TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Economia Criativa

Por:   •  16/11/2017  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o texto, economia criativa e a ligação entre economia e cultura, ou seja, as atividades que necessitam da criatividade humana, como a arquitetura, designer, artes visuais e a publicidade, vêm crescendo cada dia mais no Brasil e gerando muitos empregos com bons salários, porém a economia criativa ainda sofre muito preconceito, muitos o avaliam ainda como uma mercadoria, e não como um recurso. As empresas brasileiras precisam investir mais e dar mais valor a inovação, assim esse mercado será mais valorizado. Ainda é mencionado um dos pontos fortes da economia criativa “a ênfase na produção” que pode valorizar iniciativas regionais da produção em massa. Com a alta capacidade de fragmentação da cadeia muitas economias perderam atividades industriais.

O artigo deixa claro ao leitor que “economia criativa” quer dizer que se deve ter criatividade para se diferenciar da concorrência, contando com colaboradores criativos fazendo disso seu diferencial, tornando-a um centro criativo, utilizando a cultura como recurso e com uma visão mais abrangente, fazendo assim com que a economia do país tenha um crescimento constante.

Em Minas Gerais segundo o mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, o emprego formal criativo está na média, pois o número de profissionais está relevante, porém a remuneração está abaixo da média do país. Se focarmos objetivamente na cidade de Ituiutaba, a quantidade de colaboradores na área de economia criativa está muito abaixo da média e não chega a 1% da quantidade do estado de MG, em nenhum dos segmentos, isso deve-se a falta de investimento, inovação, estratégias e fazem com que a cidade fique dessa forma.

Há uma distinção importante entre economia e iconomia (capitalismo 3.0), segundo pesquisadores: “O que gera valor, hoje, não é, como nos modelos econômicos tradicionais, a utilidade da coisa ou a energia gasta em sua construção, mais sim uma construção que combina com a coisa, o ser e o símbolo. O conhecimento é sempre algo simbólico, intangível.”. Ou seja, uma indústria sempre vai ser diferente da outra, porém uma pode somar valor no setor para a outra como uma indústria têxtil para uma indústria de moda.

É importante entendermos o termo economia criativa, pois o mercado está exigindo das empresas “o ser criativo”, por exemplo uma empresa que possui essa economia, na época da crise ela irá se sustentar, devido as suas inovações, proporcionando aos seus cliente melhor qualidade no atendimento, nos produtos e nos serviços, lembrando que o índice de colaboradores criativos possui grande influência para o destaque da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com