TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PRAOBRA

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 8

                                             [pic 1]

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

LUCIANA ALVES DOS SANTOS

GESTÃO DE PESSOAS

ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PRAOBRA

JUINA/MT

2018

LUCIANA ALVES DOS SANTOS

GESTÃO DE PESSOAS

ESTUDO DE CASO NA EMPRESA PRAOBRA

Projeto de Estágio Supervisionado do          curso de Administração apresentado a Universidade Salgado de Oliveira como requisito parcial para aprovação no ESTÁGIO Supervisionado I.

   Orientador : Profº: Jader Costa Mendes – Mat. 501030

                                                                   

JUINA/MT

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVO        4

2.1 Objetivos Específicos        4

3 REFERENCIAL TEÓRICO        5

3.1 A Evolução da Administração        5

3.2 Gestão de Pessoas        7

3.3 Atividades de Gestão de Pessoas        8

4 METODOLOGIA        9

5 CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS        12


INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é uma complementação à formação universitária,  de acordo com o período  da graduação, o acadêmico tem a experiência com o espaço empresarial, aplicando os conhecimento  teóricos. Para a empresa, essa prática é vantajosa, pois o estágio permite que acadêmicos possam agregar novos métodos de aprendizado e contribuir com as atividades da organização.

Atualmente as empresas enfrentam diversas situações na busca por profissionais qualificados para preenchimento de vagas em diversos setores da empresa.

A escassez da mão de obra é um dos principais motivos causadores dessa constante dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, o principal motivo é a falta de conhecimento técnico que, para muitas pessoas, torna-se o fator que impede o candidato de ser aprovado no momento da avaliação de desempenho ou até mesmo no momento da entrevista.

Esse é o maior desafio para o profissional que atua na área de Gestão de Pessoas, buscar profissionais para suprir a necessidade da empresa.

1 O PROBLEMA

Buscar profissionais para suprir a necessidade da empresa. Dentro dessa perspectiva, a problemática a ser trabalhada é esclarecer qual o principal trabalho do setor de gestão de pessoas dentro da organização estudada.

2 OBJETIVO

O objetivo desse estágio é praticar os conhecimentos teóricos e aplicar na empresa, contribuindo com o sucesso da organização. Todas as atividades do estágio serão realizadas no setor de RH da empresa PRAOBRA.

.

2.1 Objetivos Específicos

Conhecer os principais teóricos que discutem o setor de recursos humanos frente à organização.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

        O setor de Recursos Humanos (RH) é discernida pelas empresas e pelos indivíduos que delas concernem. As instituições são constituídas de pessoas e baseiam se delas a fim de conseguir realizar suas metas e atingir sua missão. As empresas admitem que as pessoas consigam alcançar metas que nunca seriam obtidas somente com o interesse único, assim as organizações experimentam em conjunto uma união de sacrifícios  (CHIAVENATO, 2009).

Atualmente se reconhece amplamente que as pessoas fazem a diferença em qualquer empresa, para tanto construíram várias técnicas, que contribuíram para a valorização do aprendizado contínuo, de modo a habilitar os colaboradores para que possam acompanhar as mudanças evolutivas das organizações.

Com base nestes fatos o desempenho de uma organização depende fortemente da contribuição de pessoas que a compõem, e a forma como estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, como serão mantidas num ambiente de trabalho e num clima organizacional adequado.

Diante disso, passou-se a valorizar e questionar a gestão de pessoas , como colaboradores não são componentes mecânicos os comportamentos no ambiente de trabalho não são previsíveis, portanto é impossível direcioná-los totalmente.

Neste sentido, este capítulo os fundamentos necessários para elaboração presente estudo.

3.1 A Evolução Administrativa

Para Maximiano (2000) no momento as organizações e a administração das mesmas estão em conjuntura muito diferente daquela de anos atrás. As principais diferenças: no século xx, a palavra chave era eficiência.

No final do século xx, a ordem era competitividade. A eficiência continua sendo uma preocupação dominante, como nos tempos de Taylor e Ford, mas por razões diferentes. Ainda é preciso fazer mais com menos recursos. No entanto, o problema das empresas, naquela época, era atender a um mercado crescente, em busca de produtos como automóveis telefones e eletricidade, dos quais haviam poucos fornecedores.

Lacombe (2003), destaca a escola de administração cientifica, como uma teoria baseada na divisão do trabalho em tarefas elementares e praticamente individuais, e na especialização das pessoas na execução das tarefas visando obter ganhos de produtividade.

Segundo o autor citado, a escola clássica é uma teoria que estabeleceu uma forma de administrar dando ênfase, a maneira correta de estabelecer a estrutura organizacional e as responsabilidades do administrador, por meio da compreensão precisa e metódica do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com