TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Felicidade no Mercado de Trabalho

Por:   •  17/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Felicidade no mercado de Trabalho

Sabemos que a felicidade é um estado de espírito. Mas quando se trata de trabalho envolve uma satisfação com a vida profissional.

Quando uma pessoa está satisfeita com o trabalho, ela experimenta uma série de sentimentos positivos, como motivação, alegria, bem – estar e caráter. Entende-se que a felicidade é um sentimento eterno e está lá o tempo todo, não apenas durante uma promoção ou um aumento. Então ser feliz não significa viver somente com risos. Afinal ter apenas dias bons é impossível.

Na vida real, não é tão simples ter felicidade no trabalho, porém é possível encarar a vida profissional com otimismo e torná-la mais do que uma obrigação. Vale lembrar que não há uma razão única para cultivar esse sentimento. Um estímulo que pode deixar uma pessoa feliz, pode não ter o mesmo efeito em outra.

Após analisarmos, constatamos que alguns fatores contribuem para que a satisfação fique mais próxima de ser alcançada, como:

- Respeito e reconhecimento

- Desafios constantes

- Perspectiva

- Bons relacionamentos

- Segurança

 A felicidade no trabalho ganha cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Além de ser uma característica essencial do desenvolvimento, o profissional que mantém o seu bem-estar, leva também para o coletivo da empresa.

Quando a empresa contribui estimulando alguns fatores como desafio constante, senso de utilidade, reconhecimento, respeito entre os colegas, perspectiva e sensação de segurança, gera resultados positivos na organização.

Algumas empresas entendem, a felicidade no trabalho como algo bom de se ter, mas poderia ser visto como prioridade. A mentalidade de que um trabalho não é para ser divertido, mas uma fonte de renda fazendo algo legal ainda prevalece. Claro que é impossível forçar os funcionários a serem felizes ou controlar todos os fatores que contribuem para a felicidade, porém ainda é possível criar condições que ajudem a promover a felicidade e a motivação no trabalho.

As principais estratégias de empresas para ter funcionários mais felizes são: premiações por desempenho, trabalho em casa, gamificação, manter um bom ambiente, incentivar atividades físicas, incentivar cuidados com a saúde,  promover atividades em grupo e etc.

Tanto os gerentes quanto os funcionários são responsáveis ​​por criar um ambiente onde possam ser felizes no trabalho. Os líderes precisam saber motivar e criar condições de trabalho, desde estruturas materiais até formas de recompensa e reconhecimento. Os funcionários precisam ser proativos, não apenas para culpar, mas para ajudar a criar um ambiente positivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (212.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com