TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  29/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

AD1 GESTÃO DE PESSOAS

Questão 1:

       O Estado brasileiro era administrado de forma que o poder do soberano era totalitário e não havia separação do seu patrimônio do patrimônio nacional, ou seja, o bem público e o bem privado era visto como uma coisa só pelos governantes, os quais se apoderavam de tudo o que era produzido e usavam o dinheiro público em benefício próprio.

       Havia uma grande divisão entre os que podem e tem mais e os que não têm.

       Os cargos públicos eram preenchidos por pessoas de interesse dos governantes.

Questão 2:

       A experiência de Hawthorne teve como objetivo estudar a variação da eficiência dos trabalhadores em função da variação da luminosidade no local onde trabalhavam. Tinha como tese que havia uma relação diretamente proporcional entre a luminosidade e a produtividade.

       A partir dos primeiros resultados, passaram a ser estudados também a fadiga dos trabalhadores, os acidentes de trabalho, a rotação do pessoal e os efeitos das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos operários.[pic 1]

       A experiência foi desenvolvida em 4 fases:

- 1ª fase: Mayo estudou o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários.

Foram colocados dois grupos de operários fazendo o mesmo trabalho e em condições similares,em salas diferentes: um experimental ou de referência que fazia o trabalho com luz variável e outro de controle que ficava com a iluminação constante todo o tempo.

       Nessa fase não foi encontrada relação propriamente dita entre a luminosidade e ao rendimento dos operários, o que se verificou foi uma influência psicológica, já que eles se sentiam na obrigação de trabalhar mais quando o ambiente estava mais iluminado.

- 2ª fase: um grupo experimental ou de referência ficou separado por uma divisória do resto do departamento e o grupo de controle continuou trabalhando sem mudanças de ambiente, mas com as mesmas condições de trabalho. O grupo experimental foi informado sobre várias vantagens que teriam como aumento de salário, por exemplo, e também sobre a experiência.              

       Da mesma forma, viu-se que o fator psicológico influenciou, pois o grupo experimental apresentou uma diminuição da ansiedade, pois trabalhavam sem pressão do supervisor e em um ambiente mais amistoso.

       Houve um desenvolvimento de liderança e objetivos comuns.

- 3ª fase: foi iniciado um programa de entrevistas para conhecer e entender porque os operários agiam de determinada maneira e o que eles sentiam; além disso para receber opiniões e sugestões que pudessem ser aproveitadas.

       Após um tempo foi adotada a técnica da entrevista não diretiva onde não havia interferência do entrevistador nem um roteiro pré definido. Com isso percebeu-se que havia se formado uma organização informal desses operários para que pudessem se defender do que eles pensavam ser ameaças por parte da administração.

- 4ª fase: foi estudada a organização informal dos operários. O pagamento dos operários era em função da produção do grupo que era solidário.

       Os principais achados dessa experiência foram:

- Os operários não reagem individualmente e sim em grupos

- Quanto maior a integração social do operário maior será sua produção.

- Os elementos emocionais passaram a ter uma maior atenção.

- A motivação está relacionada ao reconhecimento, aprovação social e à participação social nos grupos e não tanto ao fator econômico.

        

Questão 3:

Principais objetivos do DASP:

- centralizar e reorganizar a máquina pública

-  definir política para a gestão de pessoal

- racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos

- Combater praticas patrimonialistas de gestão

- modernizar a Administração Pública        

       O DASP foi primordial na modernização da Administração Pública brasileira, adotando a meritocracia e a padronização do funcionalismo. A intenção era afastar a influência política que havia na distribuição de cargos e promoções. Para isso, organizou processos seletivos de funcionários através de concurso público. Atuou organizando os orçamentos, inovou os serviços burocráticos universalizando procedimentos  e criou os primeiros cursos de aperfeiçoamento em administração pública no Brasil.

Questão 4:

       As Autarquias e Fundações são descentralizações da Administração pública para que determinados serviços sejam desempenhados de forma mais eficiente uma vez que a Administração  fica sobrecarregada. Elas possuem autonomia administrativa e não são subordinadas ao Estado.

Questão 5

- Administração de Pessoal: função administrativa e de controle. Está relacionada às rotinas envolvidas no contrato de trabalho dos funcionários, como controle de frequência, remuneração, treinamento, avaliação de desempenho e outras atividades relacionadas à vida funcional.

- Administração de Recursos Humanos:  função estratégica de integração e motivação. Cuida não só da parte trabalhista, mas do desenvolvimento do trabalhador, promovendo a integração do trabalhador à organização.

- Gestão de Pessoas:  direcionada para o suprimento, manutenção e desenvolvimento das pessoas na organização conforme a lei de acordo com as necessidades e condições do ambiente em que estão.

Essa atividade deve ser realizada por todos da organização, já que ela é formada por pessoas.

Questão 6:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com