TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

10.2 ELEMENTOS TEXTUAIS:

 − Introdução: Exposição breve do tema tratado, apresentando-o de maneira geral e relacionado a literatura consultada com o assunto do artigo. Os principais itens que necessitam estar na Introdução são:

o Objetivo Geral: é sugerido pelos pesquisadores que esse item seja o primeiro a ser apresentado, com a intenção de direcionar o leitor para as intenções do autor. Como se trata de um objetivo geral, deve-se usar verbos que trazem ideia de amplitude, como “Analisar” ou “Abordar”.

o Problematização: é a mola propulsora de um trabalho científico, é ela que permite que uma pesquisa seja científica, ou seja, parte de uma dúvida para chegar a uma resposta.

o Tipologia da Pesquisa: a natureza de sua pesquisa, ou seja, na introdução deve apresentar o tipo de pesquisa que irá desenvolver (bibliográfica, teórica, documental ou de campo).

o Justificativa: a importância de seu trabalho para o meio cientifico, ou seja, por que desenvolver essa pesquisa é importante para a temática estudada?

Desenvolvimento: Esse itemé o núcleo do trabalho onde o autor expõe, explica e demonstra o assunto em todos os seus aspectos. É nesse item que irá se debruçar sobre os dados pesquisados para analisar. A função desse item é ser o corpo do trabalho, é onde os teóricos e os dados se dialogam. Se o autor, for desenvolver uma pesquisa teórica, por exemplo, é nesse item que um conceito que ele está analisando, será debatido.

 − Conclusão: É a parte final do texto e deve incluir, antes de tudo, uma resposta para a problemática do tema proposto na introdução. É uma decorrência lógica e natural de tudo que a precede. Deve ser breve e concisa. Não pode conter nenhum dado novo, somente irá se debruçar nos principais debates feitos no desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com