TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE LIDERAR PESSOAS: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  21/9/2020  •  Artigo  •  5.937 Palavras (24 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 24

A IMPORTÂNCIA DE LIDERAR PESSOAS: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Amanda Gonçalves Bernardelli[1]

Marco Aurélio Arbex[2]

RESUMO

Atualmente muitas mudanças estão ocorrendo dentro e fora da empresa, com o crescimento da economia, a globalização e principalmente com a tecnologia, assim torna-se necessário a adaptação em alguns setores da empresa. Para a fase de transição é preciso que a empresa tenha uma equipe que possa trabalhar para o mesmo bem em comum. O presente artigo tem como objetivo estudar e analisar, a importância de um líder dentro de uma instituição financeira, qual seu papel e suas responsabilidades dentro de uma empresa. O método utilizado foi um estudo de caso, e a descrição desse estudo, foi realizada uma pesquisa com 20 funcionários para responder um questionário com questões a seu respeito e assim fazer a avaliação de seu comportamento perante seus colaboradores, quais suas forças e fraqueza. O resultado desta pesquisa foi demonstrado em gráficos e comentários e também comparado com algumas teorias. Desta forma contribuiu para a pesquisa e possibilitou a maximização do entendimento do perfil do líder gerencial, sabendo-se que o mercado esta em constante mudança, e faz se necessário implantar melhorias do gerente atual para o bem estar de seus funcionários.

PALAVRAS-CHAVE: Economia, Líder, Funcionários.

ABSTRACT

Currently many changes are occurring within and outside the company, with the growth of the economy, globalization and especially with technology, so it is necessary to adapt in some sectors of the company. For the phase transition is necessary that the company has a team that can work for the same good in common. This paper aims to study and analyze the importance of a leader within a financial institution, what their roles and responsibilities within an organization. The method used was a case study, and a description of the study, a survey was conducted with some of the staff to answer a questionnaire about you and so do the assessment of its conduct towards its employees, what their strengths and weaknesses. The research result was shown in graphs and comments and also compared to some theories. Thus contributed to the research and allowed the maximization of understanding of the profile of the leader / management, given that the market is constantly changing and it is becoming necessary to deploy the current manager improvements to the welfare of its employees.

KEYWORDS: Economy, Lider. staff

1 INTRODUÇAO

Nos tempos atuais a liderança é um tema de grande importância para os novos gestores. São os lideres são aqueles que centralizam a equipe para trabalhar no mesmo ritmo, ou seja, é um trabalho em equipe que precisa de esforço e cooperação de todos, como Chiavenato diz (1994, p.145):

Para que as pessoas possam trabalhar satisfatoriamente em equipe elas precisam de liderança. A liderança constitui uma necessidade típica do trabalho em equipe. Para fazer a equipe funcionar e produzir resultados, o gerente precisa desempenhar muitas funções ativadoras. Dentre estas funções, sobressai à liderança.

Portanto, a liderança é considerada um processo importante de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de uma equipe. Existem diferentes tipos de liderança no qual serão enfatizadas no trabalho as perspectivas contemporâneas: Liderança Carismática: Na Liderança Autocrática o líder tem carisma, tem suas crenças. Liderança Transformacional: O líder te uma visão inovadora para o futuro, envolve todos seus liderados no processo de uma mudança dentro da organização. Liderança Simbólica: O líder tem a plena consciência de seu trabalho. Substitutos e Neutralizadores: A liderança não é necessária, os indivíduos ou grupo resolvem qualquer situação. CARAVANTES (2005)

O objetivo geral do trabalho é analisar o processo de liderança e a relação com seus liderados em uma instituição financeira localizada em Ourinhos, no Estado de São Paulo.  Em relação a esses objetivos, buscar identificar quais estilos de liderança é adotado pelo gerente da agência, também ampliar o conhecimento sobre as relações motivacionais estabelecida entre gerente e os subordinados na agencia.  

Para alcançar este objetivo, foi feito uma pesquisa de campo, baseada no referencial teórico, com o tema central, ou seja, a importância de liderar pessoas. A pesquisa foi realizada numa instituição financeira, somente com os funcionários; os dados foram analisados e comparados com alguns autores.

Na seqüência será apresentado o referencial teórico. Em seguida, a metodologia, na qual consta um breve relato da instituição financeira, e as etapas de realização do trabalho. Portanto serão apresentadas a analise dos resultados, e no final as considerações finais.

A justificativa deste trabalho é que o atendimento nas instituições financeiras requer um atendimento humanizado e com competência, cabe a gerencia passar isso aos seus subordinados, mas para isso ele precisa estar preparado, ou seja, saber falar, passar qual é o seu papel na instituição para ganhar a confiança e o respeito dos mesmos, e a conscientização do subordinado no desenvolvimento de sua tarefa para juntos conquistarem os mesmos objetivos. Isso significa que precisam atuar juntos, pois a liderança é uma forma de trabalhar pelo mesmo ideal e ser aceito entre os subordinados, não significa que precisa mudar a liderança ou gerencia, mas sim uma forma inovadora para tratar as novas exigências que o mercado exige.

A realização deste estudo também proverá o desenvolvimento profissional para a obtenção de maior conhecimento na área de liderar pessoas e com a realização do trabalho poderá aplicar a teoria às praticas organizacionais.

2. REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. É um conceito de mistérios que a cada dia esta tornando essencial, para as empresas empregarem na gestão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (351.1 Kb)   docx (185.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com