TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etica e Sustentabilidade

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

DIVERSIDADE SOCIAL COM FOCO EM OBJETIVOS COMUNS

Implementação de diferentes vertentes de pensamentos em ações internas e externas da VBN Telecomunicações.

Outubro de 2020

[pic 7]

Elaborado por:

Disciplina: Ética e Sustentabilidade Turma:

Tópicos desenvolvidos

Procurando atender ao o bjetivo supracitado, a análise será pautada nas respostas aos seguintes quest ionament os:

  1. Quais as ações ou estratégias comument e utiliz adas pelas empresas para assegurar a sua integridade?
  2. Que soluções as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos?
  3. Quais são os obstáculos apresentado s pela cultura organizacional, para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos?
  4. Quais os efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caractrizadas pelo desrespeito ) para os stakeholders e a sociedade?

Apresentação e objetivo

A ideia principal a qual se esforça este relatório é busca de uma melhor interação entre pessoas dos mais diversos meios sociais em prol de objetivos comuns. Nesta seara, uma gestão direcionada a políticas de implementação acerca das questões éticas no meio interno e externo da VBN.

O objetivo principal é estabelecer condutas bem claras no comportamento da empresa perante os clientes e o mercado em sí. Não distante, a responsabilidade social e a ética sempre devem estar atreladas em todos os níveis da empresa, sendo um dos pilares da sua imagem.

Conforme explanado, vem este relatório, agregar uma política de ações visando o manejo no atendimento e nas práticas exercidas no interior da empresa, assegurando sempre os direitos individuais em coletivos. Independente do operador e de suas convicções filosóficas tem que ser factível a sua inclusão em diversos segmentos internos, assim irá uma normalização do pensamento diverso em objetivos comuns, realizados por indivíduos completamente diferentes. A pluralidade de ideias e costumes é a base da empresa e é com isso que tem que ser seguido o caminho.

Desenvolvimento

Antes de tudo é importante destacar que a ética, sobretudo, é a ciência da moral, reflexão filosófica que busca os fundamentos racionais da nossa conduta, procurando estabelcer princípios que possam regular as nossas condutas. Partindo do fato que há diversidade moral, e a partir disso começa a propor uma interrogação filosífica; ela tem pretensão de universalidade. A sustentabilidade está dentro desses princípios éticos, bem como o respeito pela diversidade social.

Para uma boa gestão neste sentido, é necessário que haja princípios e critérios ético para que a gente possa ter as melhores decisões para administrar os conflitos.

Dias (2014) cita que

a ética é um instrumento de con duta das respon sabilidades sociais, das obri gações da organização, para atingir os fins pessoai s e c oletivos a que se propõe. A ética é um ideal na organização, embora por vezes o ser humano, e porque é humano, per corra caminhos menos éticos e se desvie dos propósit os defendidos pela organização nos seus inícios.

É nessa ideia que a VBN Telecomunicações deve passar a almejar daqui para frente, a busca pelas políticas de responsabilidade social.

Aos dois primeiros tópicos, o primeiro ponto a saber é o modelo ético que atende a empresa. Sendo a mesma responsável por qual modelo deve adotar. Diversos fatores são importantes, porém atentar-se a cultura organizacional e ao perfil dos profissionais, deverá ser atrelado um modelo por setores ou único.

Podemos seguir algumas correntes ideológicas, tais como o Utilitarismo de Mill e a ética da responsabilidade para analisar os contextos aos quais a empresa está inserido, bem como o a Deontologia Kantiana, na forma de cumprir suas obrigações e seguir sempre as prescrições. Sendo mais positivista e cumprindo de fato as normas impostas.

Outra ação que a VBN Telecomunicações pode se ter é padronização da visão de valores da empresa, ou, o "norte" a ser utilizado para implemetação da conduta dos stakeholders. (Almeida, 2004).

A implementação de códigos mais positivistas, trazem consigo uma universalidade das ações, tendo em vista que a possibilidade de haver possíveis erros nesse sentido são diminuídas em muito.

Seguindo os prícipios da responsabilidade, Justiça, evitar o desnecessário, cidadania, a honestidade e respeito aos direitos humanos. Esses são os seis princípios básicos a serem implemtados na VBN (Schwartz, 2002, apud MARCONDES, 2012).

A vantagem da implementação desses códigos é uma melhor visão dos clientes diante a empresa. A fidelização é primordial para o objetivo final deste projeto. Neste contexto é de igual importância a responsabilidade social empresarial e a governança corporativa.

Como a empresa vem decorrendo por problemas voltados aos direitos individuais e coletivos, a responsabilidade social tem o papel fundamental de solucionar isto, haja vista que ela é adotada de forma voluntária e proposital pelas empresas a fim de padronizar e orientar o comportamento de seu público interno, reduzendo consequentemente o seu impacto negativo com o externo, incluindo o ambiental e social.

Ainda, é notável que a reformulação das ações da empresa VBN Telecomunicações, ao adotar práticas de governança corporativa, preservará o valor insititucional da empresa, atendendo todas as necessidadades dos calaboradores.

Para o mercado, a adoção desse tipo de conduta promove uma eficácia maior quando se tratar de práticas ilícitas dentro do ambiente de trabalho, garantindo uma transparência maior e consequentemente passando maior credibilidade aos acionistas. Qualquer empresa que

queira chegar a este ponto deve adotar boas políticas de governança corporativa. A VBN Telecomunicações, ao readequar suas ações seguindo esses preceitos, atenderá as novas tendências do cenário econômico. Isto é um fato, não há necessidade de um estudo mais aprofundado, é de conhecimento público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (259.5 Kb)   docx (249.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com