TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FELICIDADE NO TRABALHO

Por:   •  10/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4


UNIVERSIDADE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

A FELICIDADE NO TRABALHO

Pereira

Vila Real

2022

Conforme o documentário, o autor Martin Meissonnien, demonstra claramente que no trabalho há uma busca pela felicidade que não é encontrada com facilidade, alguns conseguem alcançar, na maioria das vezes depende das organizações, que promovem uma boa gestão para os seus colaboradores.

O ser humano necessita da felicidade ou necessita dessa motivação chamada a busca pela felicidade, ações que o estimulem a encontrar esse resultado? Que é ser Feliz!

Na verdade no trabalho existem aqueles que o executam apenas por serem obrigados, e aqueles que não sentem sequer essa motivação de obrigação, são infelizes de forma completa.

Nunca se buscou tanto conhecer a si mesmo, auto conhecimento, autoajuda, o ser humano em busca de descobrir quem ele realmente é. Vê-se que há um futuro baseado em uma tecnologia avançada e há uma dúvida constante, sobre a sobrevivência da humanidade interligada a essa novidade tecnológica, existe o receio de que a tecnologia poderá um dia substituir o ser humano, e há culturas que ainda não permitem a liberdade na participação das decisões, melhorias para o bem comum e melhor desenvolvimento das atividades dentro das organizações.

O impacto da felicidade no trabalho, as preocupações com o ser humano, como se dão as experiências laborais, são assuntos abordados nos últimos tempos. Constatou-se que há empresas que conseguiram priorizar o bem estar das pessoas, demonstraram uma maior preocupação com as implicações geradas, devido a uma boa gestão, e que tais ações poderiam trazer felicidade no trabalho, verificou-se também que os resultados de tais organizações foram os melhores possíveis, avaliados como sendo mais rentáveis. Os funcionários apresentam um compromisso maior com a qualidade, uma produção eficaz e mais criatividade. Notou-se que a eficiência, satisfação e motivação dos colaboradores resultaram em organizações mais produtivas, devido a felicidade alcançada durante o trabalho.

O trabalho ocupa a maior parte do tempo na rotina das pessoas, é importante que as pessoas estejam bem, para poderem realizar bem o seu trabalho.

Para atingir o sucesso, o ser humano entende que precisa trabalhar de forma comprometida e satisfatória, como objetivo também espera-se que esse trabalho traga valorização e reconhecimento.

Aspectos mais relevantes de cada uma das empresas :

Sea Smoke - Produção de vinhos, baseada em produzir bem, independente do tempo que isso pode durar. Escolheu ter poucos funcionários para que assim, pudesse encontrar prazer na execução do trabalho e nos resultados. Foi determinado pelo seu proprietário, Bob         Davids que os colaboradores teriam liberdade para participarem nas decisões e responsabilidades também na resolução dos problemas. Ele como chefe compreende que sua obrigação é de fazer perguntas e os colaboradores desenvolverem a capacidade para respondê-las.

Poult - Recebeu o lema de “Empresa Liberta” e tornou-se um modelo para outras organizações, com um grande número de funcionários, após enfrentarem grandes dificuldades buscaram um novo caminho, a partir da contratação de Carlos Verkaeren (Investidor), que agiu com sensibilidade e inovação. Modificando a cultura baseada na hierarquia e o controle exercido pelos chefes, por reuniões envolvendo toda a equipa, onde as ideias eram compartilhadas. Todos puderam ser ouvidos, não haviam mais chefes para controlo, cada pessoa passou a ser responsável pelo seu próprio desempenho, e dentro da própria equipa líderes se destacavam e eram escolhidos entre eles para os representar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com