TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa que não tem uma gestão por competências sofre

Por:   •  16/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.464 Palavras (14 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Avaliação por competências é muito importante dentro de uma empresa, devido ser através dela que podemos fazer uma seleção para uma avaliação das competências de todos os candidatos. E através dela também que podemos identificar melhor, cada colaborador, assim podendo desenvolver um processo de capacitação para que cada um deles possa ser capacitado na área de destino que foi designado a exercer.

Quando uma empresa tem uma gestão por competência ela tem a chave do sucesso, através dela consigamos um profissional disposto a ser trabalhador e treinado, para exercer qualquer área com um bom desempenho.

A empresa que não tem uma gestão por competências sofre. Os funcionários têm uma queda no seu quadro de rendimento de produtividade, e é nesse momento que precisamos da ferramenta de avaliação para que possamos avaliar os funcionários, para vermos o seu desempenho, mas atividades a ele determinada, para identificarmos, se há necessidade de treinamento e desenvolvimento, e assim trabalhando com sucesso focando nos funcionários de pouco rendimento, trazendo para uma atualização de um novo sistema de motivação garantindo o sucesso dele e o da empresa.

A avaliação por desempenho surge para ajudar empresas, para que possam julgar as qualidades de uma pessoa, vendo o que pode contribuir para a organização. Em um modelo de gestão por competência, a avaliação de desempenho é uma ferramenta que auxilia a ter clareza para se mesmo e para empresa, vendo qual das suas competências poderá ser trabalhada, para favorece a empresa. E também ajuda a nos processos de recursos humanos de desenvolvimento de pessoal, aprendizagem, recrutamento de seleção, carreiras sucessões e remunerações.

A empresa é gerenciada por pessoas, elas representam um recurso estratégico único das organizações, por isso é necessário entender suas preocupações, aspirações e competências, é essencial para determinar as opções estratégicas de uma empresa. Antes não era assim, até pouco tempo o relacionamento entre as pessoas era considerado contrario. O setor de recursos humanos era voltado apenas para a adaptação das pessoas aos cargos. Mas hoje em dia, as pessoas deixaram de ser passivas e ganharam autonomia para gerir seus processos de trabalho, assim, não são mais necessários que o funcionário somente execute as tarefas relacionadas aos seus cargos, eles precisam contribuir para o sucesso da organização.

Desenvolvimento

A empresa

A rede de Posto JB e uma empresa que trabalha no ramo de venda de combustíveis automotivos e demais serviços como gasolina, etanol, diesel, troca de óleo, borracharia, para todos os veículos de passeio, utilitários, e carretas como diferenciar-se pelo atendimento humanizado, ágil e eficiente e com excelência em produtos e atendimento.

Quadro de competências:

SABER AGIR Saber o que faz e Por que.

SABER MOBILIZAR RECURSOS Criar e mobilizar recursos e competências

SABER COMUNICAR Compreender, trabalhar, transmitir informações, conhecimentos.

SABER APRENDER Trabalhar o Conhecimento e a experiência, rever modelos e conceitos, saber desenvolver-se.

SABER ENGAJAR-SE E COMPROMETER-SE Saber empreender, assumir riscos, comprometer-se.

SABER ASSUMIR RESPONSABILIDADES Ser responsável, assumindo os riscos e conseqüências de suas ações, obtendo reconhecimento por isso.

TER VISÃO ESTRATEGICA Conhecer e entender o negocia da organização, o seu ambiente, identificando oportunidades e alternativas.

Cargos escolhidos para a avaliação:

Gesto de Recursos Humanos: E o responsável pela equipe de departamento de pessoal, que coordena e desenvolver as estratégias de atuação e de trabalho para os subordinados.

°Competências a serem trabalhadas: Planejamento e monitoramento; Marketing Pessoal; Liderança.

Planejar e monitorar o treinamento dos supervisores, criarem uma boa imagem com produtos e uniformes, equipamentos etc. Manter a liderança sobre os funcionários como um exemplo para ser seguido.

Superviso Geral Externo: Supervisionar as atividades realizadas pelos colaboradores de forma correta na distribuição de tarefas e determinar todas as suas correções em determinada área ou setor.

°Competências a serem trabalhadas: Liderança; Comprometimento; Persuasão e redes de contatos; Independência e autoconfiança.

ETAPA 1

O trecho do filme Tempos modernos ,esclarece uma realidade que os funcionários tinham que enfrentar para poderem continuar empregados , os funcionários passaram a ser enxergado só como uma peça de objetos que naquela época não tinha valor algum ,e trabalhavam muito para ganhar um salário muito baixo e as horas extras eram diariamente sem valor algum , a tecnologia ainda não era muito avançada mais as maquinas eram novidades no momento ,mais os empresários ainda precisavam da mão - de –obras, assim com a continuidade de explorar os seu funcionários eles trabalhavam muitas horas com os mesmos movimentos o dia todo e isso podendo causar um desconforto para a saúde de seus funcionários e repetição como se fossem uma maquina e prejudicava a saúde mental dos operários .

Os funcionários não eram reconhecidos pelo seus esforços ou vontade de mudar de cargo,eles eram colocados naquele posto e ficavam cavados até a saída da empresa, e tinham que produzir muito em pouco tempo e assim os funcionários iam trabalhar sem motivação pois a empresa não tinha incentivo para isso mudar .

Com a Moderna Gestão mudou o modo de visão dos superiores, hoje os operários não são mas visto ou colocados como um objeto sem valor , mais sim como um funcionário com vontade de aprender mais do que foi sugerido e poder mostrar o seu talento e suas expectativas para o futuro em si dentro da empresa.

E isso tudo mudou por que todos tem os direitos iguais tendo um emprego saudável um salário que dar para suprir as suas necessidades e assim acabando com desigualdade que uns tinham muito e os outros tinham nada.

Atualmente temos uma Gestão de Pessoas que se preocupa mais com o bem estar dos funcionários se relacionando diretamente ,querendo saber o que precisa ser melhorado para o desempenho de sua carreira dentro da organização, podendo se destacar na área que mais se identifica tendo os direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com