TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia Logística

Por:   •  7/8/2017  •  Dissertação  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégia Logística e Planejamento

Em virtude das necessidades e das novas competências em um ambiente de grandes e profundas mudanças as grandes empresas vem sendo obrigadas a rever os seus parâmetros de gestão. Isso ocorre porque para se planejar estrategicamente exige uma relação entre o ambiente interno e externo da empresa, no qual temos que considerar a visão do futuro e os meios para alcançá-lo.

O planejamento estratégico de logística é um processo de muita compreensão e de diferentes elementos que se interagem como termos de troca e de custo total para a empresa. Por isso planejamento estratégico é definido como um processo unificado, compreensivo e integrado para se alcançar à vantagem competitiva através do valor acrescido e do resultado em satisfazer o cliente.

As principais áreas do planejamento estratégico é nos níveis de serviço ao cliente, a localização, os estoques e o transporte que por sua vez causam um grande impacto na lucratividade, no fluxo do caixa e no retorno sobre o investimento das empresas.

Temos diversas razões para se planejar. Quando estamos planejando, devemos considerar a missão da empresa por completo para assim desenvolver planos de ações e atividades para levar a empresa na direção desejada. Neste mundo tão globalizado e de transformações incríveis o essencial para a administração da empresa é de se antecipar entre as mudanças e de se preparar em incorporar, responder e lucrar diante de tais mudanças. Se não temos uma abordagem preventiva estaremos sempre reagindo de modo emergencial em torno da crise sendo incapazes de progredir ao alcance das nossas empresas.

Uma vez que a empresa tenha reconhecido o potencial estratégico da logística, então ela defronta-se com desafios de desenvolvimento esse potencial. É claro que não é uma tarefa das mais fáceis. Enquanto que muitas empresas abordam a logística de maneira estratégica, poucas alcançam o nível de sucesso e desempenho do “WAL-MART” por exemplo.

Na organização em que trabalho atualmente, os requisitos de um serviço de satisfação do cliente orientam toda a cadeia de suprimento incluindo produção, marketing e logística. Por tal razão foi necessário um claro entendimento dos anseios e interesses dos clientes e desenvolver uma estratégia voltada ao atendimento  dessas  expectativas.

Foi difícil convencer a diretoria, pois, geralmente as organizações não levam em consideração os aspectos das atividades logísticas em seus planos estratégicos. No desenvolvimento destas estratégias, acabamos convencendo que poderíamos obter posições competitivas muito mais fortes no mercado se levássemos em conta as nossas capacidades logísticas e foi o que aconteceu, reduzimos custos por meio de melhora na eficiência operacional, aumentamos o nível de atendimento ao cliente, utilizando adequados sistemas de informação voltados para o controle de inventário e distribuição, agregamos valor aos serviços, automatizando algumas operações, implantando o milk run, entre outras ações.

A rede de distribuição foi integrada aos canais de distribuição de uma maneira que maximizou o valor agregado para os clientes, por exemplo, fazia pouco sentido que um fabricante e um dos seus depósitos de distribuição, localizado a poucos quilômetros, tivesse grandes quantidades do mesmo tipo de material em estoque. A coordenação e a integração dos envolvidos com o canal foram de vital importância para o desempenho do sistema logístico como um todo.

O planejamento logístico estratégico sem dúvida foi o melhor caminho escolhido para posicionar a organização de forma competitiva e garantir sua sobrevivência no longo prazo, com a subsequente definição de atividades e competências inter-relacionadas para entregar valor de maneira diferenciada às partes interessadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com