TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE MARKETING UNIGRANRIO

Por:   •  24/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

Aluna: JÉSSICA TURRA DA COSTA

Matrícula: 2036296

APLICAÇÃO PRÁTICA

GESTÃO DE MARKETING

Duque de Caxias - RJ

2022

APLICAÇÃO PRÁTICA

GESTÃO DE MARKETING

Trabalho de aplicação dos conceitos estudados nas unidades de aprendizagem compreendendo a importância dos temas.

Professor:

ADRIANO DE CARVALHO SILVA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 SEGMENTAÇÕES DE MERCADO        05

3 CONCLUSÃO        07

REFERÊNCIAS        08

1 INTRODUÇÃO

        A segmentação de mercado é uma ferramenta importante, utilizada por departamentos como marketing e design para auxilia-lós a desenvolver estratégias que atendam os desejos dos clientes da empresa. Essa ferramenta consiste em dividir o mercado em pequenos grupos com desejos e preferências por produtos semelhantes, e dessa forma a organização pode direcionar seus esforços de marketing e vendas considerando o perfil de seus consumidores, se comunicando diretamente com cada um deles e atendendo suas necessidades e oferecendo a proposta de valor de maneira correta.

“ A segmentação de mercado serve para atender às necessidades e desejos de diferentes estratos do público alvo, potencializando a aceitação da linha de produtos e, por conseguinte, aumentando as vendas.” ( Blog Mindminers, 2022)

Existem quatro tipos de segmentação de mercado, segmentação demográfica, segmentação geográfica, segmentação comportamental e segmentação psicográfica, a seguir falaremos um pouco mais sobre cada uma delas.

 

        

2 SEGMENTAÇÕES DE MERCADO

Segmentação Geográfica

Nessa segmentação as pessoas são agrupadas de acordo com a sua localização geográfica, identificando as diferentes necessidades de seus potenciais clientes de acordo com o lugar em que estão localizados. Por exemplo, uma mesma empresa pode vender aquecedores no sul do país e ar-condicionado no nordeste, ou seja, o motivo da compra varia de acordo com o local em que os consumidores moram.

Essa segmentação foi muito utilizada na época em que as indústrias eram novas e o alcance menor, hoje, com o alcance mais elevado, seus princípios são utilizados quando há a necessidade de expandir um negócio em áreas mais locais, assim como em territórios internacionais.

Segmentação Demográfica 

A segmentação demográfica é um dos tipos de segmentação mais simples e mais usado. As empresas usam essa segmentação para descobrir o público certo para o qual irá direcionar seus produtos, através de dados como idade, sexo, renda, ocupação e etc, já que o consumo das pessoas é muito influenciado por essas características.

Este tipo de segmentação é muito utilizado no mercado automobilístico, como por exemplo a Ford que fabrica carros com preço mais acessível, focando em pessoas comuns, diferente da BMW que fabrica carros com um preço mais elevado, focando em compradores de luxo.

Segmentação Comportamental

Na segmentação comportamental os clientes são divididos de acordo com o seu comportamento individual, como padrões de uso e hábitos de compra, tendo como objetivo entender suas necessidades e desejos para oferecer um único serviço ou produto de acordo com seu comportamento de compra. Essa segmentação também permite que a empresa ofereça produtos personalizados para clientes em potencial.

A segmentação comportamental agrupa os consumidores da seguinte forma:

  1. Segmentação comportamental por ocasião: é quando o cliente compra um produto/serviço para uma ocasião específica 
  2. Orientada ao uso: usa-se como base o número de vezes que o consumidor utiliza o produto/serviço.
  3. Lealdade orientada: tem como foco as taxas de retenção de clientes.
  4. Orientada para os benefícios buscados: os consumidores procuram produtos/serviços de acordo com seus benefícios.

Segmentação  Psicográfica

Nessa segmentação, os consumidores são dividos em grupo com base em suas características psicológicas, ou seja, seu modo de pensar, agir e sentir. Portanto, a segmentação psicográfica agrupa os individuos com traços psicológicos parecidos, e ao invés de fazer uma análise baseada em característica fixas, como idade ou cargo, ela faz um estudo personalizado para descobrir quem de fato é o seu cliente, o que o motiva, seu estilo de vida, seu status social e ainda suas dores, ambições e opniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com