TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno: Uelington Cleiton Costa De Souza

Turma: MBA_GPESMBAEAD-24_12072021_19

Tarefa: Elaboração de um plano de desenvolvimento de equipe

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

A era em que vivemos é chamada de sociedade do conhecimento, e o melhor que podemos ter é conhecimento. Isso porque é a que mais influencia a força da empresa e a empregabilidade das pessoas. As empresas não têm mais o poder vinculado aos ativos tangíveis. Em resumo, as principais fontes de poder hoje são intangíveis, como marcas, a capacidade de inovar e conquistar clientes, e esses ativos são o conhecimento.

Nesse cenário, gerir o patrimônio mineral do Brasil de forma sustentável, utilizando ferramentas de gestão em benefício da sociedade, com a visão de ser um agente transformador do setor de mineração a serviço de seus objetivos econômicos e sociais. Existe uma organização (ANM) responsável por fazer isso. Fazer crescer o país de acordo com os valores: autonomia, cooperação, excelência técnica, transparência, inovação e integridade. Especificamente, a Paraíba possui uma unidade descentralizada dessa organização que é responsável pela gestão dos ativos da Paraíba.

Portanto, para melhor atender aos objetivos da instituição, a instituição deve garantir o desenvolvimento das pessoas e de seu ambiente interno, valorizar seus talentos e proporcionar um ambiente bom e adequado do ponto de vista da gestão humana. Com pessoas treinadas, ambiente saudável e desenvolvimento tecnológico contínuo, a missão da organização é realizada de forma mais eficiente e qualitativa.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

A gestão de recursos humanos é uma ferramenta importante para uma organização no desempenho de sua função. Um grande desafio para uma organização é equilibrar os interesses pessoais e comerciais. Nesta comparação, como instituição pública, são poucos os parceiros disponíveis para alcançar este equilíbrio, o que torna esta tarefa ainda mais difícil.

Para garantir a gestão do patrimônio mineiro, a hierarquia da Paraíba totaliza 20 funcionários e está descentralizada da seguinte forma:

Engenheiro de minas, 02 geólogos, 01 engenheiro de minas, geração “X” ”= 02 engenheiros de minas.

Área Gerencial: 03 Analistas Gerenciais, 01 Técnico Gerencial Características Mais Adequadas, Geração Baby Boom = 03 Analistas e Geração “X” = 01 Técnico Gerencial físico.

Suporte / supervisão terceirizada: 05 funcionários e 0 seguranças, todos da geração “Y”.

Contamos com uma pequena equipa de colaboradores, principalmente na área técnica, e cada serviço tem requisitos e necessidades únicos, o que cria uma elevada responsabilidade e não consegue ir de encontro às expectativas do cliente.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

A maioria dos terceirizados são aqueles com pouca formação técnica ou experiência de gestão, e os técnicos são desmotivados, não têm esperança de melhoria e são menos produtivos.

Enquanto isso, por meio de treinamento e desenvolvimento comportamental, os funcionários poderão prestar serviços melhores e mais eficientes. Portanto, é necessário implementar uma cultura de desenvolvimento voltada para questões técnicas e comportamentais, com ênfase particular no conteúdo comportamental, desde que os funcionários tenham um nível razoável de conhecimento técnico


No departamento de engenharia, os colaboradores têm um bom conhecimento dos processos / tecnologias em que estão envolvidos, incluindo intervenções específicas, incluindo motivação, resolução de problemas de base de dados, foco nos resultados das pessoas, pensamento digital. Quer. Na área de comportamento, os colaboradores devem adotar políticas de desenvolvimento voltadas à aquisição de habilidades e capacidades de liderança, resultados e estratégias. Portanto, as seguintes habilidades são necessárias: autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, envolvimento pessoa-equipe, coordenação e colaboração em rede, gestão de resultados, gestão de crises, inovação e intercâmbio, comunicação estratégica, etc.

Plano de desenvolvimento da liderança

Perfil atual da liderança da área

Perfil desejado para o novo cenário

Competências a desenvolver

Justificativa

O perfil atual é um perfil que respeita a hierarquia. O consentimento não é importante. Ele deseja uma forte necessidade de controle, mas não controla ou exerce liderança de autoridade estabelecida.

O perfil desejado deve, entre outras coisas, demonstrar habilidades de liderança, adaptabilidade à mudança, negociação e persuasão, compreensão estratégica e orientação para resultados.

Portanto, devemos desenvolver liderança, iniciativa, foco em resultados, negociar e influenciar ações e implementar programas para gerenciar e responder às mudanças e outras situações.

Líderes que exercitam habilidades desenvolvidas tendem a alcançar resultados de equipe com qualidade e eficácia excepcionais.

Plano de desenvolvimento da equipe

Perfil atual da equipe

Perfil desejado para o novo cenário

Competências a desenvolver

Justificativa

As equipes costumam reivindicar privilégios estabelecidos. São independentes, trabalham em equipe, têm conhecimento técnico, como consenso, mas não odeiam muito a tecnologia. Atribuímos grande importância ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

O perfil desejado para a equipe deve levar em consideração positividade, orientação para resultados, boa adaptabilidade à mudança, networking lógico e comunicação eficaz.

Para atingir esse objetivo, desenvolva equipes, busque orientação na busca de seus objetivos, supere resistências às mudanças de circunstâncias e fortaleça sua rede de colaboradores e pessoas, contate um profissional para o suporte necessário para aplicar o programa desejado. Esteja aberto e sensível para permitir feedback de outras pessoas.

As equipes tendem a se sinergizar com os ideais estabelecidos, entregam com eficiência um trabalho de qualidade e estão motivadas para resolver problemas.

Considerações finais

Gerenciar os ativos minerários da Paraíba de forma sustentável, utilizando práticas de gestão em benefício da sociedade, com a visão de se tornar um agente promotor da transformação da indústria de mineração em direção ao desenvolvimento econômico e social da Associação Paraibana. Para nos fazer entender que os reguladores precisam de um conjunto de habilidades de liderança, adaptando-se à mudança, negociando e persuadindo, entendendo a estratégia e sendo orientado para resultados, mantendo-se assim pró-ativo. Servir como exemplo de equipe que deve ser perfilada, orientada para resultados e adaptável. Mudança, rede razoável, comunicação eficaz.

Dessa forma, entende-se que a missão da unidade entregue é realizada com mais qualidade e eficiência, com equilíbrio entre profissionais e pessoas.

Referências bibliográficas

- https://www.gov.br/anm/pt-br/acesso-a-informacao/institucional 

- Gestão de pessoas - FGV Management

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com