TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  5/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 5

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: GESTÃO DE PESSOAS

Módulo: 4 - LIDERANÇA

Aluno: Lilian A

Turma: T1019

Introdução

        Este trabalho baseia-se no estudo e analise dos diferentes estilos e perfis de liderança no contexto organizacional.

         Abordarei as características de liderança apresentando as vantagens e desvantagens de cada perfil.

        Sabemos que as organizações são formadas por pessoas que apresentam personalidades, culturas, gerações, objetivos, crenças, classes sociais e econômicas distintas, esta diversidade vem sendo amplamente valorizada nas organizações por gerar enriquecimentos com ideias e diferentes pontos de vista, por outro lado vem trazendo novos desafios nas organizações que necessitam mudar o antigo modelo de gestão da era Industrial para o modelo contemporâneo.

        Neste contexto o papel do líder torna-se fundamental para disseminar os referenciais estratégicos, mediar o objetivo da organização e conflitos e principalmente direcionar os comandados para que as metas sejam alcançadas.

        

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

        Entendemos que na Sociedade do Conhecimento a rapidez da informação,  a complexidade e a imprevisibilidade da sociedade e dos acontecimentos  torna desafiador o papel do Líder.

        Mas quais são os perfis de liderança existente? Existe um perfil melhor que o outro? Qual a vantagem e a desvantagem de cada  perfil? Qual o estilo mais frequente no ambiente organizacional?

        A Seguir listaremos alguns estilos de liderança mais comumente encontrados nas organizações e abordaremos  suas principais características.

        Estilo Autoritário: É o típico líder que centraliza todas as decisões e ações nele, geralmente é o gestor aconrado na figura “chefe” cobra constantemente resultados e não costuma delegar. Costuma ser o tipo de líder que perde muitos colaboradores e talentos por gerar tensão e descontentamento na equipe, criando um ambiente tenso e hostil.

Vantagens: é movido por resultados e entregas

Desvantagem: Gera grande rotatividade na equipe e não retem talentos, tem dificuldades de manter relações de confiança com seus comandados.

        Estilo Democrtático: Esse perfil de líder se comunica muito bem com sua equipe, através de uma comunicação direta e efetiva, diminuindo a lacuna entre as pessoas, tem a confiança e dá espaço para as pessoas debaterem ideias e dar sugestões, compartilha conhecimentos e desenvolve a equipe.

Vantagens: baixa rotatividade na equipe e satisfação dos colaboradores

Desvantagem: este líder pode demorar a tomar de decisões.

Estilo Liberal: Neste estilo de liderança o líder delega poder para uma ou mais pessoas, deixando para os liderados o estabelecimento das entregas e resultados. Para este tipo de liderança a equipe precisa ter um alto nível de maturidade e conhecimento.

Vantagens: A equipe se sente motivada e valorizada pelo líder

Desvantagem: Em determinados momentos a equipe pode se sentir perdida nas entregas.

Estas seriam as três principais formas de liderar segundo Kurt Lewin (1973), estes estilos seriam complementares entre si, ou seja, em determinado momento o líder necessita ser mais assertivo ora mais motivador se flexibilizando a necessidade das variáveis situacionais na organização.

Podemos mencionar também outros tipos de perfis de liderança que também existem nas organizações.

Estilo marcador de ritmo, este perfil lidera pelo exemplo, é focado em resultados rápidos.

Vantagem: é um perfil de alto desempenho

Desvantagens: as pessoas nem sempre estão, no mesmo ritmo deste tipo de liderança, pode acabar desmotivando a equipe.

Estilo Paternal: tem facilidade em construir relacionamentos com equipe, as pessoas e as nececssidades de cada um são colocadas em primeiro lugar e resolve com facilidade os conflitos internos.

Vantagens: contrói relações de confiança com a equipe

Desvantagem: dificuldade de dar feedbacks negativos.

Estilo Incentivador: tem grande facilidade em incentivar a equipe, motiva e não deixa a equipe desanimar, identifica os pontos fortes e fracos da equipe com facilidade.

Vantagem: Motivador e incentivador

Desvantagem: muitas vezes deixa de ter uma atuação mais efetiva frente aos problemas

Estilo centralizador: tem dificuldade em delegar decisões e tarefas, tomam pra si total responsabilidade pelas entregas.

Vantagem: tem tudo sob seu conhecimento e controle

Desvantagem: a falta de delegação pode desestimular a equipe e este líder pode ter problema com as entregas uma vez que centraliza tudo em si.

Estilo Inspirador: este perfil nutre a admiração dos seus comandados inspirando e motivando os mesmos sem precisar cobrar ou dar ordens.

Vantagens: capacidade de motivação pelo exemplo

Desvantagem: por ter necessidade de status, este líder tem dificuldades de ouvir seus comandados.

Estilo Visionário tem uma visão de longo prazo para a organização é focado no futuro, cria projetos com visão no futuro, tem facilidade em reconhecer talentos.

Vantagem: é um perfil alinhado a estratégia de Visão da Organização

Desvantagem: Dicficuldade em realizar tarefas em curto prazo dentro da organização.

        

.

Considerações finais

        Podemos observar nas organizações uma vasta variedade de estilos de perfis de Liderança, em determinadas áreas mais focadas em metas e entregas, lideres autoritários são mais comuns, em áreas que demandam mais processos criativos encontramos mais o etilo democrático ou liberal.

        Esses estilos se complementam e o gestor que é capaz de ter uma liderança situacional se sobressai.

        Essa Liderança situacional precisa estar alinhada aos objetivos da organização, a maturidade da equipe, onde o Lider deve adaptar seu estilo conforme a maturidade de cada individuo.

        Entendemos que o Líder necessita se adaptar as mudanças independemente do seu estilo, entender o contexto e as variáveis situacionais dentro da organização.

        A complexidade social, econômica, tecnológica requer ações rápidas e imediatas e o Líder de todos os níveis dentro das organizações tem um papel importante motivacional, direcionador, integrador sendo o novo modelo de gestão.

        

Referências bibliográficas

Disponívelem: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca. Acessadoem: 08/11/2019.

Disponivel em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-tipos-lideranca/ Acessado em 08/11/2019

FERREIRA, Victor Paradela et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. e-book 2ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2018.

MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores, 2010.

NARDUCCI, Viviane. Gestão de Pessoas. Conteúdo online disponível em:

http//www.ls.cursos.fgv.br. Acessado em 09/11/2019. Rio de Janeiro: FGVOnline, 2018.

GRACIOSO, Luiz Francisco, Liderança Empresarial:competências que inspiram, influenciam e conquistam resultados, São Paulo, Atlas, 2019



...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (345.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com