TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho mostrará as ações estratégicas do setor de Recursos Humanos, baseando-se num relatório de uma empresa no ramo de cosméticos em geral, tendo seu nome empresarial SEMPRE BELA LTDA para a contratação de uma Gerente Comercial para substituição da vaga já existente. A empresa possui um total de 21 funcionários no seu quadro, sendo 04 operadoras de caixas, 01 Oficial dos Serviços Gerais, 09 vendedoras, 02 promotoras, 02 repositoras de mercadoria, 01 motoboy, 01 gerente financeiro e 01 gerente comercial.

Durante o processo do planejamento deste trabalho de Recursos Humanos, o planejamento estratégico irá assumir um papel importante no que se diz respeito à tomada de decisão para a contratação do novo empregado da vaga a ser substituída. Com isso haverá atuação como determinador e executor de ações direcionadas ao fim comum desse processo seletivo.

Como sabemos dentro de qualquer organização bem sucedida é o Departamento Recursos Humanos que faz o recrutamento e a seleção dos candidatos. Pois é ele que tem a principal importância para atingir o objetivo proposto. Demonstrando ao final do processo todas as aptidões que o candidato possui.

DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DE CARGO

O cargo que será ofertado será o de Gerente Comercial, sendo que o cargo terá as responsabilidades de organizar os recursos humanos e materiais disponíveis, alocando-os de acordo às necessidades do cliente, além de elaborar um cronograma de ações e disponibiliza-lo para todos os envolvidos no serviço.

Está sob as responsabilidades de um Gerente Comercial realizar treinamentos para nivelar seus funcionários com as normas de atender o cliente na empresa, coordenar os funcionários, gerenciar as atividades de vendas relativas a estratégias e diretrizes para comercialização dos produtos da empresa, desenvolver estudos sobre potencial de vendas por região, visando à ampliação do volume de negócios, atuar na correção e implantação de procedimentos, garantir o planejamento de como os clientes devem ser atendidos e também a coordenação dos funcionários responsáveis por esse atendimento visando corrigir comportamentos dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, alem de posicionar melhorias para o setor.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente Comercial além da graduação e cursos de qualificação profissional em Administração ou Gerência Comercial, em que são abordados temas como Relação com o Cliente, Gerenciamento de Processos e Gestão de Pessoas, é essencial que possua espírito de liderança para coordenar as equipes, deve ser comunicativo e ter boa habilidade de negociação e persuasão para lidar com os clientes, além de demonstrar visão estratégica e sistêmica.

O Gerente Comercial por ser o profissional responsável por organizar os recursos humanos e materiais disponíveis, alocando-os de acordo às necessidades do cliente, além de elaborar um cronograma de ações e disponibilizá-lo para todos os envolvidos no serviço, se relaciona com toda a área de Atendimento dentro de uma empresa.

2.2 TIPO E TECNICA DE RECRUTAMENTO

2.2.1 TIPO DE RECRUTAMENTO

O tipo de recrutamento que será realizado nesse processo será o interno. Pois O recrutamento interno é realizado com funcionários que já estão atuando na empresa, que já são funcionários e pretendem conseguir uma transferência para setores que proporcionem mais desafios ou aprendizagens ou a conquista daquela promoção desejada.

Como sabemos o recrutamento interno é uma excelente fonte de recrutamento, pois motiva os funcionários ao desenvolvimento profissional dentro da empresa. Ele tem um baixo custo financeiro e aproveita o capital intelectual existente. Porém, acaba limitando a entrada de novas ideias e a experiência de novos colaboradores, que podem trazer novas informações para a organização e uma visão nova para os funcionários.

Sabemos que esse tipo de recrutamento possuem vantagens e desvantagem de acordo com os dados abaixo:

DESVANTAGENS DO RECRUTAMENTO INTERNO:

• Não abre espaço para entrada de novas ideias e expectativas

• Incentiva a rotina

• Conserva a cultura já existente na empresa

• Funciona como um sistema fechado

VANTAGENS DO RECRUTAMENTO INTERNO:

• Proporciona uma motivação para o desenvolvimento e a qualificação dos funcionários.

• Proporciona a retenção dos funcionários na empresa.

• Aumenta a probabilidade de acerto dos processos seletivos.

• Os custos são reduzidos.

2.2.2 TECNICAS DE RECRUTAMENTO

A técnica de recrutamento utilizada para essa seleção será os anúncios na própria empresa espalhados nos murais da empresa, principalmente na intranet, através dos e-mails dos funcionários. Com isso os colaboradores podem realizar suas inscrições pela Intranet e e-mail. E como o processo será feito somente com os colaboradores internos da própria empresa, não haverá necessidade de buscar os funcionários externo através de anúncios ou outros meios de comunicação externos.

2.3 TECNICAS DE SELEÇÃO

As técnicas de seleção que serão utilizadas neste processo serão: Entrevista, Provas de conhecimento ou capacidade, e teste psicológico.

Será escolhida mais de uma técnica de seleção neste caso, onde será feito uma triagem por se tratar de um cargo complexo e de grande responsabilidade.

As técnicas de seleção são preparadas de acordo com a vaga desejada, fazendo com que a empresa escolha meios efetivos de captar maiores informações sobre o candidato, para que possa ter uma melhor comparação com as características do cargo.

No teste de entrevista o candidato será estimulado para que possa identificar reações e estabelecer um comportamento devido a uma determinada situação. A entrevista é a que mais influencia dentro do processo de seleção, demonstrando o comportamento do entrevistado.

A construção da entrevista ajudará o entrevistador a conduzir a entrevista podendo proporcionar maior ou menor grau de liberdade para o entrevistador.

Essa entrevista será totalmente padronizada, onde terá uma estruturada e com um roteiro pré-estabelecido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com