TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmácia Clínica e Hospitalar

Por:   •  18/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE ENSINO

CURSO: Farmácia

SÉRIE: 8º Semestre

DISCIPLINA: Farmácia Clínica e Hospitalar

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula

I – EMENTA

A disciplina aborda os principais aspectos relacionados à Farmácia Hospitalar como suporte à prática clínica estudando a organização Hospitalar, níveis de atendimento à saúde, estrutura organizacional do hospital, classificação dos hospitais, organização da farmácia hospitalar, padronização de medicamentos, central de abastecimento farmacêutico, sistemas de compras de medicamentos, gestão de estoques, sistemas de distribuição de medicamentos, farmacotécnica hospitalar (orais e injetáveis), nutrição parenteral, incompatibilidades físico-químicas, central de quimioterapia, gestão de resíduos, programas de qualidade, legislação em farmácia hospitalar e pesquisa clínica

II - OBJETIVOS GERAIS

- Conhecer a estrutura e funcionamento da moderna farmácia hospitalar técnica e administrativamente, seu funcionamento e inter-relação com a prática clínica.

III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer aspectos técnicos, operacionais e gerenciais para atuar na farmácia hospitalar de hospitais públicos e privados.

- Conhecer os processos de aquisição, produção, controles, conservação, manipulação e distribuição de medicamentos e correlatos e como integrar-se na equipe de profissionais da área da saúde cooperando nas pesquisas, diagnósticos, acompanhamento farmacoterapêutico e investigações científicas.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SUJEITO À ALTERAÇÕES A QUALQUER MOMENTO!!!

Aula 1- 25/08/20

Apresentação da disciplina – A Farmácia Hospitalar como suporte à Farmácia Clínica.

Organização Hospitalar. Níveis de Atendimento à Saúde. Estrutura Organizacional do Hospital. Classificação dos Hospitais: regime jurídico, porte, complexidade do serviço, edificação, tempo de permanência e tipo de serviço.

 

Aula 2- 01/09/20

Organização da Farmácia Hospitalar: Planejamento, Missão e Visão. Área física, localização, acessibilidade, estrutura organizacional, farmácias satélites, farmácia ambulatorial. Fases de Implantação da FH. Recursos Humanos: perfil da equipe, programas de treinamento e educação continuada.

 

Aula 3- 08/09/20

Central de Abastecimento Farmacêutico: Técnicas de armazenamento: carga unitária, ’palletização’, empilhamento e ‘layout’ da área de estocagem – ordenação do estoque. Classificação e Codificação de Materiais. Características da área de estocagem – local, corredores, portas, pisos, ventilação temperatura, segurança. Recebimento de Medicamentos. Equipamentos.

Aula 4- 15/09/20 Padronização de Medicamentos. Comissão de Farmácia e Terapêutica. Elaboração da Lista de Padronização. Critérios de Padronização. Impacto financeiro.

Aula 5- 06/10/20

 Sistemas de Compras para hospitais públicos (licitação: dispensa, convite, tomada de preços, concorrência, pregão) e privados. Planejamento (demanda e opção de compra) e acompanhamento de compras – Follow up. Compra de não padronizados (critérios e fluxo de compra). Fornecedores: cadastro, avaliação, qualificação.

Aula 6- 13/10/20

Gestão de Estoques: Dimensionamento, Níveis de estoque. Evolução do consumo e consumo sazonal. Classificação ABC e XYZ. Instrumentos de controle de estoque (consumo médio mensal, ponto de requisição, estoque mínimo, estoque máximo, tempo de espera, estoque de segurança). Inventário

Aula 7- 20/10/20 

Central de Quimioterápicos: Estrutura e Organização. Técnicas de manipulação, compatibilidades, estabilidade, forma e via de administração, acondicionamento adequado.

Aula 8- 27/10/20  Seminários e entrega de trabalho escrito  1.5 pontos cada

Grupo 1- Gestão de resíduos em serviços de saúde - Seminário

Grupo 1- Informatização e automação na farmácia hospitalar e o sistema de distribuição de medicamentos (dose coletiva, individualizada, unitária e sistema misto).  Escrito por email.

Grupo 2 - Estrutura e organização da Farmacotécnica hospitalar (farmacotécnica adaptativa) com as técnicas de fracionamento de sólidos e líquidos. - Seminário

Grupo 2 – Programas de qualidade em farmácia hospitalar e Legislação em farmácia hospitalar. – Escrito por email.

Grupo 3 - Utilização das curvas ABC e XYZ para análise e gestão de materiais. - Seminário

Grupo 3 – Incompatibilidades Físico-químicas e cálculos em farmácia. – Escrito por email.

Aula 9- 03/11/20    Seminários e entrega de trabalho escrito  1.5 pontos cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (319.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com