TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  15/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 1

Aluno:

Turma: 1021

Tarefa: Atividade Individual

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

Tendo em vista os imensos desafios do mundo corporativo contemporâneo referentes ao desenvolvimento de equipes, se faz necessário a elaboração de um plano com essa finalidade. A empresa abordada nesse plano é o Bradesco S.A, em sua área comercial que trabalha com financiamentos de automóveis através de CDC. Por mais profissional que seja a gestão da empresa, é inegável que essa atualização e a adoção de uma nova mentalidade e cultura organizacional não é prerrogativa apenas de empresas de menor porte ou com instalação mais recente no mercado. O plano visa adequar a organização às implicações derivadas da indústria 4.0 e o progresso dos processos de automação tanto em relação ao time comercial quanto aos seus líderes.

Análise de cenário - apresentação do contexto e desafios

Cenário atual da empresa/área e desafios

A área comercial voltada para financiamentos de veículos automotores da empresa Bradesco S.A., atualmente lida com dificuldades em relação à defasagem de sua plataforma sistêmica em relação aos seus concorrentes. Num mercado cada vez mais competitivo e com clientes cada vez mais ávidos pelo imediatismo, uma plataforma morosa e pouco intuitiva representa um importante obstáculo na busca pelo atendimento dos objetivos. A área comercial lida também com dificuldades em relação ao modelo de comunicação, onde a informação chega por vezes atrasada incompleta, gerando um atraso na atuação área frente aos seus compromissos. Além disso, há um notável distanciamento das lideranças em relação à equipe em relação ao conhecimento da rotina comercial experienciada pela equipe. Essas considerações contribuem parcialmente para que o resultado desejado pela empresa não venha sendo atingido nos últimos dois anos, haja vista que seu market share não ultrapassa a barreira dos 15%, quando o idealizado pela equipe de planejamento estratético, é de pelo menos 20% de participação nesse mercado.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

Atualmente a empresa dispõe de treinamentos para a equipe comercial, porém em sua grande maioria voltados para a atualização do cenário econômico e de estratégias comerciais. Percebe-se uma ausência de uma preocupação mais apurada com o desenvolvimento da inteligência emocional das pessoas que trabalham na organização, bem como pouco incentivo à participação ativa na solução dos problemas através de canais que permitam às pessoas contribuírem com ideias e percepções.

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Centralizador; Busca pela homogeneidade na formação da equipe quanto a formação acadêmica, idade e  perfil profissional; Focado nos processos e objetivos comerciais acima de tudo; Gestão  com pouca aderência às ferramentas tecnológicas.

Decentralizador; Busca pela heterogeneidade na formação da equipe; Equipara a busca pelo atingimento das metas econômicas ao cuidado com as pessoas que trabalham na organização; Gestão com maior aderência às ferramentas tecnológicas.

Habilidades no relacionamento interpessoal; Gestão de pessoas; Gerenciamento de conflitos e pensamento crítico;  Inovação.

A  liderança decentralizadora permitirá que o próprio gestor consiga perceber melhor os pontos vulneráveis para correção uma vez que terá maior disponibilidade para essa análise. Além disso, permitirá que a equipe atue com  maior autonomia, conferindo um carácter mais participativo da equipe no negócio. A busca por uma equipe mais heterogênea tornará a empresa mais plural, onde será mais possível encontrar soluções diferentes, para problemas diferentes. Pessoas com diferentes formações, faixa etária e perfis profisionais e pessoais trarão uma maior diversidade ao pensamento da organização, permitindo desenvolvimento de maior criatividade. É natural que a maior diversidade poderá propiciar inicialmente maior quantidade de conflitos,  se fazendo necessário o desenvolvimento dessa competência por parte da liderança e da equipe como um todo; Uma maior atenção a estratégias de inovação e apelo  tecnológico trará maior competitividade da empresa frente  aos concorrentes.

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Pouco participativa na criação de estratégias; Inteligência emocional abaixo do desejável; Pouca flexibilidade no trato com as diferenças.

Equipe mais participativa  na gestão do negócio; Maior inteligência emocional; Maior flexibilidade no trato com as diferenças.

Iniciativa; Inteligência emocional e gerenciamento de conflitos.

Uma equipe mais participativa na elaboração das estratégias da empresa, propiciará maior engajamento e interesse das pessoas em torno do objetivo, além de trazer a percepção de quem estará na ponta da execução do planejamento, apurando as chances de sucesso do empreendimento; O foco em maior desenvolvimento da inteligência emocional, através de treinamentos por exemplo, permitirá que as pessoas consigam atuar de maneira mais saudável, eficiente, responsável e sustentável frente aos desafios cotidianos, garantindo maior bem estar e alinhando de maneira satisfatória a expectativa das pessoas com a os objetivos da empresa; O gerenciamento de conflitos não é apenas uma atribuição da liderança, mas também da equipe que deverá ter capacidade de gerir suas diferenças, através da criação de um ambiente organizacional que permita essa prática, cuja criação é tarefa de todos.

Considerações finais

Com a implementação dessas ações, tanto relacionadas com a liderança quanto à equipe, o Bradesco S.A. e sua equipe comercial voltada para financiamentos de veículos automotores, ingressará de maneira definitiva nesse novo modelo corporativo que está inaugurado, onde a pluralidade, o incentivo ao aprimoramento do senso crítico por parte das pessoas através de maior participação das mesmas na criação de estratégias, com suas opiniões, o cuidado com a busca de evolução tecnológica para fornecimento de uma plataforma comercial mais moderna e ágil e uma gestão atenta aos desafios da indústria 4.0 como um todo, reforçará a organização como protagonista no mercado no qual está inserido.

Referências bibliográficas

As principais competências do gestor 4.0, disponível em: https://aerp.org.br/geral/as-principais-competencias-do-gestor-4-0/ Acessado em: 07 de novembro de 2021.

Liderança 4.0: como agir nesse novo modelo de mercado?, disponível em: https://www.poderdaescuta.com/lideranca-4-0-como-agir-nesse-novo-modelo-de-mercado/ Acessado em: 07 de novembro de 2021.

Painel: Liderança 4.0 na Revolução Tecnológica – Como liderar no mundo VUCA, disponível em: https://www.umov.me/lideranca-mundo-vuca/ Acessado em: 07 de novembro de 2021.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com