TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola das Relações Humanas

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

Escola das Relações Humanas

O foco nas empresas estava mudando, passando de um conceito Clássico e Científico, como na divisão das tarefas e estrutura organizacional, para um conceito mais Humanístico. A Escola das Relações Humanas ou a Teoria das Relações Humanas foi mais visada a partir da experiência de Hawthorne.

O resultado das experiências de Elton Mayo na empresa Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne tornou-se de grande importância para o surgimento da Escola das Relações Humanos e da ênfase nas pessoas nas organizações. Mayo realizou experimentos relacionando produtividade e condições físicas de trabalho.

Nesse conceito Humanístico o objeto de estudo são as pessoas e a interação delas com os demais e o meio onde exercem seus ofícios. Houve um desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho, onde se realizavam análises das características humanas, focava nos aspectos individuais e sociais do trabalho e estudava a personalidade, a motivação e os incentivos.

Essa Teoria se originou da necessidade de humanizar e democratizar a administração das empresas, de se conhecer, estudar mais as ciências sociais onde as pessoas são mais bem visadas, principalmente no ramo da psicologia.

Dentre os autores que agregaram referencial teórico podem ser citados: Mary Parker Follet (1868-1933), George Elton Mayo (1880-1949), Kurt Lewin (1890-1947), Hebert Alexander Simon (1945), Abraham H. Maslow (1908-1970), Frederick Herzberg (1959) e Douglas M. McGregor (1960).

Essas ideias irão influenciar as seguintes escolas de Administração: a Escola Comportamental ou Behaviorista e a Escola do Desenvolvimento Organizacional, entre outras.

A experiência de Hawthorne

Críticas à Teoria das Relações Humanas

Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com