TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação. Ciência. Tecnologia

Por:   •  3/11/2023  •  Monografia  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 6

TÍTULO

Nome do autor (aluno)[1]

 

RESUMO

Antes de elaborar o seu trabalho, acesse as orientações para Elaboração de TCC disponíveis na rota de aprendizagem. Siga este modelo para formatar o seu artigo. Consulte as orientações para elaboração do TCC. O resumo deve ser elaborado na língua vernácula. Segundo a ABNT NBR 6022/2002 e NBR 10520/2023, o resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. Apresentando-se em parágrafo único, sem recuo, com espaçamento simples, utilizando o verbo na voz ativa e terceira pessoa do singular e. Quanto a sua extensão, o resumo deve ter de 150 a 250 palavras. O resumo deve trazer uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do artigo, sem a utilização de citações. O resumo deve ser o último elemento a ser construído no artigo (embora deve aparecer primeiro no trabalho) para que realmente possa expressar o que o pesquisador alcançou com o texto produzido. Abaixo do Resumo devem figurar as palavras-chave, precedidas da expressão “Palavras-chave” e separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Palavras-chave: Educação. Ciência. Tecnologia.

1 INTRODUÇÃO

A introdução deve criar uma expectativa positiva e despertar o interesse do leitor. Ela precisa apresentar o assunto e delimitar o tema, os objetivos, a justificativa, analisando a problemática que será investigada, trazendo os elementos essenciais da pesquisa (delimitação, justificativa, problema, objetivos e ao final trazer a descrição da estrutura do artigo (indicando o que foi trabalhado em cada seção), definindo conceitos e especificando os termos adotados a fim de esclarecer o assunto.

2 DESENVOLVIMENTO

O título dessa seção, quando for utilizado, não deve apresentar a palavra “desenvolvimento” e nem a expressão “corpo do trabalho”. Deve ser escolhido um título geral que englobe todo o tema abordado na seção, e subdividido conforme a necessidade.

Os títulos primários (numerados como 1, 2, 3, por exemplo) devem vir em negrito e maiúsculas. Os títulos secundários (numerados como 2.1, 2.2, 2.3, por exemplo) devem vir em maiúsculas e sem negrito. Os títulos terciários (numerados como 2.1.1, 2.1.2, por exemplo) devem vir sem negrito e em caixa baixa.

Exemplos:

2 HISTÓRICO DA POLÍTICA AGRÁRIA NO BRASIL

2.1 ORIGENS DA POLÍTICA AGRÁRIA NO BRASIL

2.1.1 Primeira fase

O desenvolvimento deve apresentar a fundamentação teórica, também chamada de revisão de literatura ou referencial teórico. Ele é um texto em que o pesquisador deve articular ideias e contribuições de outros autores com reflexões e discussões de sua própria autoria, com a finalidade de constituir a base teórica de sua pesquisa. “Tem o objetivo de desenvolver o tema principal, ressaltando os aspectos mais importantes, de modo a discutir, analisar e interpretar o assunto em foco” (Santos, Molina, Dias, 2007, p. 154).

As citações podem ser curtas ou longas: curtas, até 3 linhas vão entre aspas, no texto, como no parágrafo acima. As citações longas, ou seja, aquelas com mais de 4 linhas, ficam assim:

[...] a Administração Pública, num sentido amplo, deve ser entendida como todo o sistema de governo, todo o conjunto de ideias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana, que determinam a forma de distribuir e de exercer a autoridade política e como se atendem aos interesses públicos. (Matias-Pereira, 2009, p. 9).

Neste item, também deve constar a descrição da metodologia utilizada (métodos e procedimentos utilizados para coleta de dados) para o desenvolvimento do trabalho, os procedimentos adotados para realização da pesquisa. Essa descrição deverá ser inserida no texto do desenvolvimento, não há necessidade de fazer um item separado para isso.

O desenvolvimento deve ser organizado de modo que sua estrutura atenda aos objetivos de pesquisa. Assim, as seções do desenvolvimento não devem ser escolhidas aleatoriamente trazendo conteúdo sem conexão com os objetivos e a pergunta de pesquisa.

Caso seja necessário inserir no desenvolvimento tabelas, gráficos, quadros ou figuras, estes elementos devem ser numerados, assim como devem trazer títulos e a indicação da fonte abaixo de cada um, conforme orientações da ROTA 2 (pp.12 e 13).

No caso de você criar uma tabela ou quadro, a fonte deve ser identificada conforme exemplos abaixo:

Fonte: Autoria própria ou 'O próprio autor, baseado em dados de ...".

Tabela 1 - Relação entre peso e estatura (meninos de 13 anos)

Indivíduo

Peso (kg)

Estatura (metros)

1

35

128

2

38

140

3

45

140

4

50

130

5

52

150

6

56

155

Fonte: (Duarte, 2016, p. 19).

Quadro 1 – Competências do profissional

Saberes

Conceituações

Saber agir

Saber o que e por que faz. Saber julgar, escolher e decidir.

Saber mobilizar

Saber mobilizar recursos de pessoas, financeiros, materiais, criando sinergia entre eles.

Saber comunicar

Compreender, processar, transmitir informações e conhecimentos, assegurando o entendimento da mensagem pelo outro.

Saber aprender

Trabalhar o conhecimento e a experiência. Rever modelos mentais. Saber desenvolver-se e propiciar o desenvolvimento dos outros.

Saber comprometer-se

Saber engajar-se e comprometer-se com os objetivos da organização.

Fonte: (Fleury, 2001, p. 15).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com