TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 3. ed. São Paulo, Campus, 2005.240 p.

O artigo resgata uma ideia que parecia impossível para os estrategistas: como criar novos mercados, tornar o seu modelo de negócio pioneiro e fazer com que a concorrência se torne irrelevante e incapaz de competir pelo mesmo mercado.

Este artigo foi escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, professores do Insead na França, e traz duas visões bem distintas de estratégia de negócios; uma estratégia, onde as empresas se digladiam pelos clientes com ofertas muito parecidas, reduzindo assim as expectativas de lucros e de crescimento, que são guiados pela concorrência sempre tentando supera-las, e que é chamada de Estratégia de Oceano Vermelho. A outra estratégia é onde as empresas podem buscar espaços no mercado não ocupados pela concorrência, e também buscar oportunidades de crescimento, criando demanda e se tornando altamente rentável, e que é chamada de Estratégia de Oceano Azul.

Três critérios definem uma Estratégia de Oceano Azul atraente, diferenciada e de sucesso: Diferenciação - em que se busca analisar fatores que motivam o consumidor a escolher determinado produto ou serviço; Custo baixo - em que se busca criar um preço estratégico, e a entender se o consumidor está disposto a pagar pelo que se está oferecendo; Rentabilidade - onde se busca criar um modelo de negócio, que agregue diferenciação e custo baixo, e ao mesmo tempo garanta margem de lucro par a empresa.

Estes critérios irão determinar se as ideias do novo negócio são capazes de criar um crescimento forte e rentável, ou se será criado com seus dias contados para morrer; por isso, as empresas têm de segui-los e compreende-los para acrescentar valor real aos produtos, serviços e modelos de negócios que serão desenvolvidos.

Toda a argumentação dos autores parte de casos reais de sucesso e de situações nas quais, as empresas conseguiram de diferenciar dos concorrentes, de tal forma que esses se tornaram irrelevantes. Um exemplo, dentre vários, deste caso de sucesso é o da apple, que lançou o ipod, um player de música digital, num mercado onde já existem diversos players mais simples e baratos e também o itunes, um aplicativo que permite comprar musicas e vídeos, num mercado onde já existiam diversos aplicativos que permitiam capturar músicas e vídeos gratuitamente.

A apple não alcançou este sucesso por acaso; ela uniu a diferenciação do seu produto, em que atingiu uma falta do mercado que não era tão ligada a tecnologia, com o custo baixo, criando uma precificação estratégica, fazendo com que o mercado aceitasse pagar para ter acesso legal a músicas e vídeos. Esta parece ser uma forma efetiva de implantar uma Estratégia de Oceano Azul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com