TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTAO DE PROJETOS

Por:   •  6/5/2020  •  Resenha  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO TEXTUAL

Gestão de Projetos (2020 1.1)

Nome do acadêmico: Fernanda Amaral Nery

Curso: Administração

Professor da disciplina: Prof. Me. Igor Velho de Souza

Tutora da disciplina: Daiane Barbosa

Atenção: antes de efetuar a entrega deste arquivo no APA, faça uma última análise de sua produção, respondendo ao check list abaixo:

Entregas

Responda:

SIM ou NÃO

1) O meu texto tem no mínimo 3.000 e no máximo 6.000 caracteres, sobre o tema “Plano de Ação”;

SIM

2) O meu texto apresenta qual a importância de um planejamento bem estruturado para o lançamento de um produto ou serviço no mercado;

SIM

3) O meu texto apresenta quais as questões relacionadas a custeio e investimentos a serem consideradas na construção deste projeto;

SIM

4) O meu texto apresenta quais as questões relacionadas a análise de mercado a serem consideradas na construção deste projeto;

SIM

3) Eu fiz uma cuidadosa revisão de ortografia e concordância, garantindo que não há erros de escrita.

SIM

4) O meu texto está claro e pode ser facilmente compreendido.

SIM

5) Estou ciente de que a prática de plágio é passível de nota “zero” e afirmo que não copiei trechos de outras fontes, utilizando-os como se fossem meus.

SIM

Se você respondeu “SIM” a todas as afirmações acima, você está pronto para efetuar a entrega da sua atividade de produção textual. Se você respondeu “NÃO” a alguma das afirmações acima, reveja sua produção antes de entregá-la! Importante: uma vez entregue no APA, a atividade não poderá ser substituída.

Este arquivo deve ser mantido no formato atual. Não transformar em PDF.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Escreva o texto de sua produção textual a partir daqui

O Planejamento e Sucesso das Organizações

Existe um pequeno número de pessoas que possuem capacitação para planejar e elaborar um bom projeto. Planejar significa se prevenir para o futuro e estar preparado para o presente.  Um projeto é muito mais que um modelo de realizações para se alcançar um propósito: é necessário ter um valor social, a ponto de se transformar numa política pública, sendo assim deve possuir consistência e sanar uma necessidade humana. O projeto não deve apenas ser bem elaborado tecnicamente, mas deve haver princípios que sejam capazes de prever resultados, analisando diversos cenários, diminuindo riscos de fracasso e aumentando possibilidade de sucesso (CARVALHO, 2012).

Ainda de acordo com Carvalho (2012) tanto no setor publico quanto na vida privada, existe uma procura contínua por bons projetos. O empreendedor que encontrar um negócio de sucesso e, se possuir um plano em mãos que aponte nesse sentido, deve aplicar esforços e recursos financeiros. O gestor público da mesma maneira precisa solucionar as carências da sociedade na qual atua e é mediante de bons projetos que ele conseguirá resolver as soluções que busca.

O autor afirma que o projeto pode ser elaborado para tratar de um trabalho científico, para arquitetar a construção de uma casa, para aperfeiçoar uma área específica de uma organização ou, ainda, para atender a demanda de uma política pública desenvolvida dentro do município. Ambas as situações, os gestores dos projetos buscam atingir os melhores resultados. Salienta-se que o termo projeto está relacionado às inúmeras tarefas que ainda não foram executadas, mas que dependem de um mínimo de organização. As suas principais características são: padronização, flexibilidade, documentação, modularização, planejamento. Os projetos são divididos da seguinte forma: projetos empresariais, projetos públicos, projetos acadêmicos.

Contudo, mesmo com um projeto bem elaborado, há riscos de fracasso, visto que as circunstâncias existentes sempre estão em constante mudança. Sendo assim, a elaboração de projetos não garante o sucesso, mas é uma importante ferramenta de controle e que procura minimizar a ação de imprevistos e de uma possível frustração. O projeto deve ser elaborado de tal maneira que proporcione a agilidade dos estágios a serem desempenhados e consiga ser adaptado conforme as mudanças significativas ao longo do tempo. Ainda assim, o planejamento é a melhor maneira de exercer controle sobre esse ambiente “indócil”, logo, a estruturação prévia das fases de um projeto é capaz de minimizar os resultados negativos que possam surgir ao longo da execução até a conclusão. Verifica-se assim, a importância do planejamento bem estruturado para o lançamento de um produto ou serviço no mercado, seja ela no ambiente público ou privado. Considera-se também que a na análise de mercado é um fator de relevância na estruturação dos projetos, visto que está em constante mudança e o gestor necessita tomar decisões considerando a cenário incerto (CARVALHO, 2012). Para Rezende (2013 apud CARVALHO, 2012) através da análise do ambiente do qual vai ser desenvolvido o projeto, o estudo deve ser interno e externo e, a partir da análise, será possível identificar riscos, ameaças, oportunidades, fraquezas e forças da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com