TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Criativa

Por:   •  12/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

Economia Criativa

        A economia criativa é ligada a inovação de criar um bem/serviço ou desenvolver forma diferente de realizar um trabalho, mas utilizando o capital intelectual de seus colaboradores. A ONU reconhece a economia criativa como um conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento com uma dimensão de desenvolvimento e ligações transversais a níveis macro e micro à economia Global. O leque de oportunidades que a economia criativa abrange é bem amplo, como por ex: novas mídias, designers, áudio visual, serviços criativos, sítios culturais etc. Em resumo, economia criativa é uma maneira de criar um produto ou serviço sempre com um valor simbólico embutido, como um diferencial, servindo como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social. Importante citar, que a economia criativa pode ser a indústria toda ou atividades que ajudam com insumos de produção para empresas de economia criativa e também apoiar indiretamente uma indústria que trabalhe desta forma.  

        No Brasil, após a convenção internacional relacionada à economia criativa em 2012, o governo montou um plano de desenvolvimento para políticas públicas relacionadas ao setor cultural, surgiram efeitos positivos que ajudar a expandir essa economia no País. Ressalto que a economia criativa não está ligada apenas as empresas e também aos profissionais liberais e informais. Todo tipo de resultado inovador, um jeito novo de vender o produto, faz parte deste processo. Mas mesmo com avanços na área, ainda se faz necessário novas políticas públicas, incentivo do atual governo para fomentar ainda mais esse nicho, pois, esse pilar da economia corresponde apenas 2,5 % do PIB.  É evidente que ainda temos um longo caminho.

        No tocante a pandemia que estamos vivemos, muita gente perdeu o seu emprego devido à situação econômica do País e do mundo, mas a economia criativa pode ser uma oportunidade para sair da crise, é da necessidade que precisamos ser criativos e inovadores. Você não precisa desenvolver um projeto que o leve para o Nobel de física quântica, mas sim desenvolver uma capacidade de sair da crise em cima de um produto/ serviço que realize muito bem e coloque toda sua atenção e que ganhe um valor referencial.

Maisa Dib Miguel

RM: 201382

Sorocaba, 12/10/2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com