TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  16/10/2017  •  Dissertação  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE CEUMA

ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

LUCILENE DE MORAIS LISBOA

GESTÃO DE PESSOAS – ATV - 01

SÃO LUÍS

2017

[pic 2]

LUCILENE DE MORAIS LISBOA

GESTÃO DE PESSOAS ATV-01

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Universidade CEUMA para a obtenção de nota parcial referente à atividade avaliativa 01 da disciplina Gestão de Pessoas.

Orientador (a): Marcos António S Sousa.

 

São Luís

2017

Resenha Crítica

Gestão de pessoas não é com o RH!

José Luiz Bichuetti

Maio 2015

Conteúdo de forma clara, objetiva e prática para o bom entendimento sobre a realidade de como é possível trabalhar e gerir pessoas, aonde todos venham almejar um só objetivo.

Todos os seus enunciados declaram a realidade, orientando as organizações procederem de forma que venham tirar das pessoas o que elas possuem de melhor dentro de si. O autor possui uma visão prática baseadas em experiências vividas e fatos reais.

A presente obra é de grande importância para as organizações, pois expõem posturas mais adequadas de seus lideres. Pois os mesmos tem o dever de propor um ambiente mais harmonioso e consequentemente o sucesso organizacional.

O autor é bem claro quando, trata o RH como uma área estratégica onde a mesma serve para dar suporte, porém quem é responsável pela gestão de pessoas são os gestores e diretores e não o RH, eles precisam possuir uma grande responsabilidade na formação dos profissionais e do crescimento da organização.

 Acredito que gerir pessoas é uma arte, pois requer um equilíbrio em todas as áreas da vida de uma pessoa, porém sei que não é impossível basta ter uma visão holística, foco e reconhecimento da organização por parte do colaborador.

Chiavenato (2009) relata que as pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. As pessoas deixaram de ser o recurso humano para serem tratados como parceiros e colaboradores.  

Veríssimo (2005) Completou dizendo que: Quando o trabalhador é motivado e capacitado tende a ter maiores índices de desempenho, o que resulta em aumento de produtividade para a empresa como um todo. É fundamental que as empresas tenham cuidados voltados para a criação de novos estímulos de aperfeiçoamento e o crescimento de seus trabalhadores como forma de garantir um constante desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Por várias razões, o artigo é interessante e importante, sendo recomendados, para melhor orientar as organizações no caso seus gestores que tenham dificuldade em trabalhar com sua equipe tornando-os assim em um gestor ágil, flexível e focado em resultados.  

Auto da Obra: José Luiz Bichuetti

Tem atuado como executivo e como consultor de empresas nacionais e multinacionais em processos de gestão de mudanças, turnarounds e governança corporativa. Foi CEO de empresas como Associação Congregação de Santa Catarina, Interclínicas, Sodexo e Coel, e VP Latin America para o grupo Compass. Foi consultor empresarial na Booz & Co, na Arthur D. Little e em empresas próprias. Vivenciou organizações de pequeno e de grande porte, em setores como saúde, serviços de alimentação, manufatura, telecom, financeiro. Viveu e trabalhou nos Estados Unidos, França, Itália, México e Argentina. Trabalhou em outros países latino-americanos e no Japão. É coach executivo e tem atuado como voluntário em diferentes ONGs. É membro da banca examinadora de cadernos de governança do IBGC e instrutor em cursos de governança corporativa. Engenheiro Eletrônico pelo ITA, MBA pela University of Hartford – USA e cursou o Owners/Presidents Management Program (OPM) da Harvard Business School.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (67.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com