 04...................................................................................................................................6

PASSO 05...................................................................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................................9


INTRODUÇÃO

        Após a aprovação da proposta de emenda constitucional que criou um teto para os gastos públicos, a PEC 241, tem a finalidade de congelar as despesas do Governo Federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos.

Com as contas no vermelho, o presidente Michel Temer viu na medida, considerada umas das maiores mudanças fiscais em décadas, uma saída para sinalizar a contenção do rombo nas contas públicas e tentar superar a crise econômica. Este mecanismo enfrenta severas críticas da oposição, liderada pelo PT, pelo PSOL e pelo PCdoB, e também vindas de vários especialistas, que veem na em sua formulação um freio no investimento em saúde e educação previstos na Constituição. O texto da emenda também tem potencial para afetar a regra de reajuste do salário mínimo oficial.

 PASSO 01

O que é a PEC 241/2016 e qual seu objetivo?

A PEC 241/2016, conhecida como a “PEC do teto dos gastos” é uma iniciativa do governo do presidente Michel Temer, e tem o intuito de modificar a constituição federal de 1988. O objetivo é frear os gastos públicos e buscar equilibrar as contas públicas por um período de 20 anos.

Quanto aos recursos, o que será modificado quanto aos gastos mínimos atuais e futuros?

Os recursos não acompanharão as necessidades de gastos dos setores do Estado, tais como: saúde e educação. O orçamento para o ano seguinte será o do ano anterior corrigido de acordo com a inflação.

Quais os problemas e/ou dificuldades que a PEC 241/16 sinaliza?

A PEC sinaliza os seguintes aspectos:

  1. A incompatibilidade de um teto global do crescimento dos gastos vinculados, tais como: INSS, Precatórios, saúde e educação.
  2. A fixação de algumas exceções à aplicação do teto dos gastos, como as eleições e os créditos extraordinários.
  3. O prazo de vigência da PEC, onde mesmo havendo uma melhora econômica, ainda sim estaríamos presos a ela.

PASSO 02

Partindo da contextualização apresentada sobre a doença rara em questão (Atrofia Muscular Espinhal) e associando-a aos seus conhecimentos frente às noções da Administração Pública, neste passo, você deverá verificar e analisar como se daria a gestão pública de processos e práticas efetivos na busca por possíveis soluções para os problemas enfrentados. Ora, assim como mencionado no início deste tópico, sabe-se que a Administração Pública é voltada para o bem da sociedade como um todo, onde o princípio da equidade se faz relevante. Nesse sentido, soluções diferentes para os diferentes problemas existentes, aqui no âmbito da saúde, devem ser estudadas e viabilizadas para a promoção de uma boa qualidade de vida para toda a população, independentemente das doenças que possam vir a acometê-las. Logo, a fim de tornar práticas as concepções teóricas acerca da Administração Pública, responda:

  1. Como poderia se dar a implementação de uma gestão pública voltada para o atendimento de pessoas portadoras de doenças raras?

A judicialização do atendimento em saúde pública resolve o problema imediato do paciente em sua demanda por medicamentos, mas causa graves problemas orçamentários em algumas prefeituras. Às vezes a gente tem pessoas, em municípios pequenos, que fazem uma judicialização em saúde e o Secretário de Saúde se vê obrigado a comprar uma medicação de 300 mil reais/100 mil reais, comprometendo o orçamento da saúde daquela cidade.

 Atualmente, o Sistema Único de Saúde não trata, a não ser judicialmente quando consegue na Justiça uma liminar para que se trate. Não há uma política pública de saúde voltada para as pessoas com doenças raras. O projeto de lei de autoria do deputado Jean Willis, do PSol do Rio de Janeiro, que está em tramitação na Câmara, ressalta que  projeto inclui o tratamento no SUS, mas cabe ao Ministério da Saúde criar, além do tratamento em si, um programa de esclarecimento, como por exemplo, preparar para a própria sociedade, um programa de capacitação dos médicos, porque os próprios médicos não estão preparados para lidar com as pessoas com doenças raras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (66.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com