TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE PESSOAS

ADRIANO ALEXANDRE DA SILVA RA: 4101158768

BRUNO SILVEIRA ACCURCIO RA: 4016817535

ENOELE CAROLINE MOTA DE ARAUJO RA: 4064913941

ERICK KLEITON DOURADO BARBOSA RA: 6059010048

GUILHERME HOLSBACK GARCIA RA: 4097119635

MARIA CAROLINA SILVA OLVEIRA RA: 99399846233

GESTÃO DE PESSOAS: OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS.

        

PROFESSORA: MICHELLE DA ROSA

Campo Grande – MS

Setembro/2016

  1. INTRODUÇÃO

Abordaremos uma comparação de ideologias existentes entre a revolução industrial e a gestão moderna de pessoas. Ambas tem algo em comum que lidam com as empresas, colaboradores de forma geral “pessoas” e mostramos a diferença com que as duas tratavam e tratam seus funcionários.

Naquela época em se passa o filme “Tempos Modernos”, o trabalho era continuo, maçante, não se pensava nos funcionários e em nada mais que não fosse lucros, e hoje existe uma analise bem profundo que prova que quando mais incentivado um funcionário, mais lucros este pode gerar para empresa conseguindo assim os objetivos e não da forma quase escrava da época.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS

Comparando a gestão de pessoas a época da revolução industrial pode-se notar uma grande diferença na forma de como eram tratados os funcionários da empresa, hoje em dia chamados de colaboradores.

O trabalho que as pessoas exerciam era totalmente maçante e não tinha qualidade de vida dentro das empresas, eram submetidos a uma forma de produção no qual não era de acordo com suas condições físicas e psicológicas. Temos uma grande ilustração da época da revolução industrial no filme “Tempos Modernos” no qual Charles Chaplin ilustrou o personagem Carlitos, o mesmo trabalhava em uma grande indústria e fazia a mesma coisa todos os dias, ate que de tanto realizar a mesma atividade que era apertar parafusos ele teve um colapso nervoso, no qual ele não conseguia mais parar de fazer os mesmos movimentos que fazia muito rapidamente, e teve que ser levado a um hospital. Após isso quando se recuperou voltou a industria, porem a encontrou fechada e como ele só sabia apertar parafusos teve uma grande jornada para conseguir outro emprego.

Em conceitos com a Moderna Gestão de Pessoas, o filme mostra que as empresas não se utilizavam as pessoas como agregação no sistema de produção, em termos de conhecimento ou de aperfeiçoamento, onde todo o processo era elaborado por apenas um gestor e distribuído aos seus subordinados para serem executados, onde os mesmos fariam trabalhos repetitivos sem precisar utilizar do intelecto para trabalhar. A Moderna Gestão de Pessoas consiste que as empresas foquem e invistam tanto no bem-estar de seu pessoal como também na sua capacitação, para que assim elas possam trabalhar em melhores condições e não apenas realizar trabalhos repetitivos, mas sim se tornarem mais dinâmicas, ao ponto de a qualquer momento puderem substituir quase e qualquer funcionário em sua ausência.

Analisando o fato acima com as empresas que temos hoje em dia vemos que a realidade é bem diferente. Atualmente as organizações visam ter colaboradores que sejam polivalentes e por mais que exerça somente uma atividade o mercado exige que ele conheça as outras áreas e atividades que empresa oferece. Os processos gerenciais estão mudando e hoje em dia já temos empresas que apostam mais nos seus colaboradores do que propriamente nos seus clientes, pois investindo nos colaboradores as empresas vão ter funcionários motivados e dispostos a exercer as atividades passadas com êxito e comprometimento.

O trabalho maçante que era feito antigamente por pessoas, hoje é realizado por maquinas que são controladas por operadores, não tendo mais um desgaste físico para quem exerce esse tipo de função. Podemos citar também que as empresas oferecem plano de saúde, vale alimentação, vale transporte e entre outros benefícios para os funcionários, o que não existia na época da revolução industrial.

Mas vale lembrar que para se obter sucesso dentro das organizações e ter funcionários motivados temos que contar com a ajuda das gestão de pessoas, que são responsáveis por ajudar a organização a alcançar seus objetivos, proporcionar competitividade a organização, aumentar a satisfação dos colaboradores no trabalho que exercem, administrar a mudança, manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com