TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia de Liderança Global

Por:   •  13/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Gustavo de Almeida Ferreira – Matrícula: 16113110030

1.

A estratégia de liderança global em custos é realizada por empresas que buscam destaque no mercado através da redução do valor de seus produtos de modo a concorrer de maneira muito competitiva com seus rivais. Assim a empresa poderá ter um melhor poder em suas negociações e obter maiores taxas de lucro.

A estratégia da diferenciação coloca em prática a busca pela organização de se destacar pela oferta de produtos e serviços com qualidade, mas que principalmente sejam diferenciados quando comparados aos produtos fornecidos por seus concorrentes. Um exemplo da utilização desta estratégia, ocorreu quando em 2007, Steve Jobs, CEO da Apple, apresentou ao mundo o primeiro iPhone, com a promessa cumprida de reinventar o telefone.

A estratégia de enfoque ocorre quando a organização busca voltar suas atividades para um determinado setor do mercado, acaba assim, envidando boa parte de seus esforços para este mercado restrito de modo a ser referência de qualidade e atendimento para este grupo distinto. Podemos exemplificar esta estratégia com as montadoras de automóveis que estão realizando pesquisas e projetos de modo a apresentar novos modelos de carros elétricos, esta demanda tem surgido em alguns países que sofreriam muito com o aquecimento global na queima de combustíveis fósseis.

2.

Oliveira (2004) traz o seguinte conceito, competitividade significa aptidão de uma empresa em manter ou aumentar seus lucros e sua participação no mercado, e a capacitação da empresa não só depende de fatores internos como muitos fatores externos influenciam em decisões importantes.

Deste conceito, notamos que qualquer relação a ser estabelecida entre uma organização e um fornecedor será de grande valia para a prosperidade de ambos. As organizações não podem se limitar a viver apenas interessados em gerir seus recursos internos, passam agora a ter que lidar com o ambiente externo que as cerca, e uma destas atividades envolverá o bom relacionamento com seus fornecedores.

Exemplos de que um bom relacionamento com seu fornecedor poderá influenciar positivamente ou negativamente ocorrem nos seguintes casos: possibilidades de aumentar ou diminuir os custos logísticos quando realizados acertos estratégicos neste setor; melhoria na opção e qualidade de produtos a ser disponibilizados; busca por melhores preços e prazos para as entregas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

OLIVEIRA, Letícia de. A estratégia organizacional na competitividade: um estudo teórico 2004. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/41883/26496>. Acesso em 13/08/2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com