TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estatística Organizacional

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 ESTATÍSTICA        

2.1.1 ANÁLISE DE PROBABILIDADE EMPRESARIAL        

2.1.2 USUÁRIOS DA ESTATÍSTICA        5

2.1.3 ESTATÍSTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL        6

2.1.3.1 ORGANIZAÇÃO PRIVADA        6

2.1.3.2 ORGANIZAÇÃO PÚBLICA        7

2.2. GESTÃO DE PESSOAS        7

2.2.1 ASPECTOS CULTURAIS E COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES        8

2.2.2 A IMPORTÃNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR        8

4 CONCLUSÃO        11

REFERENCIAS...........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho sugerido pela equipe de professores: Vânia Silva. Regis Garcia. Helenara Sampaio. Monica Silva. Marcelo Viegas. Regina Malassise. Rodrigo Trigueiro, com objetivo aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos com as disciplinas do terceiro período do curso de graduação em Administração.

O trabalho desenvolve respostas ao questionário proposto na atividade em forma de texto corrido, sem perder o conteúdo do mesmo. Portanto o texto discorre tema voltado para a estatística, probabilidade e gestão de pessoas, apresentando conceitos, vantagens e necessidade de utilização dentro das organizações.

Contudo é possível compreender que a estatística é fundamental no desenvolvimento organizacional de uma empresa, o resultado dos estudos efetuados com coletas de dados fornece aos administradores informações próximo à realidade, para que o mesmo tome as devidas decisões dentro da gestão, e que a probabilidade é muito importante para novas visões de andamento futuros da empresa.

O trabalho apresenta ainda, o cenário globalizado desafiador, a seus gestores despertando para uma reavaliação constante das diretrizes de desenvolvimento de motivação de pessoal dentro das instituições, e como o administrador pode usar da estratégia para vencer a competitividade juntamente com seus colaboradores devidamente capacitados para o mercado de trabalho.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTATÍSTICA 

A estatística por disponibiliza dados e informações, provenientes de questões, afim de, obter respostas o mais próximo do real para tomadas de decisões, exemplo dados do IBGE.

Segundo o Dicionário Aurélio Estatística é um “Ramo das matemáticas aplicadas cujos princípios derivam da teoria das probabilidades, que tem por objeto!  O agrupamento metódico assim como o estudo de séries de fatos ou de dados numéricos; Quadro numérico de um fato que se presta à estatística: Estatística da natalidade; Conjunto de dados estatísticos sobre um país em geral, ou sobre qualquer ramo da sua atividade! : Estatística do comércio”.

Pode-se dizer que a estatística é uma ferramenta muito importante para o profissional administrador de Empresas, pois é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados quantitativos e qualitativos que auxilia nos processos de a utilização tomada de decisões. As informações estatísticas podem ser representadas, basicamente, em três formatos: Língua natural, Símbolos ou Números e Tabelas ou Gráficos; usualmente, utilizam-se combinações de mais de uma destas formas.  A estatística basicamente se divide em 3 áreas: 1. Descritiva; 2. Probabilidade; 3. Inferência Estatística.  

2.1.1 ANÁLISE DE PROBABILIDADE EMPRESARIAL

Segundo SCHNEIDER (2009) Construir e testar futuros alternativos como modelos mentais do presente e no final construir um cenário futuro desafiador e criativo, promovendo o compartilhamento da visão empresarial, faz parte da visualização do futuro.

Entendendo que eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios, principalmente para as pequenas e médias empresas por não possuírem a estrutura administrativa das grandes organizações. Porém, é necessário saber que as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

Portanto, a estatística como meio da análise de probabilidades pode sim, ajudar as empresas à preverem cenários em seus planejamentos, uma vez que, na realidade os cenários não eliminam todas as incertezas em relação ao futuro, e nem poderiam, mas podem reduzi-las e organizá-las em um número limitado de alternativas com maior ou menor probabilidade de ocorrência.

2.1.2 USUÁRIOS DA ESTATÍSTICA

Mesmo que haja controversas, uso da estatística não está restrito apenas aos profissionais da área de matemática e estatística, em função da própria definição de Estatística vista acima, o que deixa evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

A prova disso está no cotidiano das demais áreas, que dentre tantas é possível citar como por exemplos:

  • EDUCAÇÃO: A Pedagogia usa a Estatística como uma ferramenta de muita importância para avaliar o número de alunos que frequentam a escola, as evasões escolares, bem como para fazer comparações de matrículas de ano a ano e demonstrar dados quantitativos, avaliativos do rendimento anual da escola no sentido de prestar contas junto à população;
  • COMPANHIAS DE SEGUROS: elaborando estatísticas ligadas ao ramo securitário, fornecendo assim bases para a criação de planos, de padronizações estatísticas e de modalidades de seguros;
  • AGÊNCIAS DE MARKETING OU PUBLICIDADE: realizando pesquisas e análises de mercado e de opinião pública;
  • EMPRESAS GOVERNAMENTAIS: como por exemplo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) ou a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), realizando pesquisas sobre a realidade brasileira, e produzindo, em cima dos resultados, análises da população e da qualidade de vida;
  • INSTITUTOS DE ANÁLISE DE CONTROLE DE QUALIDADE: realizando pesquisas de produto e de opinião pública, além de analisar a qualidade do mesmo produto de diversas marcas, produzindo selos de garantia e obrigando as marcas que tenham produtos inadequados a se regularizarem;
  • ONGs (Organizações Não governamentais): produzindo estatísticas que ajudem os projetos sociais a atingirem o problema de maneira mais efetiva e eficaz;
  •  INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: pode trabalhar fornecendo informações à instituições financeiras, para a elaboração de planos de investimentos, esta sim, é a área em que a estatística fica em evidência, pois, utiliza tanto o profissional da área de matemática quanto o da estatística.

2.1.3 ESTATÍSTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL

O uso da Estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial, sendo ela, Privada ou Pública visando à tomada de decisão correta, em face das incertezas. Desta forma, a aplicabilidade da estatística na gestão empresarial consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo  levantamentos por amostragem. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (167.7 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com