TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Clássica

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria

Escola Clássica

Partindo do Principio que a Ideia Central  da economia Classica é a de concorrencia, essa Escola tem como base  os preceitos filosóficos do liberalismo e do individualismo que dominaram toda a europa pós renascentista  lideradas pela emergente e principal responsavel pela expansão do comermercio e consequentemente do Capitalismo , a Burguesia.

No campo específico da administração das empresas, coube a dois engenheiros o lançamento dos fundamentos de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.

O primeiro deles foi estadunidense Frederick, com sua obra “Shop Management” lançada em 1903, que teve uma repercussão enorme nos meios acadêmicos e empresariais. O segundo Henri Fayol ,com seu trabalho “Administracion Industrielle et Generale”, publicado em 1916 ganhou um prestígio extraordinário.

Dividindo assim ,do ponto de vista didatico, a Escola Classica em Dois grupos Teoricos: Administração Científica por Taylor e a Teoria Clássica da Administração, Por Fayol.

 Administração Científica (Operacional)

A administração cientifica ou Taylorismo como tambem é conhecida, tem como principais métodos a mensuração e a observação, que tem como objetivo original eliminar as formas de desperdício mais constantes nas industrias proporcionando assim um salto consideravel no nível de produtividade da mesma.

Taylor , engenheiro e fundador desse grupo teorico começou  seus estudos sobre administração dentro da própria fabrica onde trabalhava, buscando aumentar a produtividade, diminuir custos e desperdícios. Para ele a Administração Cientifica deveria ser implantada de forma sistêmica e gradual, para evitar descontentamento e atritos tanto nos niveis administrativos como nos operacionais, na qual dentro de 4 ou 5 anos se notaria os resultados.Sempre assegurando que tanto o “patrão” quanto os empregados tenham prosperidade e produtividade em suas atividades.

 A Caracteristica marcante deste sistema foi a substituiçao da forma empirica com baixissima produtividade pela organização e divisão de tarefas dentro da empresa,sempre com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.

Dessa Forma Taylor revolucionava a forma da operacionalidade das empresas , trazendo beneficios tanto para as empresas :

  • Eliminação de desperdícios, 
  • Aumento dos níveis de produtividade, 
  • Redução de custos, 
  • Produtos com qualidade superior aos anteriores 

Como para os Funcionarios, indo de contra assim ao paradigma da relação Empresa-Contribuidores da época :

  • Salários mais elevados
  • Política de incentivos por metas de produção cumpridas
  • Condições de trabalho
  • Jornada de trabalho reduzida e pausas para descanso

Teoria Clássica da Administração (Organizacional)

Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.

Esse Grupo teorico caracterizava-se pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com