TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

SALVADOR

2015

JULIANA ROCHA SANTOS ADORNO

GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

            Trabalho entregue como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, curso de Administração da Faculdade Dom Pedro II, sob a orientação do Profº Ronaldo Moreira.

SALVADOR

2015

Sumário

1 Resumo executivo        4

1.1 Descrição da empresa        4

1.1.1    Natureza do negocio..................................................................................................        4

2 Descrição do Produto        6

2.1 Sazonalidade        7

2.2 Motivo da escolha do produto         8

2.3 Material utilizado         8

2.4 Imagem do produto         9

2.5 Como funciona o produto        9

3 Mercado        9

4 Estrutura da empresa        10

5 Preço        ......14

6 Concorrência.............................................................................................................................16 7 Referência.................................................................................................................................17


  1. INDRODUÇÃO

1.1 EMPRESA

A Companhia Vale do Rio Doce é uma mineradora com mais de 60 anos no mercado. Esta empresa foi criada pelo governo em 1942 onde iniciou suas atividades com sua economia mista. Em 1949 á empresa era responsável por 80% de exportação brasileira de minério e ferro se tornando uma potência dentro do país. Logo em seguida na década de 50, o governo assumiu totalmente o sistema de controle operacional da companhia e nesta mesma época a companhia teve suas praticas comerciais no exterior reformulada. A empresa passa a fazer contatos diretos com as siderúrgicas, sem a intermediação dos trades.

Desde então é notório a importância da Companhia Vale do Rio para o Brasil. A empresa passa a tomar decisões importantes, como em 1975 onde a companhia lança pela primeira vez debêndutes no mercado internacional. A companhia Vale do Rio alcança a auto-suficiência e elabora o plano Estratégico de 1989-2000 com foco na internacionalização.

Em 1997, O ministério do Planejamento anuncia a venda da Companhia Vale do rio Doce, a empresa deixa de ser pública e passa ser privada, tendo o presidente da CSN como presidente do conselho Administrativo da Companhia. Após um ano da privatização, a companhia atinge um crescimento de 46% no lucro e passa dar apoio educacional a todos os empregados. A privatização da Companhia foi o grande momento de mudança de imagem, a empresa desligou totalmente a sua imagem de empresa pública que, sobretudo estava passando por momento de escândalos e se tornou uma empresa privada, que representa uma imagem mais transparente e seria.

Em 2001, a Companhia focada em seu plano estratégico de internacionalização, atingiu o objetivo e formou grandes parcerias com empresas japonesas no todo que envolve logística da empresa. Em 2004, a empresa atinge recorde de investimentos e rendimento no mundo, seu negocio tem lucros de bilhões.  A empresa foi escolhida por analistas de investimento, pela terceira vez consecutiva, em pesquisa realizada, pela conceituada revista Institutional Investor, como a empresa que possui a melhor governança corporativa na indústria de mineração e metais da América Latina.

Recentemente, redefiniu a missão, visão e valores, a base do Projeto de Gestão de Marca. A empresa por estar em países diferentes entende que há mistura de cultura, sotaque e idiomas, mais a Vale é uma única empresa. Vale é como querem ser reconhecidos em todo mundo.

Missão

A missão da mineradora Vale do Rio Doce, é transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Visão

Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta. Comprometida com a qualidade de vida e a preservação ambiental das regiões em que está inserida.

Valores

A vida em primeiro lugar

Valorizar quem faz a nossa empresa

Cuidar do nosso planeta

Agir de forma correta

Crescer e evoluir juntos

Fazer acontecer

  1. DESENVOLVIMENTO

A vontade de construir um mundo melhor através da preservação do meio ambiente, aliada à necessidade de renovar as florestas brasileiras, tem motivado grandes corporações a despender relevantes investimentos nesta área, essas empresas vêm desta forma, fomentando uma postura de responsabilidade social corporativa. Uma empresa socialmente responsável é aquela que tem a visão de que suas ações geram uma variedade de impactos, sejam eles diretos ou indiretos, em seu ambiente interno e externo.

Baseando-se nesta concepção, este trabalho relata a experiência da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) como agente de um projeto de restauração ambiental de um fragmento da Mata Atlântica. A CVRD adquiriu, no início da década de 50, diversas glebas com remanescentes primários da Mata Atlântica, como parte de sua política ambiental de respeito ao meio ambiente. Essas glebas deram origem à Reserva Natural da CVRD. Com o conhecimento técnico e científico adquiridos no decorrer dos anos, a Reserva tornou-se polo difusor para programas de recuperação de áreas degradadas, preservação dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável da propriedade agrícola.

A relevância de adotar este tema como estudo de caso baseia-se no fato de que a Mata Atlântica brasileira atingiu, nessas duas últimas décadas, níveis de exploração e desmatamento assustadores. Esse trabalho apresenta uma das alternativas que pode ser adotada na restauração dos fragmentos desse bioma e que foi implantada na Mata do Convento da Penha, Vila Velha, ES. O caso apresenta a caracterização do trabalho da CVRD e a descrição dos principais resultados alcançados, promovendo ainda uma reflexão sobre o papel da empresa no campo da gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. Espera-se que ele sirva como referência para empresas e pesquisadores interessados em projetos de gestão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com