TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estrategia do Oceano Azul

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 6

                             A estratégia do Oceano Azul.

                                      Capítulo 2.

                  Ferramentas e Modelos de Análise.

Nesse Capitulo 2, podemos observar como as ferramentas, são extremamente  importante para o crescimento de qualquer empresa e de  seu produto. Como vimos, tivemos alguns exemplos de Empresas que estavam na linha do Oceano Vermelho, e passaram para a linha do Oceano Azul. Graças, as Ferramentas, Análises e Modelos utilizados por elas. A estratégia do oceano azul é eficaz e  consiste em minimizar riscos e não em assumi-los as cegas.

Os Estados Unidos é o terceiro maior consumidor de agregado de vinho do mundo. Nisso uma Indústria Vinícola nos Estados Unidos, estava na linda do oceano vermelho, por motivos de competição. França e Itália e entre outros países, tomaram a frente e explodiram no comércio de vinho, assim deixando os Estados Unidos para traz, ficando então no 31º lugar de consumo de vinho no mundo. Os consumidores americanos não eram de degustar um bom vinho. Essa Indústria, então percebendo os motivos que estavam levando, para a linha vermelha, decidiu então criar uma bebida, chamado (yellow tail) super adocicada, com um grande aroma desejável pelas pessoas, com Embalagens Criativas e Descoladas, que assim qualquer pessoa, que já estava acostumada, a consumir cerveja e coquetéis prontos, poderiam também consumir (yellow tail).

E sem sombra de dúvidas (yellow tail) fez muito sucesso, com os americanos, por ser um “vinho”, gostoso de beber, de fácil acesso, e barato. Depois de algum tempo, vendo o quanto estavam lucrando muito com essa bebida, aumentaram o preço, e nem por isso os consumidores deixaram de comprar, assim saindo do oceano de mar vermelho, passando para o oceano de mar azul. Mas para que isso acontecesse, não foi de uma hora pra outra. Ouve várias formas, técnicas, ferramentas e modelos.
Leituras das curvas de valor cria condições para que as empresas vejam o futuro no presente analisando para perceber-se a riqueza de conhecimentos estratégicos sobre a situação presente. A empresa que se encontra no oceano azul tem um “mar” livre para desbravar o negócio de maneira a ser um vencedor. Já o oceano vermelho é aquele onde a empresa se encontra num sangrento meio de competição destinada ao fracasso.

Após avaliação dos dados percebemos que o mercado dos vinhos estava estagnado pela intensa competição crescente pelo poder de barganha dos distribuidores e varejistas, aumento da pressão sobre os preços e achatamento da demanda, não obstante a variedade de oferta cada vez mais ampla. Um perfeito exemplo de oceano vermelho onde ocorre muita concorrência, porém como entrar no mercado vinicula através do oceano azul? Usando a matriz de avaliação de valor é possível desenvolver uma estratégia consistente do oceano azul que tem como principais atributos: Preço por garrafa, imagem de nobreza e refinamento na embalagem, investimentos em marketing, envelhecimento do vinho, prestigio e legado e a complexidade e satisfação. Tais atributos influenciam diretamente na venda dos vinhos. Consequentemente a empresa que melhor for avaliada nesses atributos terá mais compradores.

Apesar de mais de 1600 vinicultores participarem vendo pela perspectiva dos compradores apresentam uma enorme convergência. Na avaliação sob a perspectiva do mercado, exibem basicamente o mesmo perfil estratégico. Cobram alto preço e proporcionam alto nível de oferta em todos os atributos de valor. Para posicionar uma empresa em uma trajetória crescente e lucrativa dadas as condições setoriais, imitar os concorrentes é tentar superá-los, oferecendo um pouco mais por um pouco menos não produzirá nenhum efeito. Para um destaque positivo em relação as outras empresas é necessário fazer uma mudança na matriz de avaliação de setor, com a reorientação de seu foco estratégico. No caso das viniculas amercianas manter o foco na superação dos concorrentes considerando os atributos de prestigio e qualidade do vinho e mantendo o mesmo patamar de preço agregou complexidade ao vinho.

O modelo das quatro estações é uma curva de valor que dispõe-se de quatro perguntas que questionam a lógica estratégica. A primeira pergunta força a empresa a considerar a eliminação de atributos de valor que há muito tempo servem de base para a concorrência no setor. A segunda força a empresa a examinar se existe excesso nos atributos dos produtos e serviços oferecidos, no esforço de imitar e superar. A terceira pergunta identifica a corrigir as limitações que o setor impõe aos clientes. Por meio das duas primeiras ações que a empresa desenvolve novas idéias sobre como otimizar sua estrutura de custos em comparação a seus concorrentes. Casella Wines criou o Yellow Tail um vinho cujo perfil estratégico desbravou o oceano azul em vez de oferecer vinho como vinho a Casella criou uma bebida social acessível a todos. A matriz eliminar reduzir elevar e criar é a terceira ferramenta também fundamental para criação dos oceanos azuis. Trata-se de um instrumento analítico suplementar ao modelo das quatro estações. A matriz induz as empresas a não só responder as quatro perguntas mas também agir com base nelas para construir uma nova curva de valor. Existem três características da boa estratégia o foco, singularidade e a mensagem consistente sem essas qualidades a empresa provavelmente será confusa, indistinta e difícil de comunicar com uma estrutura de custos alta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com