TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução do Plano de Marketing

Por:   •  8/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

Pedro Henrique Lucena Resende

Planos de Marketing

São João Del Rei

2015

Sumário

      Introdução................................................................Pág.3

  1. O que é o Plano de Marketing............................Pág.4
  2. A evolução do Plano de Marketing.....................Pág.5

        Conclusão................................................................Pág.6

      Referência Bibliográfica...........................................Pág.7

                Introdução

   O objetivo deste trabalho é primeiro, fazer uma pesquisa bibliográfica do tema de planos de negócio abordado nas palestras e minicursos apresentados na UFSJ, depois analisar a bibliografia abordada e a partir daí elaborar o trabalho apresentando qual foi a sua reflexão do tema relacionando-o com o conteúdo de Introdução à Economia que estamos estudando.

  1. O que é o Plano de Marketing ?

   Um Plano de Marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir os objetivos de marketing, se adaptando as mudanças e observando as tendências. O planejamento pode ser feito para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos.

   O Plano de Marketing é um complemento ao plano de negócios e indispensável ao desenvolvimento da empresa. As estratégias de marketing são o caminho pelo qual você chegará a suas metas e objetivos. É possível encontrar maneiras de obter vantagens sobre os seus concorrentes. É nesta parte do Plano de Marketing que você vai definir quais ações deverão ser realizadas para o sucesso de seu negócio. Não importa a proporção do seu negócio, o Plano de Marketing é um conceito adaptável a diversas situações. A atualização constante e adaptação do seu Plano de Marketing são ações que ajudaram em um desempenho de sucesso ao seu negócio.

   É uma ferramenta usada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que o mercado proporciona à empresa, estabelecendo metas, objetivos e procurando conhecer as necessidades e os desejos dos seus clientes e consumidores. A utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois elas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planeando antecipadamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização.

   O planejamento de marketing divide-se em duas etapas: a análise de mercado e o plano de marketing. A primeira tem como principal objetivo sistematizar toda a informação necessária para o desenvolvimento dos objetivos. Para se ter uma estratégia correta, é necessário ter um correto conhecimento da realidade da empresa, dos seus produtos, dos seus mercados, da sua concorrência e das tendências de evolução. Dentro desta etapa existem duas fases: o desenvolvimento dos objetivos e a identificação das oportunidades. Na primeira fase são definidas claramente as linhas de produtos, os segmentos de mercado a atingir e as estratégias da concorrência. A conjugação destes fatores cria as condições para identificar as ameaças e as oportunidades, potenciais ou reais, que vão determinar todo o plano de marketing.  Dentro do plano de marketing, que é a 2ª etapa, existem também duas fases: a formulação estratégica de marketing e o desenvolvimento do plano. Na primeira fase constrói-se a estratégia propriamente dita, aproveitando as oportunidades e minimizando as ameaças. Só depois se passa ao terreno operacional, definindo-se o plano de marketing propriamente dito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com