TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

PROFESSORA: CEJANA MARQUES BORGES

GURUPI – TO

OUTUBRO, 2017

  1. Qual o papel da comunicação para o comprometimento das pessoas em uma organização?

Sabendo que a ausência de comunicação ou de troca de informações não gera comprometimento, a comunicação assume, nesse contexto, um importante papel. Ao proporcionar a reunião das partes distintas da organização, ela se faz presente na constituição de relações de responsabilidade, confiança e credibilidade e, principalmente, no planejamento de ações que vislumbram o alinhamento do pensamento do empregado ao do empregador.

Dessa forma, admite-se a comunicação organizacional enquanto setor estratégico e pressupõem-se, portanto, que parte significativa do trabalho dos colaboradores está associada a sua eficácia. Com o tema Comprometimento Organizacional, Comunicação Interna e Relações Públicas e sob a perspectiva de despertar a Emater/RS-Ascar, instituição-referência em assistência técnica e extensão rural do Rio Grande do Sul, a partir da região de Santa Maria, para essa cultura de comunicação estratégica, objetiva-se, com o presente trabalho, a compreensão dos fatores que levam o seu quadro funcional a comprometerem-se com a organização e a apresentação de estratégias de relações públicas que possam contribuir nesse processo.

Uma boa rede de comunicação, que propicie as informações que os empregados necessitam o reconhecimento pessoal e profissional, além do aperfeiçoamento funcional, configura um ambiente harmônico dentro da empresa e, por conseguinte, o fortalecimento do comprometimento com o trabalho, com as metas e objetivos da instituição. A comunicação tem por objetivo facilitar as atividades com comprometimento, conhecimento e profissionalismo. Ela é um fator de satisfação e, nesse sentido, a perspectiva, com a utilização de estratégias que efetivem a comunicação interna dentro da Emater/RS-Ascar Santa Maria, é trabalhar em prol da concepção existente.

  1. Aponte quais os pontos negativos existentes na empresa em questão no artigo, que fizeram com que a gestão realizasse um programa de comunicação na empresa.

A comunicação enquanto instrumento de inteligência empresarial é imperiosa. Para o autor, as organizações que não agirem com esse pressuposto estarão perdendo competitividade e, por conseguinte, estarão arriscadas a abrirem mão da liderança dos segmentos em que atuam. Mais do que investir em vendas para fazerem caixa ou, ainda, optar por eventos badalados pela mídia para obterem espaços em jornais e revistas, as empresas precisam assimilar a idéia de que a imagem organizacional é mais que isso.

 A imagem é o ativo mais importante de uma instituição. Não basta “aparecer”, é necessário “aparecer bem”. E esse “aparecer bem”, por sua vez, é conseqüência do comprometimento diário com o trabalho e da relação entre indivíduo e empresa, que implica o alcance dos objetivos organizacionais em troca da satisfação de necessidades e desejos individuais.

  1. Quais as estratégias e ações foram implementadas na empresa?

Foi uma estratégia de transição estruturada. Celebrou-se um protocolo de operacionalização conjunta, emergindo daí a Emater/RS-Ascar. Essa, reunindo o patrimônio físico de uma e o suporte humano da outra, viabiliza, hoje, a condição de principal instrumento de assistência técnica e extensão rural da empresa no Estado. Através do incentivo à sustentabilidade, à competitividade e à melhoria dos resultados na lavoura e na pecuária, uma diversidade de programas e parcerias com as secretarias de estado, prefeituras, sindicatos e organizações da sociedade civil desenham, atualmente, uma trajetória de meio século de trabalho. Subdividida em 10 regiões administrativas, a Emater/RS-Ascar está presente no cotidiano de comunidades rurais mapeadas em 483 municípios, onde mantém o mesmo número de escritório (483), 10 regionais, um central, 10 centros de capacitação, 1 laboratório e 44 unidades de classificação e certificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com