TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE CONFLITOS NO SERVIÇO PÚBLICO: PERCEPÇÕES DE ASSESSORES E GERENTES

Por:   •  8/4/2020  •  Monografia  •  8.529 Palavras (35 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

SARA ALVES MARQUES DE FREITAS

GESTÃO DE CONFLITOS NO SERVIÇO PÚBLICO: PERCEPÇÕES DE ASSESSORES E GERENTES

FORTALEZA-CE 2019

GESTÃO DE CONFLITOS NO SERVIÇO PÚBLICO: PERCEPÇÕES DE ASSESSORES E GERENTES

Monografia apresentada ao Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Secretariado Executivo.

Orientadora: Profa. Dra. Conceição de Maria Pinheiro Barros.

FORTALEZA-CE 2019

[pic 2]

GESTÃO DE CONFLITOS NO SERVIÇO PÚBLICO: PERCEPÇÕES DE ASSESSORES E GERENTES

Monografia apresentada ao Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Secretariado Executivo.

Orientadora: Profa. Dra. Conceição de Maria Pinheiro Barros.

.

Aprovada em:         /         /         .

BANCA EXAMINADORA

[pic 3]

Profa. Dra. Conceição de Maria Pinheiro Barros (Orientadora)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

[pic 4]

Profa. Me. Daniela Giareta Durante

Universidade Federal do Ceará (UFC)

[pic 5]

Prof. Me. Emiliano Sousa Pontes

Universidade Federal do Ceará (UFC)

A Deus.

A meus pais, Roger Romulo e Nilvia Maria.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por me ajudar e me guiar durante esses anos na universidade, me dando paciência e capacidade para superar os desafios da vida universitária.

Aos meus pais Roger Rômulo e Nilvia Maria que nunca me deixaram desistir, mesmo quando tudo parecia não fazer sentido e que eu não iria conseguir eles foram a coluna que não me deixava cair, e me diziam todo dia que chegar meia noite em casa valeria a pena.

Aos meus avós e tios que me incentivaram e me fizeram ser exemplo para os primos mais novos, para que eles pudessem ver que também podem crescer no ensino.

A meus amigos: Vaneska, Marcelo, Italo, Judy, Syntya e que estiveram comigo durante os anos desse curso e na vida de compartilhamento do ônibus universitário por me incentivarem em todas as situações e por me manter focada nos meus objetivos, me ensinando como manter os pés no chão e como voar. Ao meu querido e especial amigo Rennan Teixeira que é uma inspiração como pessoa e profissionalmente.

Aos meus colegas de trabalho Silvânia e Francisco Carlos por me suportarem falando de monografia por vários dias e me deixarem escrever no trabalho.

Às minhas professoras do curso Daniela Giareta, Elaine de Freitas e Joelma que em cada explicação de conteúdo demonstram o amor pela profissão. Ao amigo Edson querido da coordenação do curso suportando minhas dores mais parecendo uma terapeuta do que assistente técnico e fazendo o melhor atendimento ao aluno que já vi.

A professora Conceição de Maria Pinheiro Barros, orientadora deste trabalho, professora incrível e orientadora paciente, que acreditou na minha capacidade mesmo quando eu falava que ia tentar, ela sempre dizia que eu ia conseguir. Foi um prazer imensurável tê-la na minha formação acadêmica, e vê-la como uma inspiração profissional.

“Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano.”

(Sigmund Freud)

A gestão pública em tempos atuais, possui um corpo de trabalho composto por pessoas de todos as personalidades e lugares. O choque entre essas pessoas gera situações e conflitos no cotidiano de trabalho e torna-se perceptível não apenas para os trabalhadores, mas para as outras pessoas de fora da instituição. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção de assessores e gerentes acerca da gestão de conflitos na gestão pública municipal. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumento um questionário aplicado a cinco gestores e uma assessora de uma Secretaria Municipal de Saúde, da região metropolitana, no estado do Ceará. Conclui-se que, na percepção dos participantes desta pesquisa, existem situações de conflitos na gestão pública municipal. Considerou-se que é primordial, para a resolução de conflitos, a ferramenta comunicação. A percepção de que o diálogo é fundamental para a gestão de conflitos ferramenta é significativa, uma vez que não funcionando faz-se necessária a aplicação de processo disciplinar aos envolvidos.

Palavras-chave: Gestão de Conflitos. Gestão Pública. Assessoria.

Public management in modern times has a body of work composed of people of all personalities and places. The clash between these people creates situations and conflicts in the daily work and becomes perceptible not only for the workers, but for the other people outside the institution. The present work has the objective of analyzing the perception of advisors and managers about the management of conflicts in the municipal public management. The research is characterize as qualitative and descriptive. For data collection, a questionnaire applied to five managers and an advisor of a Municipal Health Department of the metropolitan region in the state of Ceará was use as instrument. It is conclude that, in the perception of the participants of this research, there are situations of conflicts in the municipal public management. It was consider that the communication tool is of paramount importance for conflict resolution. The perception that the dialogue is fundamental for the management of conflicts tool is significant, since not working it is necessary to apply disciplinary process to those involved.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.2 Kb)   pdf (412.5 Kb)   docx (202 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com