TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação: a base da Transformação Social

Por:   •  7/4/2016  •  Artigo  •  4.168 Palavras (17 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 17

A Educação: a base da Transformação Social

        

SILVA, Glaucilene Morais¹

Glaucilenemoraissilva27@hotmail.com

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir resumidamente a importância da educação e do professor para estrutura organizacional e social de uma sociedade. Em uma breve analise levantar os desafios e caminhos para que ambos possam interferir diretamente no processo de transformação social. As pessoas desenvolveram ao longo do tempo uma capacidade de acumular e repassar conhecimentos das mais variadas formas. Nenhum país teria sobressaído e ocupado um lugar de privilégio no ranke dos países desenvolvidos, nem figurado entre os mais destacados da história, se não tivesse existido o processo educacional e principalmente os professores. Estes ofereceram a base para que seus países alcançasse o patamar de avanço tecnológico e social. Tal processo é pautado na razão e na inteligência humana. E neste patamar que entra uma educação conduzida por processo de ensino que leve a criar um cidadão emancipado e critico. E o papel para formação deste cidadão se recai nas mãos de milhares de professores mal capacitados e pagos pela máquina administrativa brasileira.

Palavras chaves: Governo. Educação. Professor. Comunidade. Aluno

Introdução

Este artigo tem como objetivo discutir o processo educacional de uma maneira mais geral, levando a refletir sobre o papel do professor em sala de aula. A importância deste profissional para a economia e infraestrutura de um país é de fundamental importância para o processo de ensino aprendizagem. Profissional que na rede publica municipal ,estadual e federal muitas das vezes não é valorizado e muito menos reconhecido pela máquina administrativa como peça central para transformação social e material de uma nação.

___________________________________

1 Aluna do Curso de pós-graduação FACINTER. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso: Metodologia do ensino de Historia e Geografia da Faculdade Internacional de Curitiba. FACINTER, 1-2012.  

Não que esteja glorificando ou santificando a profissão do professor, intuito não esse. Existem várias outras profissões essenciais para a sustentabilidade e crescimento de uma nação. Mas se procurar refletir bem no caso em questão, nota-se que todas as outras profissões têm seu referido conhecimento teórico passado por um professor. Em outras palavras todos profissionais que conhecemos já passaram por uma escola e receberam orientação de um professor.

Desde os primórdios da cultura grega, o professor se encontra em uma posição de importância vital para o amadurecimento da sociedade e a difusão da cultura. O professor possui todas as responsabilidades perante uma educação de qualidade, muito mais libertária e inteligente, do que conteúdista  e disciplinadora.  Tem que ser um profissional capaz de entender que a transposição didática vai muito além de uma mera exposição do conteúdo. Essa transposição deverá acontecer de forma que o aluno assimile o conteúdo proposto. O grande trunfo do professor é estimular os estudantes ao pensamento critico e mostrar os caminhos para reagir perante as incertezas do mundo contemporâneo.

  1. Um novo profissional perante as novas transformações sociais

“Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber” (BRANDÃO,1993, p. 16).

A integração da internet na escola, em todos os seus níveis, é de fundamental importância porque já estão presentes na vida de todas as crianças e adolescentes e funcionam de modo peculiar, real ou virtual concorrendo com a escola e a família de maneiras bastante desigual. Uma de suas funções é contribuir para compensar as desigualdades que tendem a afastar a escola dos jovens e, por consequência, a dificultar que a instituição escolar cumpra efetivamente sua missão de formar o cidadão e o indivíduo competente. Por isso, é importante considerar esta ligação, na perspectiva da internet e educação, em suas duas dimensões inseparáveis: as mesmas podem ser consideradas como um objeto de estudo de grande importância ou também uma proposta pedagógica que oriente os educandos a ter uma visão mais ampla do meio social em que vive.

Na atualidade, as transformações acontecem rapidamente devido aos meios de comunicação e à tecnologia, é necessário que os professores estejam sempre preparados para ouvir perguntas das mais diferentes formas e linguagens. Os alunos têm hoje a sua disposição uma fonte enorme de informação: Internet, jornais, TV, trazem consigo as mais variadas informações das mais diferentes culturas. E com toda essa informação o professor deve propiciar aos alunos o conhecimento amplo por meio do estudo, exaltando a consciência em manifestações amplas do pensar e do sentir. São de grande relevância esses recursos que o mundo globalizado propõe para a sociedade, pois os mesmos fazem com que o educando tenha uma informação em tempo real como é o caso da internet, ou seja, é um meio de extrema importância para as aulas. Internet na educação é importante porque vivemos num mundo onde as redes de informações estão onipresentes, sendo preciso considerar sua importância na vida social, particularmente no que diz respeito aos jovens. Cabe ressaltar que muitas das vezes essas informações em tempo real fazem com que professores e alunos se acomodem e não conseguem   se aprofundarem e uma pesquisa ou estudo.

Levando muitas vezes “receitas prontas” para a sala de aula, em lugar da reflexão sobre o conteúdo a ser ensinado. Influências de abordagens baseadas nos efeitos negativos das mídias devem ser banidas da Educação. Pois estes tendem ocupar o lugar da compreensão das implicações sociais, culturais e educacionais. A integração internet à escola ruim quando e de modo meramente instrumental, sem a reflexão e discussão do conteúdo encontrado na rede mundial de computadores.

"A Escola Cidadã é aquela que assume como centro de direitos e de deveres". O que caracteriza é a formação para a cidadania. A Escola Cidadã, então, é a escola que viabiliza a cidadania de quem está nela e de quem vem a ela. Ela não pode ser uma escola cidadã em si e para si. Ela é cidadã na medida mesma em que se exercita na construção da cidadania de quem usa o seu espaço. A Escola Cidadã é uma escola coerente com a liberdade.É coerente com o seu discurso formador, libertador. É toda escola que, brigando para ser ela mesma, luta para que os educando - educadores também sejam eles mesmos. E como ninguém pode ser só, a Escola Cidadã é uma escola de comunidade,de companheirismo.É uma escola de produção comum do saber e da liberdade.É uma escola que vive a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (185.4 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com