TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução dos Modos de Gestão do Desenvolvimento de Produtos

Por:   •  12/6/2015  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

A Evolução dos Modos de Gestão do Desenvolvimento de Produtos

 

CUNHA, Dr. Gilberto Dias da Cunha. PUC do Rio Grande do Sul. Faculdade de Engenharia. Departamento de Engenharia de Produção. Produto & Produção, vol. 9, n. 2, jun. 2008.

 

O artigo referencia deste resumo, observa a gestão do desenvolvimento de produtos e a gestão do ciclo de vida de produtos. Ele pretende ser útil aos profissionais das diferentes áreas envolvidas no desenvolvimento de produtos. Perspectivas históricas mostram que no final do século XIX houve um interesse por métodos e técnicas para a gestão de produtos. Ao longo deste tempo percebe-se uma evolução comportamental, o trabalho passa a ser articulado e colaborativo.

A revolução industrial ocasionou a explosão demográfica, e a prioridade era na solução de problemas relacionados ao processo de fabricação, e, à organização da produção. Tem-se a era Taylor que preocupa com a produtividade e depois Ford de popularizar o produto automóvel com preços acessíveis ao seu público alvo.

Nos anos 80 surge o mercado global, em tempo menor, mais diversidade de produtos e consumidor mais exigente, é o surgimento de engenharia concorrente. Nos anos 90 houve desenvolvimento integrado de produto, baseado no trabalho colaborativo. No século XX o portfólio de produtos passa a ser incorporado ao planejamento estratégico da empresa.

Desde o principio a diversidade de áreas de conhecimento era atuantes no desenvolvimento de produtos, como engenheiros e designers na funcionalidade, área humanística busca atender as necessidades de diversos usuários, marketing tende a satisfazer o interesse do cliente visando a comercialização do produto. Hoje já não mais específico por área e sim por sistematização da atividade de criação do produto. A evolução dos modos de gestão do desenvolvimento de produtos propiciou, portanto, mudanças significativas no modo de atuação dos profissionais envolvidos na atividade, e, até mesmo, na forma como a própria área hoje se visualiza. Segundo Levitt são quatro dimensões percebidas pelo cliente: produto: genérico, esperado, aumentado e potencial.

A mudança na gestão do desenvolvimento de produtos se dá devido a duas causas, a principal foi à mudança no ambiente de mercado, agora globalizado, caracterizada por um período de equilíbrio entre demanda e oferta, com cliente mais exigente quanto a qualidade do produto, mais produção, e, a segunda, á evolução tecnológica tanto em nível de tecnologia de produto, de processo tecnológico e ideias inovadoras. Mediante essas mudanças surgem produtos dentro de um novo paradigma quanto ao seu desenvolvimento como agregação de valor, utilização de sistema, incorporação da inovação ao processo de geração de novos produtos, engenharia concorrente, revisão da definição de produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com