TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Por:   •  2/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: Economia

PROFESSOR(A):

NOTA:_______________________________________________________________________________________

Aluno: Wildegan Rocha dos Santos

RESUMO

(Conceitos Fundamentais da Economia)

OEIRAS/2017

Conceitos Fundamentais da Economia

A Economia é de grande importância na vida da humanidade, surgiu como ciência a partir de 1.776, com a publicação de Adam Smith (considerado o pai da Economia), A Riqueza das Nações; antes, a Economia não passava de um pequeno ramo da Filosofia Social e do Direito, no entanto, com o surgimento do mercantilismo e a fisiocracia, as ideias econômicas começam a se desenvolver. Como podemos observar hoje quando andamos pelos comércios, há muitas pessoas dentro das lojas interessadas em compra e outras interessadas em vender, essa dinâmica é o que podemos chamar de comercio capitalista, nestes termos a economia é a ciência que procura estudar os negócios comuns da vida da humanidade, ou seja, a vida cotidiana das pessoas, em outras palavras, pode dizer que Economia estuda a maneira de administrar os recursos com o objetivo de produzir bens e serviços, e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.

Diante disso, nota-se que a Economia é a administração de recursos, recursos estes que podem ser escassos ou limitados, isso pode acontecer quando a quantidade produzida de bens ou serviços, não for suficiente para o uso imediato, por está razão a Economia tem sido entendia como o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos. Ainda que possamos estudar Economia de varias maneiras, fica um assunto complexo, embora se refira a um grupo de pessoas que interagem entre si, diante disso, podemos imaginar que a primeira coisa que precisamos entender, quando se quer compreender uma economia, é saber como são tomadas as decisões.

Neste sentido, o processo de tomada de decisões envolvem quatro princípios: As pessoas precisam fazer escolhas e essas escolhas não são de graça; O custo real de alguma coisa é o que o individuo deve despender para adquiri-la; Pessoas são consideradas racionais e, por isso, elas pensam nos pequenos ajustes incrementais de todas as decisões nos ganhos adquiridos em função das suas escolhas, ou seja, as pessoas e empresas podem melhorar  seu processo de decisão se levar em consideração a margem de lucro e produção; As pessoas reagem a estímulos. Como elas tomam decisões levando em conta os benefícios e seus custos, qualquer alteração nessas variáveis pode alterar o comportamento da sua decisão. A questão básica que norteia o processo econômico implica em como as pessoas interagem, ou seja, como as economias funcionam. Os mercados são geralmente bons organizadores da atividade econômica, os mercados às vezes falham e, por isso, os governos podem melhorar os resultados do mercado, através de uma eficiente administração pública. No funcionamento da Economia, o mercado estabelece o quanto e como produzir, isto é, as decisões do planejador central são substituídas pelas decisões de milhares de pessoas e empresas. Dessa forma, o mercado na maioria das vezes é a melhor forma para destinar os recursos escassos, no entanto, às vezes falha nessa tarefa, com isso o governo precisa intervir na economia.  

A Economia estuda a maneira de administrar os recursos com o objetivo de produzir bens e serviços, e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade, diante disso, podemos afirmar que bem é tudo aquilo que permite satisfazer às necessidades humanas, eles podem ser livres e econômicos, os livres são aqueles cuja quantidade é ilimitada e podem ser obtidos sem nenhum esforço na natureza, já os bens econômicos, são escassos e têm valor no mercado. Eles ainda se dividem em materiais são aqueles de natureza material que podem ser estocado e são tangíveis, e imateriais ou serviços são tudo que é intangível. Os bens matérias se dividem em bens de consumo são aqueles usados diretamente na satisfação dos seres humanos e podem ser duráveis e não duráveis, enquanto bens de capital são utilizados no processo produtivo, ou seja, são a matéria prima para produzir outros bens; por sua vez dividissem em bens finais, são bens acabados e bens intermediários são bens que ainda estão inacabados, que precisam ser transformados para atingir a sua finalidade principal. Os bens podem classificar-se ainda em Bens públicos são não exclusivos e não disputáveis são os bens públicos, Bens privados são exclusivos e disputáveis, produzidos e possuídos de forma privada. Pode-se dizer então que bem é tudo o que tem utilidade para satisfazer uma necessidade ou suprir uma carência; e serviço implica uma atividade intangível que proporciona um benefício sem resultar na posse de algo.

Nesta premissa, podemos citar os agentes econômicos que são pessoas de natureza física ou jurídica que, através de suas ações, contribuem para o funcionamento do sistema econômico, seja este capitalista ou socialista. Eles Podem ser uma Empresa, inclui todos os agentes encarregados de produzir e comercializar bens e serviços, ligados por sistemas de informação e influenciados por um ambiente externo. Podem ser uma Família, inclui todos os indivíduos e unidades familiares da economia e que, no papel de consumidores, adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços para o atendimento de suas necessidades. E Governo, inclui todas as organizações que, direta ou indiretamente, estão sob o controle do Estado, nas suas esferas: federal, estadual ou municipal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com